Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido.

Uma das hipóteses é a utilização da dotação provisional, uma rubrica que consta do Orçamento do Estado e que serve para fazer face a gastos inesperados. Para utilizar esta verba, o ministro das Finanças não precisa da autorização do Parlamento, daí não ser necessário um Orçamento Retificativo.

Segundo o Público, no OE2021 estão inscritos 500 milhões de euros nesta rubrica, ou seja, mais 170 milhões do que no OE2020, mas menos 130 milhões na dotação que ficou assegurada com o Suplementar.



Outro cenário apontado por António Costa é o uso de outras formas de financiamento do Fundo de Resolução. No entanto, as contas do Fundo de Resolução indiciam pouca margem para que a solução possa vir daqui.

Em junho deste ano, destaca o diário, o Fundo de Resolução revelou que no ano anterior obteve um prejuízo de 119,4 milhões de euros, que já acumulou um valor negativo de recursos próprios de 7020,6 milhões de euros, fruto das responsabilidades geradas pelas ajudas ao sistema financeiro face às receitas que consegue garantir.

Recorrer aos tribunais é o terceiro cenário traçado pelo primeiro-ministro. Neste cenário, o Governo teria de esperar que o Orçamento entrasse em vigor, o que deverá acontecer a 1 de janeiro de 2021, para depois pedir junto do Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva. Em causa estaria a violação do artigo 105.º, n.º 2, que diz que “o Orçamento é elaborado de harmonia com as grandes opções em matéria de planeamento e tendo em conta as obrigações decorrentes de lei ou de contrato”.

Ou seja, o Orçamento teria de cumprir o que ficou previsto no contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star, no qual estão definidas as regras das chamadas de capital.

Outra possibilidade, avançada pelo comentador Luís Marques Mendes, seria o recurso aos tribunais administrativos. Contudo, teria de ser o Novo Banco ou Lone Star a recorrer ao tribunal para que este obrigasse o Estado a cumprir o contrato.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não é claro quem é que está a adiantar estas soluções, se é o Costa, se ” OPúblico” ou outra fonte mas a primeira solução é tipica do “malabarismo” ou “chico-espertismo” súcialista! O parlamento não impediu a transferência, apenas sujeitou-a à validação por uma auditoria o que significa que seja da forma que fôr feita á revelia da dita auditoria é uma transferencia ilegal. Os governos podem, e muitas vezes cometem ilegalidades que só ficam impunes porque os deputados se “demitem” de fazer cumprir a lei, neste caso seria uma moção de censura, ou quando o sr. PR anda “a dormir ” e se demite de representar os portugueses ou ainda ambas as hipóteses!

  2. Para vigarice existe sempre solução, neste caso a melhor quanto a mim, seria fazer-lhe o funeral de vez, pois está visto que o Banco vai sempre por mau caminho apesar de ter sido titulado de Banco Bom. Basta de enganar as pessoas.

RESPONDER

Médicos de família admitem que recuperados podem passar a grupo de risco

A área das sequelas da infeção pelo vírus SARS-CoV-2 "é uma zona muito cinzenta", sobre a qual Portugal “não tem ainda orientações totalmente definidas”. Nuno Jacinto, presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), …

Muito mais do que só um divórcio milionário. "Perseguições a mulheres" e má fama ameaçam legado de Bill Gates

O mediático e multimilionário divórcio de Bill Gates é muito mais do que apenas a separação de um casal ao cabo de 27 anos de vida em comum. A ruptura com Melinda está a colocar …

Marcelo na Guiné Bissau

Banho de multidão e "pedras" do PAIGC e de Ana Gomes. Marcelo em visita histórica à Guiné Bissau

Marcelo Rebelo de Sousa está na Guiné-Bissau na primeira visita de um chefe de Estado português ao país em mais de 30 anos. A população recebeu Marcelo em delírio, mas a visita está a causar …

Reservas nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicam"

As reservas de passageiros nos voos da TAP entre Portugal e Reino Unido "mais do que duplicaram" desde que Portugal entrou na lista verde de destinos de Inglaterra, adiantou a transportadora em comunicado. "De 7 a …

Diego Costa outra vez na rota do Benfica

O avançado brasileiro, naturalizado espanhol, estará outra vez na rota dos encarnados, segundo avança a imprensa brasileira. Segundo o portal brasileiro Yahoo Esportes, o Atlético Mineiro terá abordado Diego Costa, que está livre para assinar por …

"A perceção da opinião pública é que a decisão da Operação Marquês colocou em causa o prestígio do sistema judicial"

A ex-procuradora-geral da República (PGR) deu uma entrevista, publicada esta segunda-feira, na qual abordou temas como a Operação Marquês e as novas propostas anti-corrupção. Na entrevista ao jornal online Observador, Joana Marques Vidal considerou que a …

United e City preparam guerra de licitações por Nuno Mendes

Manchester United e Manchester City estão interessados na contratação de Nuno Mendes e preparam-se para entrar numa guerra de licitações. Está cada vez mais difícil a tarefa do Sporting de manter Nuno Mendes em Alvalade. O …

Secretário de Estado confirma: final da Taça não vai ter público

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto confirmou, esta segunda-feira, que a final da Taça de Portugal entre Sporting de Braga e Benfica, que será disputada este domingo em Coimbra, não terá público. João …

Número de funcionários públicos cresceu 3%. É o maior aumento em quase uma década

No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o período homólogo, há mais 21 mil funcionários públicos. É o maior aumento em nove anos, atingindo um total de 725.775 trabalhadores. O número de funcionários públicos aumentou …

Rúben Dias eleito o melhor do ano da Premier League pelo The Athletic

Rúben Dias foi escolhido pelo The Athletic como o melhor jogador do ano da Premier League. O central português foi campeão ao serviço do Manchester City. A qualidade de Rúben Dias não tem passado despercebida em …