A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) arquivou o processo de inquérito em torno da censura efectuada pelo canal Panda Biggs a várias cenas da série infanto-juvenil “Sailor Moon Crystal”, incluindo a remoção de um beijo homossexual entre duas personagens femininas.
Este processo teve por base queixas apresentadas à Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) em 2016, quer por espectadores do canal, quer pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O caso teve por base a série “Sailor Moon Crystal 3” que tem como alvo um público entre os 8 e os 14 anos e na qual as personagens Haruka e Michiru são namoradas.
O BIGGS optou por cortar um beijo entre as duas raparigas, bem como por retirar cenas onde se falava da questão da identidade de género, já que Haruka gosta e tem aparência e comportamento que se costumam associar aos rapazes.
O canal infanto-juvenil alegou que a retirada das imagens se deveu ao facto de estas poderem “não ter o melhor acolhimento” entre as crianças e jovens que vêem a série, cita o Público, com base na decisão da ERC.
Cerca de um ano e meio depois das queixas, a ERC dá razão ao BIGGS, arquivando as queixas contra o canal por entender que “não resultava dessa situação qualquer apelo à discriminação em razão da orientação sexual, ou alguma forma de veicular má informação para o público telespectador”, conforme se lê na decisão final.
A entidade reforça a ideia defendida pelo BIGGS de que as temáticas censuradas seriam “desadequadas ao público jovem”, admitindo também a ideia de que o canal tem “a liberdade de escolher os programas que transmite”.
Isto de as minorias comandarem e regrarem as maiorias… é um absurdo!… se 99% dos portugueses sao heteros deve ser a vontade destes a respeitar!.. mas em Portugal vive se uma democracia estranha!
A liberdade leva muitos a procurar impor todas as suas anormalidades como se de normais se tratasse e não admitem censura como se quase toda uma sociedade esteja obrigada a aceitar toda a sua vontade!.
Isto de as minorias comandarem e regrarem as maiorias… é um absurdo!… se 99% dos portugueses sao heteros deve ser a vontade destes a respeitar!.. mas em Portugal vive se uma democracia estranha!
É verdade e concordo, devemos ser condescendentes com as diferencas, mas nunca por nunca aceitar que essas minorias, apoiadas por lobbys de grande poder econômico, nos imponham a sua vontade ou visão duma sociedade que maioritariamente regeitamos, não aplaudimos nem queremos prós nossos filhos.
Há uns anos atrás (há mais de 10!) num dos episódios da SailorMoon também houve um caso igual, em que a rapariga tinha nome de rapaz , mas era claramente rapariga, e beijava a namorada e ninguém se queixou… Se calhar é a mesma série que estão a repetir!… LOLADA!
Não vejo qual é o problema em mostrar que a homossexualidade existe, esses desenhos são bastante antigos e as pessoas não ficaram depravadas por os ver, a homossexualidade pode ser uma minoria mas não significa que é errada