Governo deixou de fora centenas de milhares de famílias em apoio à fatura da luz

O Governo deixou fora do apoio à fatura da eletricidade mais de 400 mil famílias em comparação com o parecer sugerido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A 11 de janeiro, num período de maior consumo de eletricidade, agravado pela vaga de frio que se fez sentir, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) propôs um apoio às famílias para ajudar a suportar a fatura da luz.

De acordo com o Expresso, o parecer foi agora revelado e mostra que o Governo decidiu deixar de fora dos apoios centenas de milhares de famílias abastecidas no último escalão de consumo de eletricidade que o regulador da energia sugeria incluir no apoio.

“A ERSE propõe que a medida seja aplicada até ao escalão de potência de 10,35 kVA, considerando que é nesse segmento que se incluem a maioria das instalações de consumidores residenciais, incluindo os consumidores mais vulneráveis”, lê-se no parecer citado pelo semanário.

No entanto, o Executivo acabou por excluir o escalão de 10,35 kVA, concedendo os descontos apenas até ao escalão de 6,9 kVA. Assim, ficaram excluídas dos apoios mais de 400 mil famílias que têm 10,35 kVA de potência contratada.

No parecer do regulador, o apoio ia dos 80 cêntimos para potências de 1,15 kVA aos 14,36 euros para potências de 20,7 kVA, passando pelos 2,39 euros de apoio para potências de 3,45 kVA e 4,79 euros para clientes servidos a 6,9 kVA.

A concretização da medida seguiu os valores recomendados, mas as famílias beneficiárias da tarifa social teriam o apoio durante 30 dias, enquanto as restantes apenas receberiam o apoio relativo a 15 dias.

A proposta inicial do Governo admitia que seria o Orçamento do Estado a suportar o valor do apoio, que a ERSE viria a estimar em 20 milhões de euros. O Decreto-Lei 6-E/2021, de 15 de janeiro, definiu que o custo seria suportado pelo Fundo Ambiental.

Daniel Costa Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

EDP abdicou de decisão do Fisco antes de vender barragens

A EDP abdicou de uma prerrogativa prevista na lei que permitia à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abrir um procedimento de inspeção prévio antes de concluir a venda das seis barragens ao consórcio francês da …

O chapim-real tem uma cultura (e os "imigrantes" mudam-na para melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Konstanz e do Instituto Max Planck, na Alemanha, descobriu que os chapins-reais são capazes de mudar a sua cultura para se tornarem mais eficientes. Nos animais, "cultura" é qualquer comportamento …

Cabrita promete "as mais profundas transformações" na PSP, GNR e SEF

O ministro da Administração Interna disse esta terça-feira que as reformas que o Governo está a fazer na PSP, GNR e SEF são "as mais profundas transformações" realizadas nas forças de segurança "desde há …

Medina diz que o comportamento de Sócrates "corrói o funcionamento da vida democrática"

Os dirigentes socialistas têm estado num silêncio sobre o caso José Sócrates. Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, reagiu, afirmando que a acusação do juiz de instrução Ivo Rosa é de "enorme gravidade …

Investigadores da Microsoft sugerem que todo o Universo é um "computador autodidata"

Uma equipa de físicos teóricos, que estão a trabalhar com a Microsoft, acredita que todo o Universo é um sistema de autoaprendizagem de leis evolutivas. Chamado de "The Autodidactic Universe" ("O Universo Autodidata"), o artigo argumenta …

Marte não secou de uma vez. Em vez disso, passou por vários ciclos de "vida e morte"

As preciosas capturas da Curiosity no Monte Sharp, localizado dentro da cratera Gale, permitiram aos cientistas identificar as condições climáticas de Marte no passado. Tudo graças às assinaturas que deixaram nas rochas e que agora …

Neuralink divulga vídeo de macaco a jogar videojogo com a mente

A Neuralink, empresa de implantes cerebrais do empresário Elon Musk, divulgou na quinta-feira um vídeo que mostra a tecnologia a funcionar em macacos. No vídeo, um cientista da Neuralink explica a forma como a empresa implantou …

Obra de Paula Rego vai a leilão com estimativa de um milhão de libras

A obra “The Aunt (Nada)”, da pintora portuguesa Paula Rego, vai ser leiloada pela Phillips, em Londres, na quinta-feira, com uma estimativa de venda entre 800 mil e 1,2 milhões de libras (922 mil a …

Minerar bitcoin na China vai gerar mais emissões de carbono do que as de toda a República Checa

Um novo estudo estima que o processo de mineração de bitcoin na China poderá gerar em breve 130,50 milhões de toneladas de emissões de carbono por ano (mais do que a produção anual de toda …

Chelsea 0-1 FC Porto | Adeus com sentimento de injustiça

Difícil de lidar. O Porto mostrou capacidade para afastar o poderoso Chelsea nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, mas ficou a um golo de levar a eliminatória para prolongamento, acabando afastado. Após a derrota por 2-0 …