Cavaleiros do Círculo Dourado. A sociedade secreta que queria construir um império de escravatura

Escravos do General Thomas F. Drayton.

Os Cavaleiros do Círculo Dourado foram uma sociedade secreta cujo objetivo principal era a anexação dos territórios do México, América Central e a Caraíbas, criando um império com base na escravatura destes povos.

Durante a Guerra Civil americana, alguns simpatizantes da “Confederação” — os estados do Sul que declararam secessão e formaram os Estados Confederados da América —, em estados do Norte, foram acusados de pertencer aos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Enquanto no Norte a escravidão foi sendo proibida aos poucos, no Sul a situação era crítica. Um recenseamento feito em 1860 mostrou que havia entre 3 e 4 milhões de escravos a trabalhar no sul do país.

As diferenças de ideologia entre as duas partes levou a um agravamento das tensões e nem com o Compromisso de 1850 foram apaziguadas. Este era um conjunto de iniciativas legislativas para resolver a discussão sobre a legalidade da escravidão nos novos estados americanos.

Com a América dividida entre aqueles que eram contra e a favor da escravatura, houve um indivíduo que se destacou. George W. L. Bickley tinha uma visão bastante definida do futuro dos Estados Unidos de mãos dadas com a escravatura. Como tal, criou uma organização com mais cinco homens, cujos nomes são desconhecidos da história: os Cavaleiros do Círculo Dourado.

Terrotório proposto pelos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Bickley propunha, assim, a formação de um império chamado “Círculo Dourado”, com mais de 3800 quilómetros de diâmetro. Segundo o All That’s Interesting, o território seria constituído pelo sul da América do Norte, México, América Central, grande parte das Caraíbas e um bocado da América do Sul.

Com o combustível da escravidão, o império aproveitaria o monopólio do tabaco, açúcar e algodão para prosperar economicamente.

No entanto, com a eventual Guerra Civil entre a Confederação (Sul) e a União (Norte), em 1861, os objetivos da organização tornaram-se impossíveis de alcançar. Ainda assim, grandes personalidades da época fizeram parte desta organização, desde militares a políticos.

Há ainda uma teoria de que o assassinato de Abraham Lincoln, cometido por John Wilkes Booth, teve dedo dos Cavaleiros do Círculo Dourado. Por volta de 1858, a organização já tinha estatutos, rituais e uma constituição definida e Bickley alegava que já tinha mais de 100 mil membros.

A principal preocupação dos “cavaleiros” era a anexação do México. Caso o conseguissem, os Cavaleiros do Círculo Dourado faziam promessas inacreditáveis. Bickley prometia nada menos do que 258 hectares de terra a cada emigrante americano que se mudasse para o México. Obviamente, seria cultivada por escravos mexicanos.

Um exército de 16 mil homens protegeria os emigrantes e garantia que o tratado com o país seria mantido, com 50 novos estados a serem criados a partir do novo território. Desta forma, os Cavaleiros do Círculo Dourado punham o pé na porta para entrar na política norte-americana.

Planos falhados

Apesar das grandes aspirações, os seus planos nunca se viriam a concretizar. Enquanto Bickley tentava angariar fundos para a sua demanda, os membros da organização dissolviam-se em anarquia.

Ainda assim, Bickley mantinha-se confiante e planeou a sua invasão ao México, atravessando o Rio Grande, que separa os dois países.

“Esta secção do país está cheia de membros desta misteriosa organização e os seus acampamentos aumentam todas as noites. É relatado que 300 deles estão nesta vizinhança a caminho de Goliad”, relatou um jornalista da época. Apesar da aparente força do movimento, nunca se verificou uma invasão ao país vizinho, muito devido à falta de fundos e crença na liderança de Bickley.

Com o fim da Guerra Civil — e com a consequente derrota da Confederação —, foi posto um fim à escravatura e às pretensões dos “cavaleiros”. Bickley, que lutou pela Confederação, viria a ser capturado por espionagem e morto, em 1867. Era, assim, o fim dos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Tesouros escondidos

Muitos tesouros da organização suspeitam-se ainda hoje estarem perdidos. Em 1934, duas crianças encontraram 5 mil moedas de ouro, avaliadas em 10 milhões de dólares. Muitos americanos acreditam que ainda haverá mais tesouros por descobrir.

Alegadamente, a organização teria fundos suficientes para iniciar uma nova guerra civil, mas que nunca foram utilizados. Bob Brewer dedicou toda a sua vida a encontrar este tesouro, que ainda hoje continua oculto. Em 1991, encontrou um esconderijo com moedas do século XIX no valor de 400 dólares.

Calcula-se que o tesouro total escondido esteja avaliado em 160 milhões de dólares.

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez o restante do tesouro esteja com os líderes religiosos do Brasil, que enganam o povo, tomando dízimos e ofertas para montarem empresas enquanto o povo geme e padece dentro das instituições religiosas ( universal, assembléia, mundial, internacional….

RESPONDER

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …