CDS põe (outra vez) lei do lobbying em cima da mesa e desafia Rio a tomar posição

Tiago Petinga / Lusa

A deputada do CDS-PP, Cecília Meireles

O CDS entregou, na passada quinta-feira, o mesmo texto vetado em julho por Marcelo Rebelo de Sousa já com as alterações que o Presidente propunha. Na altura, Rui Rio considerou “demagogia” legislar “em cima das eleições”, remetendo o assunto para o novo Parlamento.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Público, os centristas entregaram no Parlamento um projeto de lei que recupera a versão final que pretendiam aprovar em julho com os socialistas e que incorpora as alterações pedidas pelo Presidente da República na sua declaração de veto.

Uma vez que foram os sociais-democratas a dar um passo atrás há quatro meses – quando Rui Rio considerou que “legislar [sobre este tema] em cima das eleições é demagogia” – o CDS desafia agora o líder do PSD a ir a jogo e a tomar uma posição. O diploma só passará na Assembleia da República com a ajuda ou a abstenção dos sociais-democratas.

O projeto de lei foi entregue no Parlamento na semana passada. No entender do PS e CDS, a regulamentação do lobbying é uma forma de tornar mais transparente a relação entre a sociedade e dos decisores políticos e a administração pública.

Há quatro meses, para aprovar a legalização do lobbying, o PS precisou da direita – o CDS votou a favor e o PSD absteve-se porque alguns deputados fizeram propostas para um diploma, BE, PCP, PEV e PAN votaram contra.

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter vetado o diploma, o PS e o CDS tentaram alterar o texto no último plenário. Rui Rio deu ordem para o PSD votar contra dizendo ser “muito mais prudente esperar-se pelas eleições e então a próxima Assembleia da República, com toda a calma e ponderação, se assim entender, fazer uma lei”.

Se a versão que o CDS fez entrar no Parlamento na passada quinta-feira for comparada com o que seria o texto final que socialistas e centristas queriam aprovar em julho, não há diferenças.

A nova proposta abrange não só a Assembleia da República, o Governo central e os regionais, a administração direta e indireta do Estado, as entidades reguladoras, as entidades administrativas independentes e a administração regional e autárquica, como também as entidades que estavam em falta no primeiro diploma: a Presidência da República e as casas civil e militar, e os representantes da República para as regiões autónomas, avança o diário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Peter 2.0. Cientista com doença terminal quer transformar-se no ciborgue mais avançado de sempre

Peter Scott-Morgan, cientista britânico do ramo da robótica, está em fase terminal da doença do neurónio motor, uma doença degenerativa. Mas ele não quer visto como o homem que morreu daquela doença, mas sim tornar-se …

Estados Unidos vão transformar aeronaves obsoletas em "aviões arsenal"

Os Estados Unidos preparam-se para transformar algumas das suas maiores e mais obsoletas aeronaves em "aviões arsenal", que funcionarão como plataformas repletas de armas, revelaram fontes do Governo norte-americano. Foi em 2016 que esta ideia veio …

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …