Censura a beijo homossexual em série infanto-juvenil não é discriminação

A Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) arquivou o processo de inquérito em torno da censura efectuada pelo canal Panda Biggs a várias cenas da série infanto-juvenil “Sailor Moon Crystal”, incluindo a remoção de um beijo homossexual entre duas personagens femininas.

Este processo teve por base queixas apresentadas à Entidade Reguladora Para a Comunicação Social (ERC) em 2016, quer por espectadores do canal, quer pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

O caso teve por base a série “Sailor Moon Crystal 3” que tem como alvo um público entre os 8 e os 14 anos e na qual as personagens Haruka e Michiru são namoradas.

O BIGGS optou por cortar um beijo entre as duas raparigas, bem como por retirar cenas onde se falava da questão da identidade de género, já que Haruka gosta e tem aparência e comportamento que se costumam associar aos rapazes.

O canal infanto-juvenil alegou que a retirada das imagens se deveu ao facto de estas poderem “não ter o melhor acolhimento” entre as crianças e jovens que vêem a série, cita o Público, com base na decisão da ERC.

Cerca de um ano e meio depois das queixas, a ERC dá razão ao BIGGS, arquivando as queixas contra o canal por entender que “não resultava dessa situação qualquer apelo à discriminação em razão da orientação sexual, ou alguma forma de veicular má informação para o público telespectador”, conforme se lê na decisão final.

A entidade reforça a ideia defendida pelo BIGGS de que as temáticas censuradas seriam “desadequadas ao público jovem”, admitindo também a ideia de que o canal tem “a liberdade de escolher os programas que transmite”.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Isto de as minorias comandarem e regrarem as maiorias… é um absurdo!… se 99% dos portugueses sao heteros deve ser a vontade destes a respeitar!.. mas em Portugal vive se uma democracia estranha!

  2. A liberdade leva muitos a procurar impor todas as suas anormalidades como se de normais se tratasse e não admitem censura como se quase toda uma sociedade esteja obrigada a aceitar toda a sua vontade!.

  3. Isto de as minorias comandarem e regrarem as maiorias… é um absurdo!… se 99% dos portugueses sao heteros deve ser a vontade destes a respeitar!.. mas em Portugal vive se uma democracia estranha!

  4. É verdade e concordo, devemos ser condescendentes com as diferencas, mas nunca por nunca aceitar que essas minorias, apoiadas por lobbys de grande poder econômico, nos imponham a sua vontade ou visão duma sociedade que maioritariamente regeitamos, não aplaudimos nem queremos prós nossos filhos.

  5. Há uns anos atrás (há mais de 10!) num dos episódios da SailorMoon também houve um caso igual, em que a rapariga tinha nome de rapaz , mas era claramente rapariga, e beijava a namorada e ninguém se queixou… Se calhar é a mesma série que estão a repetir!… LOLADA!

  6. Não vejo qual é o problema em mostrar que a homossexualidade existe, esses desenhos são bastante antigos e as pessoas não ficaram depravadas por os ver, a homossexualidade pode ser uma minoria mas não significa que é errada

RESPONDER

SEF instaurou inspeção interna à morte de ucraniano, mas não detetou suspeitas de crime

Esta quarta-feira, o ministro da Administração Interna prestou esclarecimentos sobre a morte de um cidadão ucraniano à guarda do SEF, no aeroporto de Lisboa, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias. Eduardo Cabrita considerou …

Colocações no ensino superior adiadas para o final de setembro

Na sequência do adiamento nos calendários dos exames nacionais do ensino secundário, o acesso às licenciaturas é também atrasado. O calendário de acesso ao ensino superior vai ser atrasado em cerca de três semanas. Os resultados …

Rangel e outros 13 eurodeputados do PPE pedem expulsão de partido húngaro

O eurodeputado do PSD Paulo Rangel e outros 13 chefes de delegação do Partido Popular Europeu (PPE) pediram na terça-feira a expulsão do partido húngaro Fidesz, exigindo ao líder parlamentar daquela família política, Manfred Weber, …

Milhares pediram o cancelamento do TV Fest. Festival foi suspenso

O Ministério da Cultura criou um festival televisivo exclusivamente dedicado à música portuguesa em parceria com a RTP, mas o formato e os critérios estão a causar forte polémica no meio. Uma petição pública online …

Comércio internacional pode cair para níveis da Grande Depressão

A Organização Mundial do Comércio referiu na quarta-feira que o arrefecimento do comércio internacional provocado pela Covid-19 pode chegar aos níveis registados nos anos 30 devido à Grande Depressão. Segundo noticiou o Observador, na melhor das …

Loja de telemóveis apanhada a vender álcool gel com lucro até 400%

Os inspetores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encontraram, em Lisboa, uma loja de reparação e venda de acessórios para telemóveis a vender frascos de gel desinfetante de 500 ml a 24,95 euros …

Em Portimão, uma sirene toca quando alguém sai de casa sem justificação

A sirene do quartel dos Bombeiros de Portimão vai passar a tocar sempre que alguém sair de casa e andar na rua sem justificação. O anúncio foi feito pela Câmara Municipal de Portimão em comunicado. De …

Short Selling - ou como vender ações emprestadas para ganhar muito dinheiro

Vender ações da bolsa que não são suas é uma forma de ganhar bastante dinheiro. Esta forma de negociação, denominada short selling, é muito lucrativa mas implica algum risco, pelo que é prudente aconselhar-se junto …

"Nem mais um abuso". Grupo no Whatsapp servia para planear ataques à polícia em Espanha

Dois homens de 25 e 30 anos, os dois criadores de um grupo de Whatsapp que servia para planear ataques à polícia espanhola, foram detidos esta terça-feira. De acordo com o jornal espanhol El País, o …

Trabalhadores independentes que reduziram descontos da Segurança Social terão apoio mais baixo

Os trabalhadores independentes que optaram por reduzir em 25%, de forma fictícia, o rendimento sobre o qual incidem as contribuições, e que por isso descontaram menos, verão refletida essa diminuição no apoio que podem receber …