Centeno nomeou equipa que fiscaliza o governador do Banco de Portugal

Stephanie Lecocq / EPA

O antigo ministro das Finanças, Mário Centeno, escolheu os nomes do conselho de auditoria que tem como missão avaliar o trabalho do governador do Banco de Portugal (BdP), cargo a que o antigo governante tem sido apontado.

A notícia é avançada pelo jornal Público e pelo semanário Expresso.

O conselho de fiscalização em causa integra três nomes que foram todos escolhidos pelo antigo ministro das Finanças: Nuno Fernandes como presidente e Óscar Figueiredo e Margarida Vieira de Abreu na função de vogais.

Se os rumores se confirmarem e se Mário Centeno rumar à liderança do BdP, o seu trabalho será controlado por uma equipa que o próprio nomeou, situação que pode levantar questões sobre um eventual conflito de interesses.

O Expresso precisa que dois dos elementos foram nomeados por Centeno em maio de 2018, tendo o terceiro sido apontado em 2019. Os mandatos prolongam-se até 2021 e 2022, respetivamente. O mesmo jornal dá ainda conta que as remunerações dos membros deste conselho foram aumentadas pela equipa liderada por Mário Centeno.

Caso Mário Centeno venha a suceder a Carlos Costa, atual governador do banco regulador, esta “não deixa de ser uma situação pouco ortodoxa”, disse ao semanário Expresso uma fonte que pediu para não ser identificada.

Para o conselho consultivo, o antigo governante nomeou quatro pessoas: Francisco Louçã, Luís Nazaré, Murteira Nabo e João Talone. A escolha pode também representar conflito de interesses, apesar de se tratar de uma estrutura sem pode efetivo.

Mário Centeno anunciou a semana passada que iria deixar o Governo liderado por António Costa sem nada adiantar sobre o seu futuro. Os rumores sobre uma eventual saída direta para o BdP não são novos, mas parecem ter ganhado força nos últimos dias.

De acordo com uma análise política do Público, Mário Centeno está cada vez mais perto de liderar o BdP: António Costa admitiu que este cenário é “uma hipótese” e que o antigo ministro tem “todas as condições” para assumir o cargo, posição que conta com o apoio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que já fez saber que que não via problema na ida de Mário Centeno para o órgão regulador.

As entraves levantadas no Parlamento também começam a perder força: o projeto de lei apresentado pelo PAN que pede um período de nojo de cinco anos entre a transição do Governo para o BdP começa agora a esvaziar-se, uma vez que o Bloco de Esquerda, que é conta o “salto” de Mário Centeno, recusa-se a apressar leis.

ZAP //

 

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Será que país se transformou no quintal do governo, respectiva família e amigos mais próximos, no melhor estilo da Venezuela e Coreia do Norte???
    Sr. presidente da república, esqueça lá os abraços e as palmadinhas nas costas, os portugueses estão é à espera que faça o seu trabalho! Que tal empenhar-se em que este país seja, e pareça, um país honesto?!

    • Deixa lá o sr. presidente da república em paz.
      Ele está a trabalhar naquilo que realmente importa para o povo português.
      Ainda há pouco estava ele, o primeiro-ministro, o presidente da assembleia, o presidente da câmara da nossa capital, o ministro da educação, a ministra da saúde, o ministro da economia, e mais alguns a quem peço desculpa por não me lembrar deles, a falar da fase final da liga dos campeões
      Esta gente toda mostrou ao país que não brinca e que está focada no que é importante. Agora cabe ao povo português focar-se no mesmo e esquecer os pormenores…
      Com este episódio, a forma como foi anunciado e o destaque que lhe foi dado, vemos o real tamanho de Portugal aos olhos desta gente!

  2. Pode levantar questões? Levanta e das grandes, deixem-se de medo de chamar as coisas pelos nomes. Isto a acontecer é escandaloso e mostra bem a bandalheira que é o BDP. Era usarmos todos criptomoedas e estes espertos ficavam todos sem ter o que comer.

  3. Agora vai ele para governador e terá a “fiscalizá-lo” os amigos que nomeou, e digam lá que isto de democracia não é transparente e que no tempo de Salazar é que tudo era mau.

  4. Bloco de esquerda e PC ao lado desta negociata, o que é isto???
    A Comunicação social têm o dever de explicar ás pessoas que esta negociata, encabeçada pelo Costa e Marcelinho, só é possivel com o apoio do BLOCO e PC.
    Devem explicar ás pessoas que o Bloco não é contra o salto do Mário Centeno, mas sim um defensor da sua ida para o BDP.
    A comunicação Social, deveria informar que esta vergonha só vái em frente Porque o Bloco e PC o pemitêm.
    Esta situação é uma vergonha para todos os politicos, é uma situação impensável acontecer em democracia,
    O Sr Louçã deveria recusar o cargo, a bem do Bloco e até da democracia.

    • Ja explicou mas, como sempre, andas distraído!!
      O Centeno já era funcionário do BdP tanto o cargo de ministro como o do BdP são cargos públicos – não é como ir do governo para a Arrow ou para a Goldman SUchs – empresas que tantas alegrias deram a Portugal…
      Percebido?

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …