CGD quadruplica prémios aos trabalhadores em plena reestruturação

António Cotrim / Lusa

Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da Caixa Geral de Depósitos

Desde o início do plano de reestruturação, a Caixa Geral de Depósito quadruplicou o montante pago aos trabalhadores em prémios, incentivos e recompensas por mérito.

No ano de 2020, o último ano do plano de reestruturação, os trabalhadores da Caixa Geral de Depósitos (CGD) receberam 9,7 milhões de euros em prémios, incentivos e recompensas por mérito. Este valor é quatro vezes superior ao que foi pago pela instituição financeira há cinco anos, adianta o Jornal de Negócios esta terça-feira.

A CGD tem aumentado anualmente o valor dos prémios pagos aos trabalhadores. Em 2016, o montante rondava os 2,3 milhões de euros, subindo para 2,6 milhões em 2017 e para 7,2 milhões de euros em 2018. Em 2019, o banco pagou 12,1 milhões de euros em prémios, incentivos e recompensas por mérito.



A administração não entra nestes valores, que totalizam quase 34 milhões de euros no acumulado dos cinco anos, escreve o Negócios.

Em abril do ano passado, o CEO da Caixa, Paulo Macedo, abdicou do seu prémio e propôs o adiamento e redução dos prémios por causa da pandemia. Agora, este pagamento vai regressar. A CGD vai propor a distribuição de 85 milhões de euros relativos a 2020, depois de uma quebra de 37% nos lucros do banco estatal.

O número de promoções também aumentou significativamente. Enquanto em 2016 apenas foram promovidas 169 pessoas, em 2020 foram promovidos 1.060 trabalhadores. No mesmo sentido, o salário médio aumentou. Passou de 2.264 euros para 2.456 euros ao longo do mesmo período. A pensão média aumentou, por sua vez, 6,3%.

Os encargos passaram de 918,6 milhões para 614,4 milhões de euros em quatro anos do plano de reestruturação. Para isto contribuiu a diminuição do número de trabalhadores e agências.

A CGD apostou ainda na redução significativa de crédito malparado através da venda de carteiras de ativos tóxicos.

Embora alguns pontos do plano de reestruturação tenham ficado por cumprir – como a rentabilidade (ROE) e a margem financeira -, a expectativa é a de que o banco terá o “ok” de Bruxelas à conclusão do plano, escreve o Jornal de Negócios.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Um banco quase falido e toca a conceder prémios aos trabalhadores.
    Quem paga isto: todos nós a partir de Maio com o aumento das Comissões.
    O Governador do BP deve andar entretido a quere massacrar o o seu antecessor.

RESPONDER

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …

Há 50 mil anos, humanos e neandertais relacionaram-se no deserto de Negev

Uma recente descoberta no deserto do Negev, no centro de Israel, revelou detalhes importantes sobre o desenvolvimento da cultura humana na região, de acordo com um novo estudo publicado na revista PNAS. Por toda a Ásia, …

Costa reeleito líder do PS com 94% dos votos aponta a vitória nas autárquicas

António Costa foi reeleito no sábado secretário-geral do PS, com 94% dos votos, para um novo mandato de dois anos, de acordo com resultados provisórios divulgados hoje pela Comissão Organizadora do Congresso (COC) do PS. O …

"Pessoas como nós". Presidente da República alerta contra indiferença no Dia Mundial do Refugiado

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou contra a indiferença e os "discursos oportunistas" numa mensagem alusiva ao Dia Mundial do Refugiado, que hoje se assinala. “Este ano sob o mote ‘Juntos cuidamos, aprendemos …

Descoberto mecanismo que pode aumentar a expectativa de vida

Ao longo do tempo foram descobertas várias causas para o envelhecimento, mas permanece a questão de saber se existem mecanismos subjacentes comuns que determinam o envelhecimento e a expectativa de vida. Um equipa de investigadores do …

"Trabalhador atravessou faixa de rodagem". MAI diz que carro de Cabrita não se despistou

O Ministério da Administração Interna esclareceu que não existia sinalização para alertar os condutores dos “trabalhos de limpeza em curso" na autoestrada A6, no Alentejo, na sexta-feira, quando a viatura do ministro atropelou mortalmente um …

Caracol carrega o menor computador do mundo (e desvenda mistério sobre extinção em massa)

A decisão de introduzir caracóis não nativos no Taiti levou à extinção de 56 espécies de caramujos arbóreos. Contudo, uma das espécies sobreviveu. Para perceber como este "milagre" aconteceu, uma equipa usou o menor computador …

Cientistas estudam a presença de água líquida em exoluas de planetas "fugitivos"

Astrofísicos calcularam que tais sistemas poderiam abrigar água suficiente para tornar a vida possível - e sustentá-la. A água - no estado líquido - é o elixir da vida. Tornou a vida possível na Terra e …

Portugal tem o segundo melhor ataque do Euro. E a terceira pior defesa

Fechada a segunda jornada da fase de Grupos do Euro 2020, a seleção nacional tem o segundo melhor ataque da prova, com 5 golos marcados, atrás apenas da Itália. Mas tem também a terceira pior …