Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido.

Uma das hipóteses é a utilização da dotação provisional, uma rubrica que consta do Orçamento do Estado e que serve para fazer face a gastos inesperados. Para utilizar esta verba, o ministro das Finanças não precisa da autorização do Parlamento, daí não ser necessário um Orçamento Retificativo.

Segundo o Público, no OE2021 estão inscritos 500 milhões de euros nesta rubrica, ou seja, mais 170 milhões do que no OE2020, mas menos 130 milhões na dotação que ficou assegurada com o Suplementar.

Outro cenário apontado por António Costa é o uso de outras formas de financiamento do Fundo de Resolução. No entanto, as contas do Fundo de Resolução indiciam pouca margem para que a solução possa vir daqui.

Em junho deste ano, destaca o diário, o Fundo de Resolução revelou que no ano anterior obteve um prejuízo de 119,4 milhões de euros, que já acumulou um valor negativo de recursos próprios de 7020,6 milhões de euros, fruto das responsabilidades geradas pelas ajudas ao sistema financeiro face às receitas que consegue garantir.

Recorrer aos tribunais é o terceiro cenário traçado pelo primeiro-ministro. Neste cenário, o Governo teria de esperar que o Orçamento entrasse em vigor, o que deverá acontecer a 1 de janeiro de 2021, para depois pedir junto do Tribunal Constitucional a fiscalização sucessiva. Em causa estaria a violação do artigo 105.º, n.º 2, que diz que “o Orçamento é elaborado de harmonia com as grandes opções em matéria de planeamento e tendo em conta as obrigações decorrentes de lei ou de contrato”.

Ou seja, o Orçamento teria de cumprir o que ficou previsto no contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star, no qual estão definidas as regras das chamadas de capital.

Outra possibilidade, avançada pelo comentador Luís Marques Mendes, seria o recurso aos tribunais administrativos. Contudo, teria de ser o Novo Banco ou Lone Star a recorrer ao tribunal para que este obrigasse o Estado a cumprir o contrato.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Não é claro quem é que está a adiantar estas soluções, se é o Costa, se ” OPúblico” ou outra fonte mas a primeira solução é tipica do “malabarismo” ou “chico-espertismo” súcialista! O parlamento não impediu a transferência, apenas sujeitou-a à validação por uma auditoria o que significa que seja da forma que fôr feita á revelia da dita auditoria é uma transferencia ilegal. Os governos podem, e muitas vezes cometem ilegalidades que só ficam impunes porque os deputados se “demitem” de fazer cumprir a lei, neste caso seria uma moção de censura, ou quando o sr. PR anda “a dormir ” e se demite de representar os portugueses ou ainda ambas as hipóteses!

  2. Para vigarice existe sempre solução, neste caso a melhor quanto a mim, seria fazer-lhe o funeral de vez, pois está visto que o Banco vai sempre por mau caminho apesar de ter sido titulado de Banco Bom. Basta de enganar as pessoas.

RESPONDER

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …