CDS e PAN querem regime protetor do denunciante no combate à corrupção

Miguel A. Lopes / Lusa

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem

CDS e PAN vão apresentar propostas no combate à corrupção que tem sido discutido desde segunda-feira. Os partidos querem um regime protetor do denunciante.

Numa iniciativa de combate à corrupção, o CDS e o PAN vão apresentar propostas à Assembleia da República para denunciantes e arrependidos. Ambos os partidos querem a criação de um regime protetor do denunciante, com o CDS a ir mais longe e a incluir os arrependidos.

Antes de avançar com a apresentação das medidas, CDS e PAN realçam que primeiro é necessário conhecer qual a proposta do Governo sobre o direito premial. A intenção do Executivo é “trabalhar” na isenção ou atenuação especial da pena que já exista na legislação portuguesa.

O deputado do CDS Telmo Correia disse ao Público que concorda com a delação premiada e que esta é fundamental para tornar a “investigação mais sólida”. De acordo com o matutino, as iniciativas legislativas serão apresentadas nos próximos dias.

Por sua vez, também o PAN vai apresentar propostas que figuram no seu programa eleitoral. O partido preza pela garantia do “anonimato e segurança dos denunciantes, ao mesmo tempo que assegura que a informação por aqueles prestada é protegida assim como o alargamento do conceito legal de denunciante às pessoas que não possuem qualquer relação de trabalho com a pessoa ou entidade em que são praticadas as irregularidades/crimes”.

Em crimes de corrupção, de branqueamento de capitais, de associação criminosa e outros de criminalidade económica, o Chega propõe, no seu programa eleitoral, “a possibilidade de atenuação especial de pena para arguidos que colaborem com a justiça“.

Os sociais democratas defendem um reforço dos mecanismos de denúncia anónima na área dos fundos estruturais. A JSD acredita a delação premiada deve também ser aplicada a “crimes contra o património, contra a realização da justiça, cometidos no exercício de funções públicas, terrorismo e tráfico de droga”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …