Dois terços dos centros de saúde não têm consulta para mulheres que querem abortar

Pelo menos 33 dos 55 agrupamentos de centros de saúde não têm a consulta prévia obrigatória antes do aborto e pelo menos dez hospitais públicos não fazem IVG (interrupção voluntária da gravidez).

Segundo o Jornal de Notícias, pelo menos 33 dos 55 agrupamentos de centros de saúde não disponibilizam consulta prévia às mulheres que querem realizar uma interrupção voluntária da gravidez (IVG).

Os números resultam de um levantamento feito pelo Bloco de Esquerda e revelam que também há pelo menos dez hospitais públicos que não fazem IVG.

De acordo com o jornal, no Grande Porto, por exemplo, em 12 agrupamentos de centros de saúde, apenas um – o Baixo Tâmega – tem esta consulta prévia. No caso de Lisboa e Vale do Tejo, há pelo menos quatro hospitais que não fazem abortos, com as mulheres a serem  encaminhadas para o privado.

No geral, as mulheres são encaminhadas para os hospitais públicos, onde também podem ter acesso a estas consultas obrigatórias que antecedem o período de reflexão e o aborto. Porém, como o processo nem sempre se dá da forma mais direta, pode obrigar a várias deslocações e a deixar as mulheres numa situação mais vulnerável.

Em declarações ao JN, o bloquista Moisés Ferreira alerta para o facto de estas dificuldades colocarem as mulheres em risco de verem a ser ultrapassado o prazo legal das dez semanas para avançarem com o aborto.

Além disso, cita a TSF, o deputado do Bloco defende que todos os hospitais devem garantir o acesso à IVG e critica a Direção-Geral da Saúde (DGS) por não divulgar os locais onde se fazem estas consultas prévias e o aborto.

Em 2016, o último ano em que há dados, a DGS contabilizou quase 15.500 abortos a pedido da mulher, escreve a rádio.

As conclusões deste inquérito vão ser oficialmente divulgadas depois de todos os agrupamentos de centros de saúde, unidades locais de saúde e hospitais do país, no total 92, responderem às questões enviadas nos meses de junho e agosto.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Preocupa-me esta questão, mas a falta de médicos de família nos centros de saúde, para mim e para os Portugueses é prioritária.

  2. E nem haviam de existir!.. o homem é completamente DISCRIMINADO apenas serve para pagar!.. Porque nao pode o homem planear o seu futuro como a mulher pode?!.. porque as mulheres podem impor aos homens a vontade delas?! Os direitos nao deviam ser iguais para todos independentemente do sexo?!.. nao esta na constituição direitos iguais?!..o homem nao devia ter direito a planeamento sexual?!.. se nao convém ao homem porque esta a estudar ou numa fase que nao interessa porque nao pode dizer NÃO !… tal como a mulher pode!… as vezes até é o maior desejo do homem ter um filho e a mulher impoe um aborto porque decide sozinha, o estado português assim quer!… eu nao me importo que a mulher aborte .. apenas nao quero assumir uma coisa que nao desejo..se ela o quiser so pela vontade dela que o assuma sozinha pois a vontade do homem também havia de ser considerada!.. mas parece que a única coisa que importa é proteger as mulheres no golpe da barriga!.. e o homem PAGA!…

  3. São só estas merdinhas que preocupam este povinho. Não falam eles que em muitos centros de saúde, para ter uma consulta é preciso marca-la 2 meses antes, ou ir lá para a porta do centro de saúde às 5h da manha.
    E ainda gozam com aqueles que efetivamente precisam de um médico.

RESPONDER

Há um mecanismo que bloqueia a produção de gordura após as refeições. Pode tratar a obesidade

Um novo estudo revela um mecanismo até agora desconhecido, no qual uma hormona libertada do intestino desliga os processos de produção de gordura do corpo após as refeições. Depois de uma refeição, o nosso corpo dedica-se …

A mais recente espécie de macaco foi encontrada em laboratório e não numa expedição

A nova espécie de macaco, o Popa langur, foi descoberta em laboratório. Ao contrário do que se possa pensar, muitas das espécies descobertas não são encontradas numa expedição. A descoberta do Popa langur, um macaco encontrado …

Desapareceu tão misteriosamente como apareceu o monólito do deserto do Utah (e apareceu outro na Roménia)

O monólito de metal descoberto, na semana passada, no meio do deserto do Utah, nos EUA, desapareceu sem deixar rasto. O mistério adensa-se em torno do objecto que alguns já apelidaram de "extraterrestre", até porque …

The Crown: O que é verdade e ficção na nova temporada?

Não é novidade que as famílias reais da Europa, em especial a família real britânica, sempre despertaram muita curiosidade e interesse por parte do público. Desta forma, a plataforma de streaming Netflix decidiu investir, em …

Hubble avista possível "jogo de sombras" do disco em torno de um buraco negro

Algumas das vistas mais deslumbrantes do nosso céu ocorrem ao pôr-do-Sol, quando a luz do Sol penetra nas nuvens, criando uma mistura de raios brilhantes e escuros formados pelas sombras das nuvens e pelos feixes …

No Japão, houve mais suicídios num mês do que mortes por covid-19 no ano todo

No mês de outubro, o número de suicídios no Japão foi superior ao número de mortes por covid-19 desde o início da pandemia. De acordo com os dados do governo, foram registados 2153 suicídios no …

YouTube cria o primeiro videoclipe "infinito" de sempre. Reúne todas as versões de "Bad Guy" de Billie Eilish

"Bad Guy" de Billie Eilish tornou-se o primeiro vídeo de música infinito de sempre. Celebrando o facto de ter atingido a marca de mil milhões de visualizações, a artista juntou-se ao YouTube e criou uma …

Marítimo 1 - 2 Benfica | Águia faz terapia no “divã” de Pizzi

Após duas derrotas consecutivas para o campeonato (contra o Boavista e o Braga), o Benfica regressou às vitórias, na visita ao Marítimo, por 2-1. Um resultado que não disfarça as dificuldades e a intranquilidade que …

A Coreia do Sul vai ter táxis aéreos. Serão usados em serviços de emergência e turismo

A empresa chinesa de mobilidade aérea EHang concluiu três voos de teste na Coreia do Sul para demonstrar o seu novo transporte de passageiros. Trata-se de um táxi aéreo com capacidade de resposta de emergência …

Tartarugas marinhas transportadas para a Flórida depois de sofrerem reação hipotérmica

Quarenta tartarugas marinhas em vias de extinção foram transportadas para a Florida, nos Estados Unidos, depois de sofrerem uma reação de hipotermia na costa de Massachusetts. Quando as tartarugas marinhas são expostas à água fria por …