//

Centeno estreia-se no Eurogrupo com Portugal na agenda

Cerca de uma semana após ter tomado posse, recebendo o testemunho do seu antecessor, Jeroen Dijsselbloem, Mário Centeno presidirá, esta segunda-feira, à sua primeira reunião do Eurogrupo, com a Grécia no topo da agenda.

Mário Centeno, o novo presidente do Eurogrupo, estreia-se esta segunda-feira na condução das reuniões dos ministros das Finanças da zona euro, em Bruxelas, após encontros com os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, e da Comissão,    Jean-Claude Juncker.

Cerca de uma semana após ter tomado posse, Centeno presidirá esta segunda-feira à sua primeira reunião do Eurogrupo. O ponto forte em agenda é o programa de assistência à Grécia, mas também as conclusões da recente missão de vigilância pós-programa a Portugal, a sétima, realizada entre 28 de novembro e 6 de dezembro de 2017.

Esta manhã, Centeno visita as sedes do Conselho e da Comissão, para encontros com Tusk e Juncker, os primeiros desde a sua eleição para a presidência do Eurogrupo.

Com o ministro Mário Centeno a presidir aos trabalhos das reuniões do Eurogrupo, Portugal será representado por Ricardo Mourinho Félix, secretário de Estado Adjunto e das Finanças, que defenderá assim a posição do Governo na curta discussão sobre a mais recente missão pós-programa a Portugal.

Na conclusão dessa sétima missão, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu consideram que a recuperação económica de Portugal “voltou a ganhar ímpeto“. No entanto, alertaram para que o ajustamento estrutural planeado “está em risco de se desviar significativamente” dos requisitos europeus.

Por isso, consideraram importante “conter o crescimento da despesa pública” e “utilizar os ganhos resultantes de uma redução da despesa com juros, para acelerar a redução da dívida pública”.

Os ministros das Finanças da área do euro irão igualmente apreciar o programa de assistência em curso para a Grécia, o único país atualmente sob programa, devendo saudar os progressos feitos no quadro da terceira avaliação do ajustamento e “a boa cooperação” que se verifica atualmente entre as instituições e as autoridades gregas.

Para este Eurogrupo – que assinala a estreia do presidente Centeno – está ainda prevista uma discussão sobre os passos a dar para a concretização daquela que tem sido apontada como uma das prioridades pelo novo presidente do fórum de ministros das Finanças do euro: o aprofundamento da União Económica e Monetária.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.