CDS quer “plano municipal de apoio às pessoas prostituídas”

Os vereadores do CDS-PP na Câmara Municipal de Lisboa vão apresentar uma moção no sentido de ser elaborado um “plano municipal de apoio às pessoas prostituídas” na capital.

O partido de Assunção Cristas vai propor a elaboração de “programas de prevenção da entrada no sistema ‘prostitucional'”. À Lusa, a vereadora Conceição Zagalo adiantou que o eleitos do CDS-PP na Câmara Municipal de Lisboa vão propor à Câmara “que se pondere traçar um plano municipal de apoio às pessoas prostituídas na cidade”.

Para isso, os eleitos pretendem contar com o apoio de associações e organizações que já estão a fazer trabalho no terreno, com o IEFP (Instituto do Emprego e Formação Profissional), com a Direção Geral de Saúde, com o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e outras entidades que possam ser parceiras.

O objetivo é a “criação de programas de saída para quem o deseja, através de planos de reintegração social”, “programas de prevenção da entrada no sistema ‘prostitucional'”, “medidas de combate ao tráfico humano com vista à prostituição”, e ainda que seja traçado um “plano de proteção dos direitos na saúde das pessoas prostituídas”.

No texto, é referido que “o cenário de prostituição na cidade de Lisboa, particularmente nalgumas zonas específicas, como o denominado Bairro do Alto do Parque, baixa da capital (Rossio, Martim Moniz, Praça da Figueira), Cais do Sodré, Restelo, Príncipe Real, bem como em espaços indoor (bares, apartamentos, ‘casas de massagens’), tem vindo a agravar-se.

Além disso, tem-se registado, sobretudo, um número crescente de mulheres vindas de países estrangeiros, como a Roménia e a Nigéria”. “Existem fortes razões para acreditar que muitas destas mulheres estão a prostituir-se em Portugal, coagidas por terceiros, em situações que configuram um cenário de tráfico humano”, refere a moção.

O CDS defende que “a Câmara Municipal de Lisboa tem o dever de proteger os que vivem permanentemente ou provisoriamente na cidade e evitar que sejam vítimas de atentados aos direitos humanos“.

Conceição Zagalo adiantou que “o CDS está muito preocupado com o rumo que o tema possa tomar”, uma vez que sentem existir “uma deriva do Bloco de Esquerda com vista à tomada de decisões”, que no entender dos centristas “põem em causa valores humanos”.

Embora a Câmara de Lisboa seja liderada pelo PS, Ricardo Robles, do Bloco, assumiu as pastas dos Direitos Sociais e da Educação, por via de um acordo de governação da cidade firmado entre as duas forças políticas.

Dado que este é um tema “evidente de atentado aos direitos humanos, nas palavras da deputada Zagalo, o CDS quer que a Câmara aborde o assunto “no sentido de salvaguarda da condição de vida de pessoas, que estão várias vezes em condição de grande vulnerabilidade”.

Para tal, esta proposta deverá incluir medidas ao nível da saúde e “programas de acompanhamento e de saída para quem queira se reintegrado na vida social, no mercado de trabalho”. Esta questão, ressalva a deputada, deverá ser “encarada do ponto de vista preventivo“.

“Medidas sérias no âmbito do combate ao tráfico humano” deverão também ser tomadas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Podem começar também pelos prostituídos intelectuais. Ainda este fim de semana se viu a tradicional humilhação dos necessitados na Batalha à procura de um tacho melhor. Para isso riem para o Costa, batem palmas, tiram fotografias… melhor?… só mesmo no jardim zoológico.

  2. só é pena que quando o sr abacaxi foi presidente por vários e longos anos não tenha acabado com este flagelo e agora a culpa é sempre dos mesmos, o costa está vos sempre debaixo da língua, tristes que sois, julgais que são o pensamento único

  3. eh pá então temos que apoiar todos os Portugueses que trabalham e que diariamente se têm que prostituir para sobreviver.
    Estes senhores vivem mesmo noutro planeta, lol

  4. estes senhores,poem sempre as prostitutas como vitimas,falam muito do que nao sabem,so teorias ,pois existe uma grande parte ,que se lhes propor irem lavar escadas pelo ordenado minimo ou outra profissao,recusam-se ou inventam desculpas ! grande parte dessas açoes so servem para cadastrar pessoas e nao realmente ajudar ,sempre acabam por ajudar alguem,mas existe muito boa gente que nao quer essas ajudas.

RESPONDER

O detetive a bordo do rover da NASA Perseverance

Marte está muito longe da famosa 221 Baker Street, mas um dos detetives mais conhecidos da ficção estará representado no Planeta Vermelho quando o rover Perseverance da NASA pousar no dia 18 de fevereiro de …

Nem o mar profundo se safa das alterações climáticas

Um novo estudo mostra que as alterações climáticas já estão a bater à porta do mar profundo, e os seus habitantes poderão em breve estar em perigo. De acordo com o site IFLScience, a equipa de …

Príncipe belga pede desculpa por violar confinamento em festa ilegal em Espanha

O príncipe Joachim da Bélgica disse “lamentar profundamente” não ter respeitado “todas as medidas” do confinamento durante uma viagem a Espanha, onde participou numa festa ilegal em Córdoba que está a ser investigada pela polícia. Depois …

Politólogo que previu que Trump seria Presidente vaticina a sua reeleição

O politólogo que previu que Donald Trump seria Presidente dos Estados Unidos vaticina agora a sua reeleição em novembro de 2020. Helmut Norpoth, professor de ciências políticas da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, previu …

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …