Cavaleiros do Círculo Dourado. A sociedade secreta que queria construir um império de escravatura

Escravos do General Thomas F. Drayton.

Os Cavaleiros do Círculo Dourado foram uma sociedade secreta cujo objetivo principal era a anexação dos territórios do México, América Central e a Caraíbas, criando um império com base na escravatura destes povos.

Durante a Guerra Civil americana, alguns simpatizantes da “Confederação” — os estados do Sul que declararam secessão e formaram os Estados Confederados da América —, em estados do Norte, foram acusados de pertencer aos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Enquanto no Norte a escravidão foi sendo proibida aos poucos, no Sul a situação era crítica. Um recenseamento feito em 1860 mostrou que havia entre 3 e 4 milhões de escravos a trabalhar no sul do país.

As diferenças de ideologia entre as duas partes levou a um agravamento das tensões e nem com o Compromisso de 1850 foram apaziguadas. Este era um conjunto de iniciativas legislativas para resolver a discussão sobre a legalidade da escravidão nos novos estados americanos.



Com a América dividida entre aqueles que eram contra e a favor da escravatura, houve um indivíduo que se destacou. George W. L. Bickley tinha uma visão bastante definida do futuro dos Estados Unidos de mãos dadas com a escravatura. Como tal, criou uma organização com mais cinco homens, cujos nomes são desconhecidos da história: os Cavaleiros do Círculo Dourado.

Terrotório proposto pelos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Bickley propunha, assim, a formação de um império chamado “Círculo Dourado”, com mais de 3800 quilómetros de diâmetro. Segundo o All That’s Interesting, o território seria constituído pelo sul da América do Norte, México, América Central, grande parte das Caraíbas e um bocado da América do Sul.

Com o combustível da escravidão, o império aproveitaria o monopólio do tabaco, açúcar e algodão para prosperar economicamente.

No entanto, com a eventual Guerra Civil entre a Confederação (Sul) e a União (Norte), em 1861, os objetivos da organização tornaram-se impossíveis de alcançar. Ainda assim, grandes personalidades da época fizeram parte desta organização, desde militares a políticos.

Há ainda uma teoria de que o assassinato de Abraham Lincoln, cometido por John Wilkes Booth, teve dedo dos Cavaleiros do Círculo Dourado. Por volta de 1858, a organização já tinha estatutos, rituais e uma constituição definida e Bickley alegava que já tinha mais de 100 mil membros.

A principal preocupação dos “cavaleiros” era a anexação do México. Caso o conseguissem, os Cavaleiros do Círculo Dourado faziam promessas inacreditáveis. Bickley prometia nada menos do que 258 hectares de terra a cada emigrante americano que se mudasse para o México. Obviamente, seria cultivada por escravos mexicanos.

Um exército de 16 mil homens protegeria os emigrantes e garantia que o tratado com o país seria mantido, com 50 novos estados a serem criados a partir do novo território. Desta forma, os Cavaleiros do Círculo Dourado punham o pé na porta para entrar na política norte-americana.

Planos falhados

Apesar das grandes aspirações, os seus planos nunca se viriam a concretizar. Enquanto Bickley tentava angariar fundos para a sua demanda, os membros da organização dissolviam-se em anarquia.

Ainda assim, Bickley mantinha-se confiante e planeou a sua invasão ao México, atravessando o Rio Grande, que separa os dois países.

“Esta secção do país está cheia de membros desta misteriosa organização e os seus acampamentos aumentam todas as noites. É relatado que 300 deles estão nesta vizinhança a caminho de Goliad”, relatou um jornalista da época. Apesar da aparente força do movimento, nunca se verificou uma invasão ao país vizinho, muito devido à falta de fundos e crença na liderança de Bickley.

Com o fim da Guerra Civil — e com a consequente derrota da Confederação —, foi posto um fim à escravatura e às pretensões dos “cavaleiros”. Bickley, que lutou pela Confederação, viria a ser capturado por espionagem e morto, em 1867. Era, assim, o fim dos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Tesouros escondidos

Muitos tesouros da organização suspeitam-se ainda hoje estarem perdidos. Em 1934, duas crianças encontraram 5 mil moedas de ouro, avaliadas em 10 milhões de dólares. Muitos americanos acreditam que ainda haverá mais tesouros por descobrir.

Alegadamente, a organização teria fundos suficientes para iniciar uma nova guerra civil, mas que nunca foram utilizados. Bob Brewer dedicou toda a sua vida a encontrar este tesouro, que ainda hoje continua oculto. Em 1991, encontrou um esconderijo com moedas do século XIX no valor de 400 dólares.

Calcula-se que o tesouro total escondido esteja avaliado em 160 milhões de dólares.

DC, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Talvez o restante do tesouro esteja com os líderes religiosos do Brasil, que enganam o povo, tomando dízimos e ofertas para montarem empresas enquanto o povo geme e padece dentro das instituições religiosas ( universal, assembléia, mundial, internacional….

RESPONDER

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …

Vulcão, La Palma

O Cumbre Vieja também tem negacionistas. "É tudo orquestrado"

Nos últimos dias, as redes sociais têm-se tornado o palco dos "negacionistas dos vulcões" que defendem que, por trás da erupção do Cumbre Vieja, há mão humana. Nas redes sociais já há negacionistas do vulcão Cumbre …

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …