Os telefonemas dos utentes para os centros de saúde que não sejam atendidos vão passar a ser encaminhados para uma central, que vai registar o motivo da ligação e dar seguimento ao assunto.
Em entrevista à agência Lusa, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde reconheceu que por vezes é muto difícil os utentes contactarem por telefone o seu centro de saúde. “É uma necessidade básica e não está cumprida. Não é adequado alguém ligar e ninguém atender”, disse Fernando Araújo.
Contratar mais recursos humanos para os centros de saúde para fazer face a esta situação específica pode não ser o mais adequado. Por isso, o governante adianta que o centro de contacto SNS 24 está a estudar uma forma de passar a receber estas chamadas que não são atendidas nas unidades de saúde.
“Está neste momento a ser estudada a forma de desenvolver esta medida e espero que ocorra muito em breve, ainda em 2018”, afirmou.
Desta forma, quando um utente ligar para o seu centro de saúde e não for atendido, a chamada será reencaminhada ao fim de algum tempo para uma operadora, que ficará com os dados e questões colocadas, no sentido de se voltar a contactar o doente caso seja necessário.
Fernando Araújo admitiu ainda ter muitos relatos das dificuldades que os utentes têm em ser atendidos por telefone nos centros de saúde e diz que o Ministério da Saúde não esconde a situação.
ZAP // Lusa