CDS põe (outra vez) lei do lobbying em cima da mesa e desafia Rio a tomar posição

Tiago Petinga / Lusa

A deputada do CDS-PP, Cecília Meireles

O CDS entregou, na passada quinta-feira, o mesmo texto vetado em julho por Marcelo Rebelo de Sousa já com as alterações que o Presidente propunha. Na altura, Rui Rio considerou “demagogia” legislar “em cima das eleições”, remetendo o assunto para o novo Parlamento.

De acordo com a edição desta segunda-feira do jornal Público, os centristas entregaram no Parlamento um projeto de lei que recupera a versão final que pretendiam aprovar em julho com os socialistas e que incorpora as alterações pedidas pelo Presidente da República na sua declaração de veto.

Uma vez que foram os sociais-democratas a dar um passo atrás há quatro meses – quando Rui Rio considerou que “legislar [sobre este tema] em cima das eleições é demagogia” – o CDS desafia agora o líder do PSD a ir a jogo e a tomar uma posição. O diploma só passará na Assembleia da República com a ajuda ou a abstenção dos sociais-democratas.

O projeto de lei foi entregue no Parlamento na semana passada. No entender do PS e CDS, a regulamentação do lobbying é uma forma de tornar mais transparente a relação entre a sociedade e dos decisores políticos e a administração pública.

Há quatro meses, para aprovar a legalização do lobbying, o PS precisou da direita – o CDS votou a favor e o PSD absteve-se porque alguns deputados fizeram propostas para um diploma, BE, PCP, PEV e PAN votaram contra.

Depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter vetado o diploma, o PS e o CDS tentaram alterar o texto no último plenário. Rui Rio deu ordem para o PSD votar contra dizendo ser “muito mais prudente esperar-se pelas eleições e então a próxima Assembleia da República, com toda a calma e ponderação, se assim entender, fazer uma lei”.

Se a versão que o CDS fez entrar no Parlamento na passada quinta-feira for comparada com o que seria o texto final que socialistas e centristas queriam aprovar em julho, não há diferenças.

A nova proposta abrange não só a Assembleia da República, o Governo central e os regionais, a administração direta e indireta do Estado, as entidades reguladoras, as entidades administrativas independentes e a administração regional e autárquica, como também as entidades que estavam em falta no primeiro diploma: a Presidência da República e as casas civil e militar, e os representantes da República para as regiões autónomas, avança o diário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …