CDS quer transformar antigos hospitais em casas com rendas acessíveis

thedearze / Flickr

Hospital Miguel Bombarda

O CDS quer transformar antigos hospitais em casas com rendas acessíveis, uma proposta que vai ser apresentada esta quinta-feira numa reunião da Câmara Municipal de Lisboa.

O CDS leva esta quinta-feira à Câmara de Lisboa uma proposta para que os hospitais de São José, Santa Marta, Capuchos, Miguel Bombarda e Desterro – os cinco edifícios da colina de Santana, sejam transformados em casas, que depois possam ser arrendadas a preços acessíveis. A proposta do partido fala ainda da instalação de escolas e cuidados de saúde.

Os centristas defende que, uma vez que Miguel Bombarda e Desterro estão desativados e que os restantes três hospitais vão fechar ou ficar sem grande parte dos serviços devido à abertura de um novo hospital em Chelas, cria-se assim “uma oportunidade única para intervir de forma integrada e sistemática sobre esta zona da cidade”.

Em entrevista ao Público, o vereador centrista João Gonçalves Pereira pede ao Governo que esgote todo o património público antes de requisitar imóveis particulares. “O CDS fica estupefacto quando o Governo, o PS e os partidos da geringonça querem avançar para a requisição de imóveis particulares quando o Estado tem património para usar.”

Os hospitais da colina de Santana pertencem à Estamo, a imobiliária do Estado, pelo que  moção do CDS prevê que a autarquia assine um protocolo com a Estamo “com vista à reabilitação e reconversão dos edifícios hospitalares desocupados e a desocupar e à sua posterior afetação a um programa de arrendamento habitacional a preços moderados”.

De acordo com o partido, isto “permitirá uma diversidade na ocupação do centro urbano da cidade e a manutenção da vida de bairro, que alimenta economia local”, além de “contribuir para a reabilitação e regeneração das zonas mais degradadas da cidade”.

Na reunião, o CDS vai ainda apresentar outra proposta que visa fazer um protocolo semelhante com a Santa Casa da Misericórdia, “o segundo maior proprietário da cidade”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …

Chega apresenta proposta que prevê castração química para pedófilos

O projeto de revisão constitucional do Chega, entregue hoje no parlamento, prevê a remoção dos órgãos genitais a criminosos condenados por violação de menores, algo que em si mesmo encerra dúvidas de conformidade com a …

Fluminense: as derrotas pós-Evanilson e as quatro ausências de Fred

O reforço do FC Porto deixou a equipa brasileira que, desde essa transferência, contabiliza mais derrotas do que vitórias. A instabilidade de Fred não ajuda. Portugal continua mais atento ao Flamengo do que ao Fluminense, mesmo …

MP suíço pede 28 meses de prisão para presidente do PSG e 3 anos para Valcke

O Ministério Público suíço pediu, esta terça-feira, uma pena de 28 meses de prisão para Nasser Al-Khelaïfi, presidente do Paris Saint-Germain, e de três anos para Jérôme Valcke, antigo número dois da FIFA. Trata-se dos primeiros …

Empresa japonesa cria lâmpada UV inócua para humanos que inativa coronavírus

Uma empresa japonesa desenvolveu uma lâmpada de radiação ultravioleta que inativa o novo coronavírus, recorrendo a um comprimento de onda que um estudo científico diz ser inócuo para os seres humanos. A lâmpada Care 222 foi …

Trump pede à ONU atribuição de sanções à China por ter "ocultado factos relevantes"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, exortou hoje as Nações Unidas a “pedirem responsabilidades à China” pela sua atuação na fase inicial da expansão da pandemia de covid-19. Na sua intervenção durante o debate geral da …

Há um "clima de medo e insatisfação" nas Forças Armadas, diz Associação de Sargentos

O presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), Lima Coelho, disse à Rádio Renascença que se vive um "clima de medo e insatisfação nas Forças Armadas", que inclui ameaças, avaliações injustas, demora excessiva das reclamações …

Teletrabalho e questões ambientais são prioridade para o PS no início da sessão legislativa

A líder parlamentar do PS afirma que duas das principais prioridades da sua bancada no início da presente sessão legislativa vão passar pela regulamentação do teletrabalho e pela aprovação de uma lei de bases do …

Justiça alemã abre novo inquérito contra suspeito do desaparecimento de Maddie

A justiça alemã abriu um novo inquérito contra o principal suspeito do desaparecimento de Maddie McCann, relativo à violação de uma jovem irlandesa, em 2004, anunciou, esta terça-feira, o procurador de Brunswick. "Posso confirmar que investigamos …

Mais de metade dos portugueses acredita que os fundos europeus vão ser mal geridos

Mais de metade dos portugueses (60,6%) acredita que os fundos europeus que Portugal vai receber para fazer face à pandemia vão ser mal geridos, revela uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e …