/

Centenas de pessoas no velório de Maria Barroso

Miguel A. Lopes / EPA

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O funeral de Maria Barroso, mulher de Mário Soares, falecida a 7 de julho, aos 90 anos

O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, compareceram esta quarta-feira na missa de corpo presente de Maria Barroso, onde, além da família, estiveram muitas figuras do PS e políticos de todos os quadrantes.

O secretário-geral do PS, António Costa, e o anterior líder socialista António José Seguro marcaram presença na missa, na Igreja do Campo Grande, em Lisboa, que antecedeu o funeral de Maria Barroso, falecida na terça-feira, aos 90 anos.

A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o candidato presidencial António Sampaio da Nóvoa, o ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, os ministros da Saúde, Agricultura e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Macedo, Assunção Crista e Rui Machete, respetivamente, o anterior secretário-geral do PCP Carlos Carvalhas, o ex-Presidente da República Ramalho Eanes, o ex-líder do PSD Fernando Nogueira, o antigo presidente do CDS-PP Freitas do Amaral e o líder parlamentar do BE Pedro Filipe Soares foram outras das figuras presentes.

No adro da igreja concentraram-se centenas de populares, que aplaudiram quando a urna entrou na Igreja dos Santos Reis Magos, proveniente do Colégio Moderno, também no Campo Grande, onde o corpo esteve em câmara ardente.

Depois da missa, o funeral seguirá para o cemitério dos Prazeres, em Lisboa, fazendo o cortejo fúnebre uma breve paragem junto à sede nacional do PS, no Largo do Rato.

Maria de Jesus Barroso, mulher do antigo Presidente da República Mário Soares, era presidente da Fundação Pro Dignitate, foi fundadora do PS, partido pelo qual foi deputada, e dirigiu a Cruz Vermelha Portuguesa.

Foi também atriz, tendo trabalhado nos teatros Nacional D. Maria II, Villaret e São Luiz, e dirigiu o Colégio Moderno, fundado pelo sogro, João Soares, e foi a única mulher que fez parte do núcleo fundador do Partido Socialista, em 1973, do qual foi deputada, depois do 25 de Abril de 1974.

Morreu na madrugada desta terça-feira pelas 05h20, aos 90 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde se encontrava internada, na sequência de uma queda, que lhe provocou um traumatismo intracraniano.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.