Cavaco Silva negociou em segredo com Sócrates e Passos mais de 300 diplomas

presidencia.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Em 10 anos de Presidência da República de Cavaco Silva, houve mais de 300 diplomas que foram negociados em absoluto sigilo com os diversos governos que estiveram no poder nesse período.

A revelação foi feita pelo chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, Nunes Liberato, que em declarações ao Jornal de Notícias fala do modus operandis do homem que está de saída de Belém.

“Há uma matriz comum neste período, que decorre da própria forrma de trabalhar do presidente, que se pauta pela ausência das permanentes fugas de informação a que assistíamos no passado”, salienta o economista, que chefiou a Casa Civil durante os dois mandatos presidenciais de Cavaco.

“Nos últimos dez anos houve mais de 300 diplomas do governo que foram negociados e alterados na Casa Civil, sem que nunca ninguém soubesse“, destaca ainda Nunes Liberato, assumindo parte dos méritos por esse facto.

Durante os 10 anos de Presidência de Cavaco Silva, houve dois governos liderados por José Sócrates e dois comandados por Passos Coelho, o último dos quais caiu quase antes sequer de começar a exercer, além do actual governo, chefiado por António Costa.

ZAP

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Isto é suposto ser uma coisa boa? Mais de 300 diplomas foram discutidos “às escondidas” sem qualquer transparência; “fugas de informação” ou “informação” aos cidadãos e eleitores do processo político. No meu tempo a transparência na política era uma coisa boa…

  2. Mais uma razão para que quando este bandalho sair de Belèm ter logo à sua espera
    uma carrinha daquelas que carregam os presos e levarem-no logo directamente para uma prisão, assim como deveriam ter feito ao Portas.

    • Ah grande democrata, assim é que é falar. Prendem-se como sempre quem não fôr da nossa opinião.

      E viva a liberdade (nossa) para prender os outros….

  3. Agora bem o chefe da Casa Civil do maior analfabeto que foi presidente da Republica dizer que ele teve de o ajudar exercer o mandato, redigia os discursos, negociava as leis com os PM , ou seja quem foi presidente foi o Liberato e a Dona Maria, deixo um desafio á sociedade civil vamos organizar um cortejo na saído do Cavaco desde Belem á casa da coelha que esta edificada nos terrenos da SLN, quem quer comandar o movimemto ?

RESPONDER

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …

Se recebeu uma chamada da Tunísia, não devolva. É fraude

Clientes de várias operadoras nacionais têm recebido, nas últimas semanas, um "anormal" volume de chamadas internacionais. As operadoras suspeitam de fraude. Segundo o Jornal de Notícias, várias pessoas têm recebido chamadas de u número internacional que …

FMI avisa que vêm aí "tempos sombrios" e que "todos vão sofrer"

Kristalina Georgieva, chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), avisou que os próximos tempos serão sombrios e que todos irão sofrer. Numa introdução às reuniões da primavera do FMI e do Banco Mundial, que decorrem entre 14 …

Merkel pede paciência: situação continua "frágil"

Angela Merkel pediu paciência aos alemães e admitiu que "não será necessário" impor no país medidas mais rigorosas de confinamento. A chanceler alemã, Angela Merkel, apelou esta quinta-feira à paciência dos alemães, num momento de crescente …

Detido bilionário chinês que criticou Presidente Xi Jinping. Estava desaparecido há um mês

O bilionário chinês Ren Zhiqiang que criticou a forma como Presidente da China, Xi Jinping, lidou com a pandemia, está sob custódia das autoridades chinesas devido a uma investigação em que é o principal suspeito. …

Bloqueio dos coronabonds pela Holanda é "irresponsável"

Jean-Claude Juncker, antigo presidente da Comissão Europeia, considera que o bloqueio pela Holanda do uso do Mecanismo Europeu de Estabilidade é "irresponsável". O antigo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, considerou esta quinta-feira “irresponsável” o bloqueio …

Creche recusou receber filho de enfermeira por falta de funcionários. Meteram baixa

A creche e pré-escolar "Voar mais alto", em Setúbal, recusou receber uma criança de três anos, filha de uma enfermeira, por falta de funcionários. A notícia é avançada esta quinta-feira pelo Observador que adianta que as …