Cavaleiros do Círculo Dourado. A sociedade secreta que queria construir um império de escravatura

Escravos do General Thomas F. Drayton.

Os Cavaleiros do Círculo Dourado foram uma sociedade secreta cujo objetivo principal era a anexação dos territórios do México, América Central e a Caraíbas, criando um império com base na escravatura destes povos.

Durante a Guerra Civil americana, alguns simpatizantes da “Confederação” — os estados do Sul que declararam secessão e formaram os Estados Confederados da América —, em estados do Norte, foram acusados de pertencer aos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Enquanto no Norte a escravidão foi sendo proibida aos poucos, no Sul a situação era crítica. Um recenseamento feito em 1860 mostrou que havia entre 3 e 4 milhões de escravos a trabalhar no sul do país.

As diferenças de ideologia entre as duas partes levou a um agravamento das tensões e nem com o Compromisso de 1850 foram apaziguadas. Este era um conjunto de iniciativas legislativas para resolver a discussão sobre a legalidade da escravidão nos novos estados americanos.

Com a América dividida entre aqueles que eram contra e a favor da escravatura, houve um indivíduo que se destacou. George W. L. Bickley tinha uma visão bastante definida do futuro dos Estados Unidos de mãos dadas com a escravatura. Como tal, criou uma organização com mais cinco homens, cujos nomes são desconhecidos da história: os Cavaleiros do Círculo Dourado.

Terrotório proposto pelos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Bickley propunha, assim, a formação de um império chamado “Círculo Dourado”, com mais de 3800 quilómetros de diâmetro. Segundo o All That’s Interesting, o território seria constituído pelo sul da América do Norte, México, América Central, grande parte das Caraíbas e um bocado da América do Sul.

Com o combustível da escravidão, o império aproveitaria o monopólio do tabaco, açúcar e algodão para prosperar economicamente.

No entanto, com a eventual Guerra Civil entre a Confederação (Sul) e a União (Norte), em 1861, os objetivos da organização tornaram-se impossíveis de alcançar. Ainda assim, grandes personalidades da época fizeram parte desta organização, desde militares a políticos.

Há ainda uma teoria de que o assassinato de Abraham Lincoln, cometido por John Wilkes Booth, teve dedo dos Cavaleiros do Círculo Dourado. Por volta de 1858, a organização já tinha estatutos, rituais e uma constituição definida e Bickley alegava que já tinha mais de 100 mil membros.

A principal preocupação dos “cavaleiros” era a anexação do México. Caso o conseguissem, os Cavaleiros do Círculo Dourado faziam promessas inacreditáveis. Bickley prometia nada menos do que 258 hectares de terra a cada emigrante americano que se mudasse para o México. Obviamente, seria cultivada por escravos mexicanos.

Um exército de 16 mil homens protegeria os emigrantes e garantia que o tratado com o país seria mantido, com 50 novos estados a serem criados a partir do novo território. Desta forma, os Cavaleiros do Círculo Dourado punham o pé na porta para entrar na política norte-americana.

Planos falhados

Apesar das grandes aspirações, os seus planos nunca se viriam a concretizar. Enquanto Bickley tentava angariar fundos para a sua demanda, os membros da organização dissolviam-se em anarquia.

Ainda assim, Bickley mantinha-se confiante e planeou a sua invasão ao México, atravessando o Rio Grande, que separa os dois países.

“Esta secção do país está cheia de membros desta misteriosa organização e os seus acampamentos aumentam todas as noites. É relatado que 300 deles estão nesta vizinhança a caminho de Goliad”, relatou um jornalista da época. Apesar da aparente força do movimento, nunca se verificou uma invasão ao país vizinho, muito devido à falta de fundos e crença na liderança de Bickley.

Com o fim da Guerra Civil — e com a consequente derrota da Confederação —, foi posto um fim à escravatura e às pretensões dos “cavaleiros”. Bickley, que lutou pela Confederação, viria a ser capturado por espionagem e morto, em 1867. Era, assim, o fim dos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Tesouros escondidos

Muitos tesouros da organização suspeitam-se ainda hoje estarem perdidos. Em 1934, duas crianças encontraram 5 mil moedas de ouro, avaliadas em 10 milhões de dólares. Muitos americanos acreditam que ainda haverá mais tesouros por descobrir.

Alegadamente, a organização teria fundos suficientes para iniciar uma nova guerra civil, mas que nunca foram utilizados. Bob Brewer dedicou toda a sua vida a encontrar este tesouro, que ainda hoje continua oculto. Em 1991, encontrou um esconderijo com moedas do século XIX no valor de 400 dólares.

Calcula-se que o tesouro total escondido esteja avaliado em 160 milhões de dólares.

DC, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tribunal de Contas critica modelo de financiamento do Ensino Superior (e diz que Governo não cumpriu lei de bases)

No seguimento de uma auditoria ao método de financiamento do ensino superior, para o Tribunal de Contas (TdC), entre 2016 e 2018, o modelo de financiamento concretizado pelo governo não cumpriu o estipulado na Lei …

Cientistas encontram no Ébola um aliado inesperado contra os tumores cerebrais

Cientistas encontraram um gene do vírus do Ébola que mostrou ser útil no combate contra os glioblastomas, que são tumores cerebrais que reaparecem após serem eliminados. O gliobastoma é um tumor que cresce e espalha-se depressa …

Estivadores do Porto de Lisboa iniciam greve de três semanas

Os estivadores do Porto de Lisboa iniciam, esta quarta-feira, uma greve de três semanas em protesto contra os salários em atraso e incumprimento dos acordos celebrados por parte da Associação de Empresas de Trabalho Portuário …

Michael Vang. Passou despercebido por Portugal, mas carrega os sonhos de toda uma etnia

Michael Vang é dos pouquíssimos jogadores de origem Hmong a jogar futebol profissionalmente. Agora nos Estados Unidos, o jovem teve uma passagem apagada por Portugal. Os Hmong são um grupo étnico asiático originário das regiões montanhosas …

Há pessoas sem a parte olfativa do cérebro que conseguem cheirar (e cientistas não sabem porquê)

Cientistas encontraram casos em que as pessoas não tinham bulbo olfativo, a parte do cérebro responsável pelo olfato, mas mesmo assim conseguiam cheirar. Anosmia consiste na perda total ou parcial do olfato e esta é uma …

Cientistas detetam estranhos movimentos de gás na Via Láctea (em redor de algo "invisível")

Os astrónomos detetaram movimentos de nuvens de gás incomuns perto do centro da Via Láctea, que podem sugerir a presença de um desconhecido buraco negro de classe intermediária. Os investigadores que rastrearam os gases no centro …

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …