Hospital de S. João. Único centro da mama de nível europeu funciona há 11 anos em contentores

José Coelho / Lusa

Hospital de São João, Porto

O Centro da Mama do Hospital de S. João, no Porto, é a única unidade pública da especialidade com distinção europeia e, segundo a edição desta quinta-feira do Jornal e Notícias, funciona em instalações provisórias há 11 anos.

O Centro da Mama do Hospital de S. João, no Porto, funciona em instalações desde a sua criação há 11 anos, avança esta quinta-feira o Jornal de Notícias. Esta é a única unidade pública da especialidade com distinção europeia.

Tal como aconteceu na ala pediátrica do mesmo hospital portuense, esta unidade opera em contentores, dando cerca de 12 mil consultas por ano. Ali, realizam-se exames, dão-se consultas e faz-se acompanhamento de doentes.

Somos um bocadinho do que se passa com o ‘Joãozinho” [a ala pediátrica do S. João]. O sítio para onde vamos mudar já está a ser limpo e preparado para que as obras possam começar”, adiantou José Luís Fougo, coordenador do Centro de Mama e professor da Faculdade de Medicina do Porto, em declarações ao diário.

O Centro da Mama deverá conhecer novas instalações em 2020. Ainda segundo o JN, no atendimento há apenas uma funcionária e a sala de espera está sempre cheia de pessoas.

“Para quem trabalha aqui todos os dias, não há condições de tranquilidade e sossego. As paredes são fininhas, o som passa e o chão abana”, queixou-se José Luís Fougo.

Em Portugal, são detetados anualmente cerca de 6.000 novos casos de cancro da mama, uma das doenças com maior impacto na nossa sociedade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Paquistão. Protestos violentos levam governo a ordenar bloqueio das redes sociais

O Governo do Paquistão ordenou o bloqueio temporário das redes sociais e plataformas de mensagens instantâneas esta sexta-feira, após vários dias de protestos violentos contra a França, avançou a agência AFP. Numa notificação enviada à Autoridade …

Telma Monteiro sagra-se campeã europeia de judo

A judoca Telma Monteiro conquistou esta sexta-feira a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por 'ippon'. Telma alcançou o seu sexto título …

PS já não está a uma só voz. José Sócrates, o ativo tóxico, fez mossa e dividiu o partido

Fernando Medina diz que não falou com António Costa, Vieira da Silva não esconde o desgosto e o PS já não está a uma só voz. O juiz Ivo Rosa arrasou o Ministério Público (MP) na …

A brilhar na Alemanha, André Silva pode sair por preço de saldo

Cada vez mais clubes estão interessados na contratação de André Silva. O internacional português tem uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. André Silva tem passado por altos e baixos na sua ainda curta …

Possibilidade de melhoria de nota no secundário aprovada. Decisão do ano passado foi "injusta"

Foram, esta quinta-feira, aprovados projetos que permitem a realização de exames para melhoria de nota para os alunos do ensino secundário. O PS absteve-se da votação. De acordo com o Expresso, o Parlamento aprovou esta quinta-feira …

PRR. Governo admite pedir mais 2,3 mil milhões de euros para capitalizar empresas

Capitalização e inovação das empresas, e a possibilidade de pedir mais 2,3 mil milhões de euros (para um total de cinco mil milhões) na componente de empréstimos. António Costa fez, durante a tarde desta sexta-feira, …

OMS alerta para crescimento "preocupante" de casos no mundo

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira para o continuo crescimento de casos de covid-19 no mundo, referindo que o número de novos casos confirmados por semana quase duplicou nos últimos …

Há falta de sedativos em hospitais brasileiros. Médicos intubam doentes "conscientes"

Estão a surgir vários relatos de profissionais de saúde brasileiros forçados a intubar pacientes sem o auxílio de sedativos. No Brasil, de acordo com a Associated Press, há profissionais de saúde a intubar pacientes sem recurso …

Governo acusado de financiar queima de resíduos recicláveis com 50 milhões de euros

A associação ambientalista Zero acusa o Ministério do Ambiente de utilizar 50 milhões de euros do Fundo Ambiental para financiar a queima de resíduos recicláveis em Lisboa e Porto, indo contra a nova legislação sobre …

Zimbabué. Sem nacionalidade reconhecida, milhares de pessoas lutam de forma desigual por educação e saúde

Centenas de milhares de pessoas no Zimbabué foram marginalizadas e forçadas a lutar de forma desigual pelo acesso à educação, saúde e habitação, porque não têm nacionalidade reconhecida pelo país, acusou um relatório da Amnistia …