CGD quadruplica prémios aos trabalhadores em plena reestruturação

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

Desde o início do plano de reestruturação, a Caixa Geral de Depósito quadruplicou o montante pago aos trabalhadores em prémios, incentivos e recompensas por mérito.

No ano de 2020, o último ano do plano de reestruturação, os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) receberam 9,7 milhões de euros em prémios, incentivos e recompensas por mérito. Este valor é quatro vezes superior ao que foi pago pela instituição financeira há cinco anos, adianta o Jornal de Negócios esta terça-feira.

A CGD tem aumentado anualmente o valor dos prémios pagos aos trabalhadores. Em 2016, o montante rondava os 2,3 milhões de euros, subindo para 2,6 milhões em 2017 e para 7,2 milhões de euros em 2018. Em 2019, o banco pagou 12,1 milhões de euros em prémios, incentivos e recompensas por mérito.

A administração não entra nestes valores, que totalizam quase 34 milhões de euros no acumulado dos cinco anos, escreve o Negócios.

Em abril do ano passado, o CEO da Caixa, Paulo Macedo, abdicou do seu prémio e propôs o adiamento e redução dos prémios por causa da pandemia. Agora, este pagamento vai regressar. A CGD vai propor a distribuição de 85 milhões de euros relativos a 2020, depois de uma quebra de 37% nos lucros do banco estatal.

O número de promoções também aumentou significativamente. Enquanto em 2016 apenas foram promovidas 169 pessoas, em 2020 foram promovidos 1.060 trabalhadores. No mesmo sentido, o salário médio aumentou. Passou de 2.264 euros para 2.456 euros ao longo do mesmo período. A pensão média aumentou, por sua vez, 6,3%.

Os encargos passaram de 918,6 milhões para 614,4 milhões de euros em quatro anos do plano de reestruturação. Para isto contribuiu a diminuição do número de trabalhadores e agências.

A CGD apostou ainda na redução significativa de crédito malparado através da venda de carteiras de ativos tóxicos.

Embora alguns pontos do plano de reestruturação tenham ficado por cumprir – como a rentabilidade (ROE) e a margem financeira -, a expectativa é a de que o banco terá o “ok” de Bruxelas à conclusão do plano, escreve o Jornal de Negócios.

Daniel Costa ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um banco quase falido e toca a conceder prémios aos trabalhadores.
    Quem paga isto: todos nós a partir de Maio com o aumento das Comissões.
    O Governador do BP deve andar entretido a quere massacrar o o seu antecessor.

RESPONDER

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …

Portugal pode atingir linha vermelha dos 120 novos casos por 100 mil habitantes em dois meses

Portugal pode atingir uma taxa de incidência de de 120 casos por 100 mil habitantes daqui a dois ou mais meses se se mantiver o atual ritmo de crescimento deste indicador. Esta é a conclusão de …

Akon ainda não construiu a "Wakanda da vida real", mas o Uganda já lhe está a dar terrenos para a segunda

O artista de R&B Akon ainda não concretizou a sua visão ambiciosa de uma cidade “futurística” alimentada por uma criptomoeda chamada “Akoin” e construída num terreno que lhe foi dado pelo governo senegalês. Contudo, o …