Centeno pressiona Costa: 6 mil milhões de medidas temporárias devem ser revertidos

Tiago Petinga / Lusa

António Costa e Mário Centeno

Esta quinta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, avisou que “não podemos querer manter no futuro medidas que foram criadas para serem temporárias”.

As medidas cíclicas e temporárias adotadas no ano passado para responder à pandemia de covid-19 foram avaliadas pelo Banco de Portugal (BdP) em cerca de 3% do produto interno bruto (PIB).

Tendo em conta a estimativa do Instituto Nacional de Estatística (INE) para o PIB de 2020, o pacote de medidas orçamentais públicas contra a crise pandémica ascende a 6 mil milhões de euros.

O Diário de Notícias avança que Mário Centeno avisou o primeiro-ministro de que vai ter de retirar estes apoios conjunturais dirigidos aos efeitos da pandemia: os confinamentos decretados que afetaram a circulação de pessoas e limitaram/encerraram os negócios de muitas empresas, a quase interrupção do turismo, entre outros.

“Não podemos tornar permanente aquilo que foi criado de forma temporária, para responder a uma crise temporária, e as medidas que foram tomadas no âmbito da crise só devem ser mantidas” se se justificar porque determinado setor ainda não está consolidado ou porque subsistem problemas de desigualdade social, salientou Centeno.

O aviso foi dado durante a apresentação do novo boletim económico do BdP, que passa em revista o ano de 2020.

“Na sequência da crise pandémica, Portugal adotou novas medidas orçamentais avaliadas em cerca de 3% do PIB”, salienta o Banco de Portugal. “As medidas com impacto no rendimento disponível de outros setores institucionais ascendem a 1,9% do PIB, sendo de destacar o lay-off simplificado (1% do PIB, em conjunto com o apoio à retoma progressiva e o incentivo à normalização da atividade).”

Há ainda outras medidas “com impacto no saldo orçamental”, como “o auxílio estatal à TAP (0,6% do PIB) e as despesas em saúde, nomeadamente com equipamentos de proteção individual para diversos serviços das administrações públicas (0,4% do PIB)”.

A instituição liderada por Centeno entende que se trata de medidas cíclicas relacionadas com a pandemia. Neste pacote, o BdP decidiu não incluir “os empréstimos concedidos com garantia pública, cujo peso no PIB aumentou de 0,4%, em 2019, para 3,5%”.

Este ano, as medidas temporárias para combater a covid-19 já têm um peso inferior, segundo as previsões das Finanças. O DN salienta que o pacote vale agora cerca de 60% do envelope entregue em 2020, quase 3.700 milhões de euros em medidas a ser tomadas por causa da tragédia sanitária.

Na mesma intervenção, Mário Centeno salientou que o final do verão será determinante para construir a solução sobre o prolongamento das moratórias, frisando que não há um calendário definido.

“É preciso esperar pelo fim do verão para ver como se comportam os setores ligados ao turismo, alojamento e restauração, quer ao nível das empresas, quer dos particulares”, disse, citado pelo Correio da Manhã.

Já em relação ao Turismo, o peso deste setor no Produto Interno Bruto (PIB) é de 4%. Face a este número, o governador do BdP disse que “não é do Turismo que Portugal vive” e salientou que o papel do setor na economia portuguesa “foi sobrevalorizado.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …