Cavaleiros do Círculo Dourado. A sociedade secreta que queria construir um império de escravatura

Escravos do General Thomas F. Drayton.

Os Cavaleiros do Círculo Dourado foram uma sociedade secreta cujo objetivo principal era a anexação dos territórios do México, América Central e a Caraíbas, criando um império com base na escravatura destes povos.

Durante a Guerra Civil americana, alguns simpatizantes da “Confederação” — os estados do Sul que declararam secessão e formaram os Estados Confederados da América —, em estados do Norte, foram acusados de pertencer aos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Enquanto no Norte a escravidão foi sendo proibida aos poucos, no Sul a situação era crítica. Um recenseamento feito em 1860 mostrou que havia entre 3 e 4 milhões de escravos a trabalhar no sul do país.

As diferenças de ideologia entre as duas partes levou a um agravamento das tensões e nem com o Compromisso de 1850 foram apaziguadas. Este era um conjunto de iniciativas legislativas para resolver a discussão sobre a legalidade da escravidão nos novos estados americanos.

Com a América dividida entre aqueles que eram contra e a favor da escravatura, houve um indivíduo que se destacou. George W. L. Bickley tinha uma visão bastante definida do futuro dos Estados Unidos de mãos dadas com a escravatura. Como tal, criou uma organização com mais cinco homens, cujos nomes são desconhecidos da história: os Cavaleiros do Círculo Dourado.

Terrotório proposto pelos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Bickley propunha, assim, a formação de um império chamado “Círculo Dourado”, com mais de 3800 quilómetros de diâmetro. Segundo o All That’s Interesting, o território seria constituído pelo sul da América do Norte, México, América Central, grande parte das Caraíbas e um bocado da América do Sul.

Com o combustível da escravidão, o império aproveitaria o monopólio do tabaco, açúcar e algodão para prosperar economicamente.

No entanto, com a eventual Guerra Civil entre a Confederação (Sul) e a União (Norte), em 1861, os objetivos da organização tornaram-se impossíveis de alcançar. Ainda assim, grandes personalidades da época fizeram parte desta organização, desde militares a políticos.

Há ainda uma teoria de que o assassinato de Abraham Lincoln, cometido por John Wilkes Booth, teve dedo dos Cavaleiros do Círculo Dourado. Por volta de 1858, a organização já tinha estatutos, rituais e uma constituição definida e Bickley alegava que já tinha mais de 100 mil membros.

A principal preocupação dos “cavaleiros” era a anexação do México. Caso o conseguissem, os Cavaleiros do Círculo Dourado faziam promessas inacreditáveis. Bickley prometia nada menos do que 258 hectares de terra a cada emigrante americano que se mudasse para o México. Obviamente, seria cultivada por escravos mexicanos.

Um exército de 16 mil homens protegeria os emigrantes e garantia que o tratado com o país seria mantido, com 50 novos estados a serem criados a partir do novo território. Desta forma, os Cavaleiros do Círculo Dourado punham o pé na porta para entrar na política norte-americana.

Planos falhados

Apesar das grandes aspirações, os seus planos nunca se viriam a concretizar. Enquanto Bickley tentava angariar fundos para a sua demanda, os membros da organização dissolviam-se em anarquia.

Ainda assim, Bickley mantinha-se confiante e planeou a sua invasão ao México, atravessando o Rio Grande, que separa os dois países.

“Esta secção do país está cheia de membros desta misteriosa organização e os seus acampamentos aumentam todas as noites. É relatado que 300 deles estão nesta vizinhança a caminho de Goliad”, relatou um jornalista da época. Apesar da aparente força do movimento, nunca se verificou uma invasão ao país vizinho, muito devido à falta de fundos e crença na liderança de Bickley.

Com o fim da Guerra Civil — e com a consequente derrota da Confederação —, foi posto um fim à escravatura e às pretensões dos “cavaleiros”. Bickley, que lutou pela Confederação, viria a ser capturado por espionagem e morto, em 1867. Era, assim, o fim dos Cavaleiros do Círculo Dourado.

Tesouros escondidos

Muitos tesouros da organização suspeitam-se ainda hoje estarem perdidos. Em 1934, duas crianças encontraram 5 mil moedas de ouro, avaliadas em 10 milhões de dólares. Muitos americanos acreditam que ainda haverá mais tesouros por descobrir.

Alegadamente, a organização teria fundos suficientes para iniciar uma nova guerra civil, mas que nunca foram utilizados. Bob Brewer dedicou toda a sua vida a encontrar este tesouro, que ainda hoje continua oculto. Em 1991, encontrou um esconderijo com moedas do século XIX no valor de 400 dólares.

Calcula-se que o tesouro total escondido esteja avaliado em 160 milhões de dólares.

DC, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …