/

Centenas de pessoas deram sangue em Lisboa, mas houve quem esperasse 5 horas

Os portugueses responderam bem ao pedido da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e, em Lisboa, centenas de pessoas fizeram fila para dar sangue.

Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) apelou para a dádiva de sangue, alertando que diversos grupos sanguíneos apresentam reservas nacionais inferiores a sete dias.

Apenas um dia depois, centenas de pessoas fizeram fila porta do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa, para dar sangue. De acordo com o jornal Público, houve quem esperasse cinco horas para o fazer.

“Cheguei às 10h30 e só saí às 15h45. Foram cinco horas de espera em pé, sem comer, ao frio e à chuva, mas não desisti”, disse Maria Fernandes, dadora de 48 anos, ouvida pelo jornal.

Os funcionários do IPST distribuíram sumos, sandes e bolachas a quem esperava na fila, já que muitos não trouxeram comida, pensando que a doação de sangue não ia demorar muito tempo. “Acho que ninguém estava à espera de demorar tanto tempo”, disse Patrícia Costa, de 24 anos.

O IPST considerou “extraordinária” a adesão dos portugueses ao apelo. Os Postos Fixos dos Centros de Sangue e da Transplantação do IPST, em Lisboa, Porto e Coimbra foram os que conseguiram a grande maioria das colheitas.

O presidente da Fepodabes explicou que os grupos A positivo, O negativo e B negativo são os que preocupam mais porque só têm reservas para quatro dias, enquanto o O positivo, A negativo e o AB negativo “estão um pouco melhor, mas não estão bons”.

“As reservas nacionais de sangue apresentam neste momento níveis preocupantes em diversos grupos sanguíneos. Mesmo em pandemia os hospitais continuam a necessitar de sangue para dar resposta às necessidades dos seus doentes”, alerta a Federação, pedindo aos portugueses para que mantenham as suas dádivas.

Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50 kg e que sejam saudáveis podem dar sangue. A informação sobre os locais oficias de recolha de sangue está disponível no site www.fepodabes.pt e no portal www.dador.pt.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.