Cavaco Silva negociou em segredo com Sócrates e Passos mais de 300 diplomas

presidencia.pt

O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Em 10 anos de Presidência da República de Cavaco Silva, houve mais de 300 diplomas que foram negociados em absoluto sigilo com os diversos governos que estiveram no poder nesse período.

A revelação foi feita pelo chefe da Casa Civil de Cavaco Silva, Nunes Liberato, que em declarações ao Jornal de Notícias fala do modus operandis do homem que está de saída de Belém.

“Há uma matriz comum neste período, que decorre da própria forrma de trabalhar do presidente, que se pauta pela ausência das permanentes fugas de informação a que assistíamos no passado”, salienta o economista, que chefiou a Casa Civil durante os dois mandatos presidenciais de Cavaco.

“Nos últimos dez anos houve mais de 300 diplomas do governo que foram negociados e alterados na Casa Civil, sem que nunca ninguém soubesse“, destaca ainda Nunes Liberato, assumindo parte dos méritos por esse facto.

Durante os 10 anos de Presidência de Cavaco Silva, houve dois governos liderados por José Sócrates e dois comandados por Passos Coelho, o último dos quais caiu quase antes sequer de começar a exercer, além do actual governo, chefiado por António Costa.

ZAP

8 COMENTÁRIOS

  1. Isto é suposto ser uma coisa boa? Mais de 300 diplomas foram discutidos “às escondidas” sem qualquer transparência; “fugas de informação” ou “informação” aos cidadãos e eleitores do processo político. No meu tempo a transparência na política era uma coisa boa…

  2. Mais uma razão para que quando este bandalho sair de Belèm ter logo à sua espera
    uma carrinha daquelas que carregam os presos e levarem-no logo directamente para uma prisão, assim como deveriam ter feito ao Portas.

    • Ah grande democrata, assim é que é falar. Prendem-se como sempre quem não fôr da nossa opinião.

      E viva a liberdade (nossa) para prender os outros….

  3. Agora bem o chefe da Casa Civil do maior analfabeto que foi presidente da Republica dizer que ele teve de o ajudar exercer o mandato, redigia os discursos, negociava as leis com os PM , ou seja quem foi presidente foi o Liberato e a Dona Maria, deixo um desafio á sociedade civil vamos organizar um cortejo na saído do Cavaco desde Belem á casa da coelha que esta edificada nos terrenos da SLN, quem quer comandar o movimemto ?

RESPONDER

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …

-

PJ está a investigar bilhetes oferecidos pelo Benfica no caso dos emails

A Unidade Nacional de Combate à Corrupção da Polícia Judiciária (PJ) está a investigar o Benfica por bilhetes para jogos de futebol que o clube ofereceu a elementos da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e …

Incêndio em Pedrógão Grande

Fotografia mostra quando começou o incêndio ("muito antes da trovoada")

As suspeitas de que o grande incêndio de Pedrógão Grande foi originado por mão criminosa crescem, com relatos de populares e de bombeiros. E o início do fogo está registado numa fotografia, que será a …

-

Analistas consideram que meta de 1,5% para défice é alcançável

Os analistas contactados pela Lusa consideram que o objetivo do Governo de reduzir o défice para os 1,5% este ano "continua a ser alcançável", depois de o INE ter apurado um défice de 2,1% até …