/

Cerca de 70% dos casos de covid-19 ocorrem em contexto familiar

1

Mário Cruz / Lusa

Cerca de 70% dos caso de covid-19 registados em Portugal ocorrem em contexto familiar, estimou a diretora-geral da Saúde, que desaconselhou refeições com amigos ou familiares que não são do agregado familiar.

“Cerca de 68% a 70% dos casos [de covid-19] ocorram em convívio familiar ou social”, disse esta quarta-feira Graça Freitas, na habitual conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica em Portugal.

“Há um momento crítico nos convívios familiares que é o momento das refeições e de ingestão bebidas. É um momento de grande descontração e proximidade e em que não estamos a usar máscara. É um momento crítico de contágio”, disse.

Graça Freitas deixou ainda um apelo para que os portugueses façam as suas refeições “apenas com o núcleo familiar” que vive na mesma casa.

A diretora-geral da Saúde disse ainda que a vacina contra o novo coronavírus da Pfizer “será das melhores” que existem no mercado caso se confirme a eficácia de 90%.

“Se vier a verificar-se que a sua eficácia é na ordem dos 90%, tenho a dizer que será das melhores vacinas que teremos, porque as que utilizamos atualmente nem todas têm essa eficácia. Esperemos que sim, que os ensaios se venham a concretizar”, disse Graça Freitas, na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à covid-19.

Graça Freitas foi questionada sobre o anúncio da farmacêutica Pfizer, que revelou que dados provisórios sobre a vacina contra o novo coronavírus indicam que pode ser eficaz em 90% dos casos e que este mês pedirá o uso em situações de emergência nos EUA.

O anúncio não significa, contudo, que uma vacina está iminente. A análise provisória, de um conselho independente de monitorização dos dados, verificou 94 infeções registadas até agora num estudo que envolveu quase 44.000 pessoas nos EUA e em cinco outros países. A Pfizer não forneceu mais detalhes sobre estes casos e alertou que a taxa de proteção inicial pode mudar até o final do estudo.

Graça Freitas disse ainda que Portugal está nos mecanismos de aquisição para esta vacina. “Portugal está nos mecanismos europeus para aquisição de vários tipos de vacina e de várias marcas. Esta que hoje anunciou estes resultados é uma daquelas que o nosso país tem previsto adquirir”, precisou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.255.803 mortos em mais de 50,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 2.959 pessoas dos 183.420 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.