Centeno prevê gasto extra de 240 milhões com a Banca em 2020

André Kosters / Lusa

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Os portugueses vão continuar a gastar dinheiro com a banca. No esboço de Orçamento do Estado para 2020, o Governo tem previstas despesas extraordinárias de 400 milhões de euros, metade das quais se destinam ao sector financeiro.

Estes 400 milhões de gastos extraordinários constam da proposta de Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) que foi entregue pelo Governo à Comissão Europeia (CE) em Outubro. Mas, nessa altura, não se sabia que tipo de despesas estavam em causa.

O Jornal de Negócios apurou que esses 400 milhões respeitam a gastos com decisões judiciais que envolvem a Câmara Municipal de Lisboa e a despesas com o sistema financeiro.

Do montante global, 160 milhões destinam-se a suprir o impacto do diferendo entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Bragaparques no âmbito dos terrenos da Feira Popular, como destaca o Negócios.

Os restantes 240 milhões de euros estão destacados para “activos por impostos diferidos [DTA] e garantias”, como explica o Conselho de Finanças Públicas (CFP) ao Negócios. Estão em causa “créditos tributários que os bancos que aderiram a este regime podem accionar quando têm impostos a pagar, beneficiando de uma redução do respectivo imposto“, como explica o jornal.

O ministério de Mário Centeno pretende entregar o OE2020 até 15 de Dezembro deste ano.

Após a entrega do esboço de Orçamento, a CE alertou para os riscos de “um desvio significativo em 2020 e ao longo de 2019 e 2020” relativamente aos “requisitos de política orçamental” europeia. Em causa estão sobretudo os receios de deterioração do défice e da subida da despesa pública.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Nem mais. Em vez disso deixamos que os banqueiros continuem a roubar países e povos. Isto acontece há pelo menos 100 anos. Nacionalizem os Bancos Centrais pois o Banco de Portugal é mais um vampiro ao serviço dos Rothschild.

  1. Cobrem as dívidas, as prestações de milhões dos créditos a quem os pediu e não paga, accionem todos meios de cobrança desses grandes “empresários” CALOTEIROS. Quero ver se eu não pagar uma prestação do crédito da minha casa se me vão perdoar também, como ao Berardo, e outros. Esses milhões é que estão a fo… o país, nós todos os que andamos em dia.

  2. Porque é que o país todo tem de pagar a merd@ que há/houve entre a Câmara de Lisboa e a Bragaparques!?!? Os mafiosos desentendem-se e o país todo paga!?
    Se houver alguma coisa a pagar (o que duvido que seja justo), então entreguem a Assembleia da República com o ónus de manter aquela gente toda lá dentro fechada até morrer!

  3. “Ai…aguentam, aguentam”….como dizia o Ulrich !…..tanta vigarice a descarada, e tanta impotência dos contribuintes !…para um país tão pequeno é obra !

  4. Mas sendo eu nortenho e português, não quero que o dinheiro do Orçamento de Estado (que é financiado com os nossos impostos, ou seja, ele é nosso) seja utilizado para acabar com diferendos que a CMLisboa tem com empresas. No mínimo, teriam de ser os alfacinhas a pagar isso…….foge, nem pensar isso, pois os alfacinhas são muitos e, por isso, nada de fazer travessuras com eles pois têm um peso muito elevado para a eleição dos políticos representantes do governo central e local

  5. Porque é que o Sr Centeno não disse isso antes das eleições, porque não nos informou desses gastos extras em detrimento da saúde e da educação?

    As eleições só servem para legitimar papões…

RESPONDER

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …