Eutanásia é inconstitucional e “um salto no desconhecido extremamente perigoso”

5

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva

Aníbal Cavaco Silva argumenta que a despenalização da eutanásia é inconstitucional e é “um salto no desconhecido extremamente perigoso”.

O Orçamento do Estado para 2023 foi aprovado em votação final global na última sexta-feira. A Assembleia da República retoma esta semana a agenda suspensa no final de outubro, preparando-se para fechar um tema bastante polémico: a despenalização da morte medicamente assistida — que poderá ser votada já esta sexta-feira.

A votação na especialidade do texto de substituição sobre a morte medicamente assistida foi adiada em outubro, a pedido do PS, por considerarem que o diploma precisa de uma “análise minuciosa para ter condições” de ser votado na generalidade.

Aníbal Cavaco Silva acredita que a lei da eutanásia é inconstitucional e que “o modo displicente como alguns dos nossos políticos tratam a retirada de vida a um ser humano é condenável e assustador”.

Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo Presidente da República argumentou que a legalização da eutanásia “não respeita o espírito da Constituição” e “autorizar por lei um médico a matar outra pessoa é um salto no desconhecido extremamente perigoso”.

A despenalização desta prática, acrescenta Cavaco, é “mais um sinal da deterioração da qualidade da nossa democracia” e “abre a porta à morte de pessoas em que é duvidosa a sua autorização, como se tem verificado aliás noutros países”.

“São palavras duras, mas há que ter a coragem de dizê-las”, atirou ainda o antigo chefe de Estado.

Daniel Costa, ZAP //

5 Comments

  1. A chamada «Lei das Rendas» elaborada pela ex-Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Maria Graça, também é Inconstitucional.

  2. Inconstitucional , é a falta ou inexistência de un sistema de saúde digno de un País dito desenvolvido ! …. Esta Personagem deveria recatar-se a beira da lareira , antes que venha a vez Dele a ser também a vedeta das primeiras paginas dos tabloïdes por as piores razões ! .

    • Foi durante o período da múmia que Portugal mais cresceu. Essa é que é a realidade. E não foi apenas pelos fundos europeus. Agora recebemos tantos ou mais fundos e não há crescimento nenhum. E até vamos ser ultrapassados por essa grande economia mundial, a Roménia… Qualquer dia vão os Portugueses pedir para os semáforos da Roménia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.