Centenas de pessoas no velório de Maria Barroso

Miguel A. Lopes / EPA

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, compareceram esta quarta-feira na missa de corpo presente de Maria Barroso, onde, além da família, estiveram muitas figuras do PS e políticos de todos os quadrantes.

O secretário-geral do PS, António Costa, e o anterior líder socialista António José Seguro marcaram presença na missa, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, que antecedeu o funeral de Maria Barroso, falecida na terça-feira, aos 90 anos.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, os ministros da Saúde, Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Macedo, Assunção Crista e Rui Machete, respetivamente, o anterior secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, o ex-líder do PSD Fernando Nogueira, o antigo presidente do CDS-PP Freitas do Amaral e o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares foram outras das figuras presentes.

No adro da igreja concentraram-se centenas de populares, que aplaudiram quando a urna entrou na Igreja dos Santos Reis Magos, proveniente do Colégio Moderno, também no Campo Grande, onde o corpo esteve em câmara ardente.

Depois da missa, o funeral seguirá para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa, fazendo o cortejo fúnebre uma breve paragem junto à sede nacional do PS, no Largo do Rato.

Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, era presidente da Fundação Pro Dignitate, foi fundadora do PS, partido pelo qual foi deputada, e dirigiu a Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi também atriz, tendo trabalhado nos teatros Nacional D. Maria II, Villaret e São Luiz, e dirigiu o Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares, e foi a única mulher que fez parte do núcleo fundador do Partido Socialista, em 1973, do qual foi deputada, depois do 25 de Abril de 1974.

Morreu na madrugada desta terça-feira pelas 05h20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontrava internada, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Director nacional da PJ defende "recompensa garantida" para Rui Pinto

O director nacional da Polícia Judiciária (PJ), Luís Neves, realça a colaboração de Rui Pinto como tendo sido essencial para apurar a "verdade material" no caso de pirataria informática que o envolve e defende, por …

Lufthansa aceita condições do resgate. Vai ceder aviões e perder "slots"

O Governo da Alemanha e a Comissão Europeia (CE) chegaram a um acordo sobre o resgate da Lufthansa e que poderá evitar a falência da companhia aérea, anunciaram, na sexta-feira, fontes próximas das negociações e …

Chipre vai pagar despesas das férias a turistas que ficarem infetados no país

O Chipre vai pagar o custo das férias aos turistas que testaram positivo depois de viajarem para o país. Entre as despesas está o alojamento, a alimentação e os medicamentos. O Chipre comprometeu-se a pagar todas …

Tribunais vão vender máscaras a um euro. "É uma margem de lucro de 45 por cento"

Os tribunais vão ter máscaras cirúrgicas à venda para advogados e testemunhas, de modo a garantir que podem entrar nas salas de audiência a partir de quarta-feira, dia em que a Justiça retoma as sessões …

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …