Cavaco Silva negociou em segredo com Sócrates e Passos mais de 300 diplomas

presidencia.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Em 10 anos de Presidência da República de Cavaco Silva, houve mais de 300 diplomas que foram negociados em absoluto sigilo com os diversos governos que estiveram no poder nesse período.

A revelação foi feita pelo chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, Nunes Liberato, que em declarações ao Jornal de Notícias fala do modus operandis do homem que está de saída de Belém.

“Há uma matriz comum neste período, que decorre da própria forrma de trabalhar do presidente, que se pauta pela ausência das permanentes fugas de informação a que assistíamos no passado”, salienta o economista, que chefiou a Casa Civil durante os dois mandatos presidenciais de Cavaco.

“Nos últimos dez anos houve mais de 300 diplomas do governo que foram negociados e alterados na Casa Civil, sem que nunca ninguém soubesse“, destaca ainda Nunes Liberato, assumindo parte dos méritos por esse facto.

Durante os 10 anos de Presidência de Cavaco Silva, houve dois governos liderados por José Sócrates e dois comandados por Passos Coelho, o último dos quais caiu quase antes sequer de começar a exercer, além do actual governo, chefiado por António Costa.

ZAP

8 COMENTÁRIOS

  1. Isto é suposto ser uma coisa boa? Mais de 300 diplomas foram discutidos “às escondidas” sem qualquer transparência; “fugas de informação” ou “informação” aos cidadãos e eleitores do processo político. No meu tempo a transparência na política era uma coisa boa…

  2. Mais uma razão para que quando este bandalho sair de Belèm ter logo à sua espera
    uma carrinha daquelas que carregam os presos e levarem-no logo directamente para uma prisão, assim como deveriam ter feito ao Portas.

    • Ah grande democrata, assim é que é falar. Prendem-se como sempre quem não fôr da nossa opinião.

      E viva a liberdade (nossa) para prender os outros….

  3. Agora bem o chefe da Casa Civil do maior analfabeto que foi presidente da Republica dizer que ele teve de o ajudar exercer o mandato, redigia os discursos, negociava as leis com os PM , ou seja quem foi presidente foi o Liberato e a Dona Maria, deixo um desafio á sociedade civil vamos organizar um cortejo na saído do Cavaco desde Belem á casa da coelha que esta edificada nos terrenos da SLN, quem quer comandar o movimemto ?

RESPONDER

Reino Unido disposto a pagar mais à UE pela fatura do Brexit

O Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou hoje em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco comunitário, segundo informou a BBC. A …

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …