Há centros de saúde que só conseguem vacinar dois dias por semana

Carlos Ramirez / EPA

A primeira fase do plano de vacinação contra a covid-19 está evidentemente atrasado. Em alguns casos, há centros de saúde que só estão a conseguir vacinar um ou dois dias por semana.

O plano de vacinação contra a covid-19 não está propriamente a correr como planeado. A uma semana da data inicialmente prevista para o fim da primeira fase de vacinação, a 31 de março, apenas 30% das pessoas pertencentes a este grupo foram vacinadas e só 61% recebeu a primeira dose.

Visto que o prazo já não será cumprido, o período para completar a primeira fase de inoculações foi adiado para o final de abril. As autoridades de saúde justificam a demora com as falhas na entrega de vacinas.

De acordo com o Diário de Notícias, quem está no terreno denuncia que o sistema de convocatória por SMS, que impõe prazos para agendamento e que não é facilmente aceite pelos mais idosos, é um dos maiores constrangimentos.

“Há centros de saúde que chegam a ficar só com um dia ou dois na semana para vacinar utentes”, explica ao DN o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Nuno Jacinto.

Nos grupos dos maiores de 80 anos, só 205.339 têm a vacinação completa e 415.314 receberam apenas a primeira dose. No grupo dos 65 aos 79 anos, há apenas 3% com a vacinação completa (41.529) e 6% levaram uma só dose (97.230).

“Na região onde trabalho [Alentejo], há concelhos mais pequenos que vão parar a vacinação porque já não têm mais ninguém para vacinar nesta primeira fase. Portanto, aqui a operação já se cumpriu a 100%, mas em concelhos maiores, sobretudo de áreas metropolitanas, estamos muito longe disto, ficando-se nos 3% e nos 6% da população elegível”, explica o médico.

Nuno Jacinto diz que o sistema atualmente usado “não está a ser bem aceite pelos mais idosos, que não respondem sequer ao SMS”. O facto de “a esmagadora maioria das convocatórias está a ser feita por telefone”, faz com que demore “muito mais tempo”.

Há ainda casos de unidades que nem sequer podem o usar o sistema de convocatória por SMS porque a plataforma de que dispõe não integra esta função.

“Na região Norte, muitos agrupamentos usam o sistema informático SONHO, que nem sequer tem a função de sala de espera. Portanto, desde o início que estão impedidos de fazer convocatórias por SMS e têm feito tudo por telefone”, explica o presidente da APMGF.

O Diário de Notícias escreve ainda que um erro informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) levou a uma “concentração anormal de pessoas” esta quarta-feira no Centro de Vacinação Carlos Queiroz, em Carnaxide, Oeiras. O SNS fez a marcação de 400 utentes para a mesma hora.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Euro2020, 2º dia: Bélgica e Finlândia vencem em dia marcado pelo colapso de Eriksen

A Bélgica estreou-se hoje no Euro2020 de futebol com uma vitória expressiva sobre a Rússia (3-0), no Grupo B, num dia histórico para a Finlândia, mas manchado pelo colapso do dinamarquês Christian Eriksen, que lançou …

Bélgica 3-0 Rússia | Diabos belgas à solta em São Petersburgo

A Bélgica entrou com tudo nesta fase final do EURO 2020. Na noite deste sábado, os “diabos vermelhos” andaram à solta e silenciaram São Petersburgo. A Bélgica entrou hoje com o pé direito no Campeonato da …

Um braço robótico conseguiu ajudar um paciente a sentir o mundo

Recentemente, um implante neural permitiu que as pessoas escrevessem uma mensagem apenas com o pensamento. Agora, um novo braço robótico controlado por um implante está a criar curiosidade por conseguir enviar feedback tátil para o …

Dinamarca 0-1 Finlândia | Todos a pensar em Eriksen

A Finlândia venceu o seu encontro de estreia em fases finais de Campeonatos da Europa, num jogo em que o mais importante não foi o resultado final, mas sim a luta de Eriksen pela vida. A …

Polícia chinesa prende mais de mil suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas

As autoridades chinesas intensificaram o controlo de esquemas que envolvem criptomoedas e prenderam mais de 1.100 suspeitos de usar os ativos digitais para lavagem de fundos ilícitos. A mega operação ocorreu em 23 províncias, regiões e …

#CancelCanadaDay. População quer pôr fim ao Dia do Canadá

Uma cidade canadiana e uma "Primeira Nação" do país cancelaram formalmente o Dia do Canadá alegando que não querem continuar a homenagear a "tentativa de genocídio" contra os povos indígenas. A prefeita da cidade de Victoria, …

Plástico é responsável por 80% do lixo nos oceanos

Um estudo global publicado na quinta-feira revelou que 80% do lixo encontrado nos oceanos é composto por plástico, sobretudo sacolas e garrafas. Em seguida surge o metal, vidro, roupas e outros artigos têxteis, borracha, papel …

Governo sabia da partilha de dados de ativistas russos desde março

O Governo sabia do envio para a embaixada russa dos dados pessoais dos manifestantes anti-Putin desde março. A notícia foi avançada pela RTP. Os ativistas russos revelaram que a sua queixa sobre a atitude da Câmara …

Nome "Donald" atingiu um recorde de baixa popularidade nos EUA

Donald Trump parece ter garantido que será o "Donald" mais notável dos próximos anos, já que o nome do ex-presidente dos Estados Unidos atingiu o recorde de baixa popularidade, em 2020. Um novo relatório da Social …

Euro2020. Eriksen caiu inanimado no relvado, mas já está "estável"

O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2020, foi interrompido ao minuto 43 depois do médio Christian Eriksen ter caído inanimado do relvado. O jogador do Inter Milão, de 29 …