Um “cérebro” voador vai ajudar os astronautas da Estação Espacial

Airbus

A equipa da Estação Espacial Internacional vai ganhar brevemente um novo membro – que chega para ajudar e animar os astronautas e cientistas que ali vivem e trabalham.

Chama-se CIMON, Crew Interactive Mobile Companion, e é uma impressão em 3D de metal e plástico descrito pelos seus criadores como um “cérebro voador”.

O CIMON é fruto dos esforços conjuntos da Airbus e IBM, e funciona com inteligência artificial. O seu corpo esférico é autónomo e pode “flutuar” no ambiente de microgravidade da estação espacial. Tem um ecrã que pode mostrar dados necessários ao trabalho dos astronautas, ou simplesmente um rosto simpático.

Esta será a primeira missão de I.A. na EEI, e poderá ajudar a equipa a resolver problemas durante o trabalho de rotina, analisando e mostrando dados úteis. Mas a rede neuronal do CIMON pode mesmo dar um passo de gigante em frente e funcionar também como um amigo para os astronautas.

O CIMON, que pesa 5 quilos, está a ser treinado pelo astronauta Alexander Gerst, da Agência Espacial Europeia, que esteve em missão na EEI entre maio e novembro de 2014. Gerst deverá voltar para a estação com CIMON em outubro de 2018.

O sistema começou a ser desenvolvido em 2016 por uma equipa de 50 técnicos da Airbus e da IBM. Desde então, tem sido alimentado com dados sobre a EEI, para que possa orientar-se e mover-se de forma livre na estação, e tem aprendido a conhecer melhor o seu companheiro astronauta, através de fotos e amostras de voz.

Assim que o CIMON estiver no espaço, deverá interagir com os astronautas numa série de tarefas, que vão desde trabalhar com cristais a resolver um cubo mágico. Numa das suas missões irá funcionar como câmara de filmar numa experiência médica.

Esperamos apenas que o CIMON seja mais parecido com um tamagotchi sofisticado e útil, do que com HAL 9000, o computador I.A. de 2001, uma Odisseia no Espaço – até porque, contou um dia Arthur C. Clarke, as iniciais do famigerado computador foram escolhidas por serem as três letras imediatamente antes de I, B e M.

(dr)

I’m sorry, Dave. I’m afraid I can’t do that.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “as três letras que se seguem a I, B e M.”
    Não seria antes:
    “as três letras que anteriores a I, B e M.”
    ?

RESPONDER

"Pé de guerra". Quatro ministros exigem mais verbas a Centeno

Há quatro ministros em "pé de guerra" com Mário Centeno, exigindo ao responsável pela pastas das Finanças mais verbas no Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) para os ministérios que tutelam, escreve o Correio da …

Trump formalmente acusado de abuso de poder e obstrução ao Congresso

Ao fim de vários audições, a Câmara dos Representantes decidiu formalmente acusar Donald Trump de abuso de poder e obstrução ao Congresso. O presidente norte-americano, Donald Trump, vai ser formalmente acusado de abuso de poder e …

EDP: Variar IVA em função do consumo de energia é "justo" e "lógico"

O presidente executivo da EDP, António Mexia, considerou esta terça-feira em Madrid "lógica" e "socialmente mais justa" a intenção do Governo de permitir a variação da taxa de IVA sobre a energia em função dos …

Protestos prosseguem em França na véspera da apresentação da reforma do sistema de pensões

Ao sexto dia consecutivo de greve geral em França, centenas de milhares de pessoas voltaram hoje a protestar nas ruas contra a revisão do sistema de pensões, com o Governo e os sindicatos a anunciaram …

Após o ataque a Alcochete, Bruno Fernandes ficou "mais nervoso" e com "mais ansiedade"

O futebolista disse, esta terça-feira, ter ficado "mais nervoso" e com "mais ansiedade" depois do ataque à academia do Sporting, no qual viu agressões a Rui Patrício, William Carvalho, Acuña e Bataglia. Bruno Fernandes foi ouvido, …

"Abusei da amizade". Santos Silva confessa que pediu ajuda a Sócrates num concurso público

O empresário Carlos Santos Silva confessou no primeiro dia de interrogatório com Ivo Rosa que chegou a sugerir ao antigo primeiro-ministro José Sócrates que o ajudasse num concurso público em que o Grupo Lena participou. De …

O Nepal proibiu, mas mulheres continuam a ser forçadas a dormir em "cabanas menstruais"

"Chaupadi" é uma tradição hindu, característica do Nepal, que força as mulheres a dormirem num abrigo quando estão menstruadas por serem consideradas impuras. Segundo o IFLScience, uma nova investigação mostra que 77% das raparigas que vivem …

O golo "doloroso" de Ansu Fati que fez dele o mais jovem jogador a marcar na Champions

Ansu Fati, avançado do Barcelona, tornou-se no mais jovem jogador de sempre a marcar um golo na Liga dos Campeões. Com 17 anos e 40 dias de idade, o espanhol faz mais uma vez história …

Almeida Henriques suspeito de receber avença enquanto esteve no Governo por favores a empresário

Almeida Henriques, antigo secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional do Governo de Passos Coelho, e atual presidente da Câmara de Viseu, é suspeito de ter recebido dinheiro por favores ao empresário Agostinho …

Costa responde a Ventura: Programa do Governo não muda "semana sim semana não"

Recorrendo à ironia, o primeiro-ministro, António Costa, respondeu esta terça-feira ao deputado único do Chega, afirmando que o programa do Governo não muda "semana sim, semana não" consoante as críticas. No debate quinzenal na Assembleia da …