/

Cavaco atira as legislativas para Outubro

António Cotrim / Lusa

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, conversa com empresários e jornalistas durante a viagem entre Lisboa e Oslo na Noruega, 03 de maio de 2015.

O Presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, conversa com empresários e jornalistas durante a viagem entre Lisboa e Oslo, a 3 de maio de 2015.

O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, recordou esta domingo que a única ocasião em que as eleições legislativas se realizaram em setembro foi em 2009, para evitar a coincidência de datas com a realização das eleições autárquicas.

Em conversa informal com os jornalistas durante uma viagem de avião para a Noruega, onde aterrou hoje à noite, o chefe de Estado voltou a ser questionado sobre a data das eleições legislativas, que terão de ocorrer entre 14 de setembro e 14 de outubro, conforme estabelece a Constituição.

Sem revelar a data para que se ‘inclina’, o chefe de Estado adiantou que em Belém já foram “estudadas todas as datas possíveis” e “como foi feito no passado”, nomeadamente em 2009.

“Tive de marcar para 28 de setembro, foi a única vez que as eleições foram em setembro, porque havia uma coincidência com as autárquicas, de tal forma que houve um grande debate se não deviam ocorrer no mesmo dia. Foi em 2009″, referiu Cavaco Silva, lembrando que a maioria dos partidos se opôs à simultaneidade das eleições legislativas e autárquicas.

Por outro lado, continuou, há que pensar em que data é que os partidos terão de entregar as listas de candidatos consoante o fim de semana escolhido para as eleições, pois “a certo momento” o prazo limite “fica nas férias”.

“E há ainda a campanha eleitoral, pois se não têm cuidado ocorre nas praias”, gracejou.

Interrogado se não poderá ser prejudicial escolher o dia 4 de outubro, já que é a véspera do dia da Implantação da República, o Presidente da República encolheu os ombros, declarando apenas: “já não é feriado“.

Na quinta-feira, Cavaco Silva já tinha revelado que iria anunciar a data das eleições legislativas em julho, depois de ouvir os partidos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.