CEO da Groundforce afastado por “violação grave dos deveres de lealdade”

Fernando Veludo / Lusa

O presidente executivo da Groundforce foi destituído do cargo, esta segunda-feira, em reunião do conselho de administração e vai ser substituído por Alfredo Casimiro.

De acordo com um comunicado emitido pela empresa, citado pelo jornal Público, Paulo Neto Leite foi destituído do cargo na sequência “um conjunto de situações que configuraram uma violação grave dos deveres de lealdade“.

“No seguimento dos acontecimentos das últimas semanas, e perante a total quebra de confiança do presidente do conselho de administração, Paulo Neto Leite deixa hoje [esta segunda-feira] de ocupar o cargo de CEO da Groundforce”, refere a nota, na qual se acrescenta que “a decisão foi tomada por deliberação unânime, em reunião do conselho de administração”.

Os acionistas “entenderam que a confiança no até aqui CEO foi ferida de morte e que este não tem condições para conduzir os negócios sociais da empresa ou para se envolver na procura de soluções sustentáveis para a Groundforce”.

Segundo o mesmo diário, Paulo Neto Leite vai ser substituído pelo acionista maioritário da empresa de handling, Alfredo Casimiro, que passará a assumir estas funções simultaneamente com o cargo de presidente do conselho de administração.

O comunicado não refere quais foram as situações em concreto que levaram a esta decisão, mas, segundo o semanário Expresso, Neto Leite, que é presidente executivo da Groundforce desde 2017, é um dos candidatos à compra da participação da Pasogal, de Casimiro, na Groundforce (50,1%) e até já terá formalizado essa intenção junto da TAP e do Estado. O empresário considerou este avanço “uma traição”.

Paulo Neto Leite “deixa de ocupar o cargo de presidente da comissão executiva da Groundforce”, mas mantém-se como administrador não executivo, cargo para o qual estava nomeado até dezembro deste ano.

O agora ex-CEO afirma, por sua vez, que cumpriu o seu papel e que tudo fez para defender a empresa e os trabalhadores.

Cumpri o meu papel neste processo, sempre de acordo com o dever fiduciário e sempre, em todo o momento, guiado pelos meus princípios e pela minha consciência. Não sei estar de outra forma na vida”, salientou o gestor em nota aos trabalhadores, citada pelo semanário.

“Em todos os momentos estou preparado para suportar as consequências das minhas decisões (…). Sendo assim, cumprindo com o meu dever e com a minha palavra, a 19 de março tomei a decisão possível que permitiria o pagamento dos salários dos trabalhadores, protegendo assim a empresa e defendendo os seus stakeholders“, disse ainda.

“A partir desse momento continuei focado na única coisa que me preocupava nesse momento: garantir a continuidade da empresa, com a solução que permitia injetar liquidez através do aval do Estado a um empréstimo bancário.”

“É um momento de garantir que estamos preparados para o futuro e para garantir a sustentabilidade da nossa empresa. Será por isso que continuarei a lutar todos os dias, como tenho feito até ao momento, agora noutro papel”, continuou.

Além de Neto Leite, o Expresso avança que também estão na corrida a belga Aviaptarners e a escosesa Menzis. A situação será desatada pelo banco Montepio, que já avançou com o penhor sobre as ações da Pasogal.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pfizer admite que deverá ser necessária uma terceira dose (e ser vacinado anualmente)

O CEO da Pfizer, Albert Bourla, disse que as pessoas vão precisar “provavelmente” de uma dose de reforço da vacina contra a covid-19 12 meses após serem totalmente vacinadas. “Um cenário provável é que haja necessidade …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …

Clubes alemães atentos a Tiago Dantas depois da sua estreia como titular

A titularidade do jovem português na equipa do Bayern, no último sábado, despertou a atenção dos clubes alemães para o médio cedido pelo Benfica. Tiago Dantas, de 20 anos, fez a sua estreia como titular do …

Chega aposta em Hugo Ernano, o militar que atingiu mortalmente rapaz de 13 anos

O cabeça-de-lista do Chega para a Câmara Municipal de Odivelas vai ser o líder do núcleo local, Nuno Beirão, e o militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) Hugo Ernano candidata-se à Assembleia Municipal. Hugo Hernano, candidato …

Taarabt reencontrou a sua boa forma, mas o Benfica quer vendê-lo

O Benfica está disposto a ouvir propostas que cheguem por Adel Taarabt, o marroquino que tem dado cartas no meio-campo das 'águias'. A caminho dos 32 anos de idade, Taarabt não vai para novo, mas tem …

Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Sintra

O Presidente da câmara de Cascais fez de intermediário para que viesse para Portugal uma licença de produção da Sputnik V. António Costa não se opõe, mas lembra que a vacina ainda não foi aprovada …

FC Porto admite batalha legal com o Sporting devido ao caso Palhinha

Os azuis e brancos contestam a utilização de João Palhinha após o jogador ter sido suspenso ao somar cinco amarelos na Liga. O FC Porto admite uma batalha legal. O FC Porto está preparado para levar …

Supremo recusa levantar arresto de bens a Rui Rangel e Fátima Galante

O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou, esta quinta-feira, recursos dos ex-juízes, arguidos no processo "Operação Lex", que contestavam o arresto dos seus bens. No acórdão proferido, a que a agência Lusa teve acesso, o Supremo …

Portugueses a partir dos 60 anos vão ter segunda dose AstraZeneca

Após os casos de coágulos, a DGS só vai mudar o esquema vacinal aos mais jovens, sendo que a população com mais de 60 anos que tomou a vacina da Astrazeneca irá receber a segunda …

Messi já tem uma decisão tomada em relação ao seu futuro

Andoni Zubizarreta, dirigente do Barcelona, garante que Lionel Messi já tomou uma decisão em relação ao seu futuro no clube, embora não saiba qual é. Depois da novela que foi a situação de Lionel Messi no …