/

Cemitério afro-americano da década de 50 encontrado em parque de estacionamento na Florida

Um grupo de arqueólogos detetou 70 sepulturas por baixo de um parque de estacionamento da Florida, construído num local onde no passado existia uma igreja e um cemitério de uma comunidade afro-americana, denominada Clearwater Heights.

Segundo noticiou o Tampa Bay Times, citado pelo All That’s Interesting (ATI) na quinta-feira, os arqueólogos examinaram o local com recurso a um radar de penetração no solo, também conhecido como GPR.

No passado, no local onde agora está o parque de estacionamento, encontrava-se a Igreja Batista Missionária St. Matthew, que, em 1909, construiu por baixo do edifício um cemitério no qual eram enterrados os moradores negros do bairro. Depois que o local foi vendido, em 1955, a maioria dos túmulos foi transferida para outro cemitério.

Embora naquela altura a lotação do cemitério já tivesse sido atingida, a igreja conseguiu vender a propriedade para um grupo de proprietários que também possuía o cemitério Memorial Parklawn para afro-americanos, em Dunedin.

De acordo com ex-moradores de Clearwater Heights – bairro que começou a ser estabelecido no início de 1900 -, apesar de os novos proprietários terem transferido os corpos para o cemitério de Dunedin, túmulos não identificados foram deixados para trás.

“Quando eu era criança, as pessoas sempre conversavam sobre os túmulos”, lembrou Barbara Sorey-Love, fundadora do Comité de Reunião de Clearwater Heights, que cresceu em Clearwater Heights. Esta descoberta é uma “parte da nossa história que finalmente foi confirmada”, acrescentou.

Florida Public Archaeology Network

Pelo menos 70 sepulturas de um cemitério afro-americano do século 20 foram detetadas por baixo de um parque de estacionamento

As escavações para recuperar as possíveis sepulturas não foram realizadas, o que não permitiu aos especialistas assegurar completamente que o que detetaram eram sepulturas. Contudo, o arqueólogo Jeff Moates, da Rede Pública de Arqueologia da Florida, disse que “a probabilidade é muito, muito, muito alta”.

A equipa de arqueologia examinou apenas um quinto do terreno – agora coberto por um estacionamento pavimentado -, o que leva aqueles profissionais a considerar que podem existir mais do que 70 túmulos no local.

Esta é a mais recente descoberta de uma série de túmulos afro-americanos recentemente encontrados naquela área. Em 2019, 145 sepulturas foram encontradas no campus da King High School, em Tampa.

Posteriormente, mais 44 sepulturas de um cemitério afro-americano do século 20, não identificadas, foram encontradas num terreno do Distrito Escolar do Condado de Pinellas. Semelhante ao que aconteceu no cemitério de St. Matthew, os túmulos foram transferidos para o Memorial Parklawn na década de 1950, mas os que não estavam identificados foram deixados para trás.

O caso mais famoso sobre túmulos de afro-americanos não identificados está associado às vítimas do Massacre de Tulsa, em 1921, na qual os historiadores estimam que 300 pessoas foram mortas.

Em fevereiro de 2019, o Congresso introduziu a Lei da Rede de Cemitérios Afro-Americanos, visando criar uma base de dados nacional sobre cemitérios afro-americanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.