Centeno prevê gasto extra de 240 milhões com a Banca em 2020

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os portugueses vão continuar a gastar dinheiro com a banca. No esboço de Orçamento do Estado para 2020, o Governo tem previstas despesas extraordinárias de 400 milhões de euros, metade das quais se destinam ao sector financeiro.

Estes 400 milhões de gastos extraordinários constam da proposta de Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) que foi entregue pelo Governo à Comissão Europeia (CE) em Outubro. Mas, nessa altura, não se sabia que tipo de despesas estavam em causa.

O Jornal de Negócios apurou que esses 400 milhões respeitam a gastos com decisões judiciais que envolvem a Câmara Municipal de Lisboa e a despesas com o sistema financeiro.

Do montante global, 160 milhões destinam-se a suprir o impacto do diferendo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Bragaparques no âmbito dos terrenos da Feira Popular, como destaca o Negócios.

Os restantes 240 milhões de euros estão destacados para “activos por impostos diferidos [DTA] e garantias”, como explica o Conselho de Finanças Públicas (CFP) ao Negócios. Estão em causa “créditos tributários que os bancos que aderiram a este regime podem accionar quando têm impostos a pagar, beneficiando de uma redução do respectivo imposto“, como explica o jornal.

O ministério de Mário Centeno pretende entregar o OE2020 até 15 de Dezembro deste ano.

Após a entrega do esboço de Orçamento, a CE alertou para os riscos de “um desvio significativo em 2020 e ao longo de 2019 e 2020” relativamente aos “requisitos de política orçamental” europeia. Em causa estão sobretudo os receios de deterioração do défice e da subida da despesa pública.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Nem mais. Em vez disso deixamos que os banqueiros continuem a roubar países e povos. Isto acontece há pelo menos 100 anos. Nacionalizem os Bancos Centrais pois o Banco de Portugal é mais um vampiro ao serviço dos Rothschild.

  1. Cobrem as dívidas, as prestações de milhões dos créditos a quem os pediu e não paga, accionem todos meios de cobrança desses grandes “empresários” CALOTEIROS. Quero ver se eu não pagar uma prestação do crédito da minha casa se me vão perdoar também, como ao Berardo, e outros. Esses milhões é que estão a fo… o país, nós todos os que andamos em dia.

  2. Porque é que o país todo tem de pagar a merd@ que há/houve entre a Câmara de Lisboa e a Bragaparques!?!? Os mafiosos desentendem-se e o país todo paga!?
    Se houver alguma coisa a pagar (o que duvido que seja justo), então entreguem a Assembleia da República com o ónus de manter aquela gente toda lá dentro fechada até morrer!

  3. “Ai…aguentam, aguentam”….como dizia o Ulrich !…..tanta vigarice a descarada, e tanta impotência dos contribuintes !…para um país tão pequeno é obra !

  4. Mas sendo eu nortenho e português, não quero que o dinheiro do Orçamento de Estado (que é financiado com os nossos impostos, ou seja, ele é nosso) seja utilizado para acabar com diferendos que a CMLisboa tem com empresas. No mínimo, teriam de ser os alfacinhas a pagar isso…….foge, nem pensar isso, pois os alfacinhas são muitos e, por isso, nada de fazer travessuras com eles pois têm um peso muito elevado para a eleição dos políticos representantes do governo central e local

  5. Porque é que o Sr Centeno não disse isso antes das eleições, porque não nos informou desses gastos extras em detrimento da saúde e da educação?

    As eleições só servem para legitimar papões…

RESPONDER

Turista danifica escultura do século XIX enquanto posa para fotografia (e é apanhado pelas câmaras de vigilância)

A polícia italiana identificou um austríaco de 50 anos que danificou uma estátua do século XIX num museu em Itália, enquanto posava para uma fotografia. O incidente ocorreu no passado dia 31 de junho, segundo …

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …