Cérebro dos egoístas está programado para se aproveitar sempre dos outros

1

Todos gostamos de vencer  seja no que for -, mas como chegamos lá diz muito sobre nós. Um estudo recente da Universidade de Pécs, na Hungria, demonstra a neurociência por trás de pessoas egoístas.

Chamados de “maquiavélicos” por psicólogos e de “políticos” pela maioria das pessoas, este tipo de personalidade é naturalmente difícil de lidar – fazem de tudo para chegar primeiro e têm desprezo pelos sentimentos das outras pessoas. Mas como funciona o cérebro destes egoístas e maquiavélicos?

No estudo, publicado na Brain and Cognition, um grupo de pessoas, tanto com baixa como com alta pontuação na escala maquiavélica, disputou um jogo contra um computador, sem saber que não se tratava de um adversário humano. O computador às vezes jogava de forma justa e às vezes não, mas quando jogava honestamente o cérebro maquiavélico iluminava-se em áreas chave. Os investigadores dizem que assim que alguém demonstra honestidade – neste caso, um computador – os maquiavélicos começam a encontrar formas de explorar isso.

Os maquiavélicos tendem a ver o pior das pessoas, presumindo que todos agem puramente por interesse próprio. O que é interessante é que quando se mostra às pessoas calculistas o que estão à espera – que alguém está pronto para explorar as suas vulnerabilidades para vantagem próprio – elas não manifestam nenhum sinal de surpresa.

Já quando se responde ao comportamento egoísta com gentileza, o seu cérebro começa imediatamente a planear a melhor forma de obter vantagem da situação.

Enquanto tipos de personalidade como estes conseguem ser perturbadores, talvez com mais estudos se possa começar a compreender o porquê e também como ajudar estes maquiavélicos a serem mais humanos. Ou isso, ou vão acabar sozinhos numa mansão a murmurar “Rosebud”, ao estilo do Citizen Kane.

ZAP / HypeScience

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.