Centenas de pessoas no velório de Maria Barroso

Miguel A. Lopes / EPA

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, compareceram esta quarta-feira na missa de corpo presente de Maria Barroso, onde, além da família, estiveram muitas figuras do PS e políticos de todos os quadrantes.

O secretário-geral do PS, António Costa, e o anterior líder socialista António José Seguro marcaram presença na missa, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, que antecedeu o funeral de Maria Barroso, falecida na terça-feira, aos 90 anos.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, os ministros da Saúde, Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Macedo, Assunção Crista e Rui Machete, respetivamente, o anterior secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, o ex-líder do PSD Fernando Nogueira, o antigo presidente do CDS-PP Freitas do Amaral e o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares foram outras das figuras presentes.

No adro da igreja concentraram-se centenas de populares, que aplaudiram quando a urna entrou na Igreja dos Santos Reis Magos, proveniente do Colégio Moderno, também no Campo Grande, onde o corpo esteve em câmara ardente.

Depois da missa, o funeral seguirá para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa, fazendo o cortejo fúnebre uma breve paragem junto à sede nacional do PS, no Largo do Rato.

Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, era presidente da Fundação Pro Dignitate, foi fundadora do PS, partido pelo qual foi deputada, e dirigiu a Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi também atriz, tendo trabalhado nos teatros Nacional D. Maria II, Villaret e São Luiz, e dirigiu o Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares, e foi a única mulher que fez parte do núcleo fundador do Partido Socialista, em 1973, do qual foi deputada, depois do 25 de Abril de 1974.

Morreu na madrugada desta terça-feira pelas 05h20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontrava internada, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

David descobriu o tratamento para a doença que quase o matou

David Fajgenbaum foi internado no Hospital da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, depois do Natal de 2013, quando teve uma recaída de uma doença rara auto-imune que quase o matou. A sua condição era tão …

Líder da extrema-direita alemã abandona entrevista depois de ter sido comparado a Hitler

Björn Höcke, líder do partido de extrema-direita AfD no estado federado da Turíngia, abandonou uma televisiva após ter sido comparado a Adolf Hitler. O líder do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no estado …

Sobe para sete o número de vítimas mortais do mau tempo em Espanha

O cadáver de um holandês de 66 anos que desapareceu no domingo durante as inundações no sudeste de Espanha foi encontrado esta terça-feira, o que eleva para sete o número de mortes devido ao mau …

Universidade de Coimbra elimina carne de vaca das cantinas

A Universidade de Coimbra (UC) vai eliminar o consumo de carne de vaca nas cantinas universitárias a partir de janeiro de 2020, anunciou esta terça-feira o reitor, Amílcar Falcão. Este será o primeiro passo para, até …

Ângelo Rodrigues já fez a primeira cirurgia de reconstrução da perna

O ator Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta devido a uma infeção provocada por uma bactéria. Realizou uma cirurgia de reconstrução de parte da perna esquerda e está "em plena recuperação". Ângelo Rodrigues …

Guaidó questiona novo diálogo com o regime e alerta que crise se intensificará

O presidente da Assembleia Nacional diz que “nunca houve diálogo” entre o Governo de Nicolás Maduro e a oposição porque ao regime “não lhe interessava solucionar”. O líder político opositor Juan Guaidó questionou esta segunda-feira …

150 tigres foram resgatados de um templo na Tailândia. Mais de metade não sobreviveu

Mais de metade dos 150 tigres resgatados há três anos num templo budista em Kanchanaburi, no oeste da Tailândia, morreram, segundo os media locais. Em causa estiveram problemas relacionados com a consanguinidade, uma vez que foram …

Holanda. Mudanças na legislação fiscal sobre empresas para corrigir imagem de paraíso fiscal

O governo holandês deve apresentar esta terça-feira, no reinício dos trabalhos parlamentares, uma modificação da lei sobre a taxação dos lucros das multinacionais, com o intuito de corrigir a imagem de paraíso fiscal para os …

ISEP acaba com venda de garrafas de água de plástico

O Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) vai, a partir desta segunda-feira, “acabar com a venda de garrafas de água de plástico de 33 centilitros” no campus, uma vez que, anualmente, são consumidas quase …

Procuradores de Nova Iorque querem a declaração de impostos de Donald Trump

É a primeira vez, em quase 40 anos, que um Presidente dos Estados Unidos (EUA) não exibe a declaração de impostos. Donald Trump negou-o durante a campanha presidencial de 2016 mas agora procuradores de Nova …