/

Catedral de Santiago de Compostela escondeu autorretrato durante 900 anos

2

Jrjunior223 / Wikimedia

Catedral de Santiago de Compostela, em Espanha

Uma historiadora de arte britânica descobriu na catedral de Santiago de Compostela, em Espanha, um autorretrato de um dos pedreiros que trabalhou na sua construção.

De acordo com o jornal The Guardian, trata-se de uma figura masculina que foi esculpida, no início do século XII, durante a construção da catedral de Santiago de Compostela, no noroeste de Espanha. Ninguém sabia da sua existência, até agora.

A figura está escondida no topo de uma das muitas colunas desta catedral, que é uma das maiores do mundo. Foi descoberta por uma historiadora de arte britânica, que acredita que não era suposto ter sido vista porque é um autorretrato de um dos pedreiros que trabalhou na sua construção.

“Estão normalmente em cantos escuros, onde apenas outro pedreiro poderia encontrá-lo. Este está numa parte do edifício onde terias de ser um pedreiro para estar lá em cima e ver. Está escondido entre um conjunto de capitéis [o topo de uma coluna] que são simples”, declarou Jennifer Alexander, historiadora de arte da Universidade de Warwick, ao The Observer, suplemento de domingo do jornal britânico.

(dr) Jennifer Alexander

“É uma conexão encantadora entre nós e a pessoa que a criou. É quase como se tivesse sido feita apenas para nós vermos por aquelas pessoas que trabalharam na construção do edifício. Claro, esse pedreiro provavelmente não tinha ideia de que teria de esperar tanto tempo para ser localizado”, acrescenta.

Segundo o jornal inglês, apesar do enorme talento dos artesãos, estes eram completamente anónimos e os seus nomes estão perdidos na História. Por isso, esta terá sido a forma mais próxima encontrada pelo pedreiro para assinar a sua obra.

“É uma adorável imagem de um homem pendurado no meio do capitel, como se a sua vida dependesse disso. Está numa fileira de capitéis idênticos, construídos em granito – ‘precisamos de mais 15 com este desenho’ – e de repente há um que é diferente. Por isso achamos que é o próprio pedreiro”, disse Alexander.

A figura esculpida, que tem cerca de 30 centímetros, está representada até a cintura. “Tem um sorrisinho bonito. Está satisfeito consigo mesmo. Está esplendidamente esculpido, com um rosto fortemente caracterizado”, considerou ainda a investigadora.

ZAP //

2 Comments

  1. A historiadora Jennifer Alexander, que descobriu o “soldado”, terá feito um trabalho excelente que nem cabe nas nossas mentes.
    Esta Catedral é muito bela e este soldado podia ser um qualquer, talvez até o padeiro da Catedral. De qualquer modo é de louvar o pedantismo(será?) dum qualquer trolha (pedreiro em Português) que quis imortalizar a sua figura.
    Talvez se lhe devesse chamar o “O pedreiro desconhecido” e dar-lhe outra projeção Turistica. É notória a minha ignorância histórica, mas gostava de ouvir a opinião do Prof Leandro Karnal, sobre tão brilhante descoberta. Obrigado

    • Leandro Karnal? Desmerecendo a historiadora Jennifer Alexander? Só ela merece o reconhecimento por essa descoberta incrível, escondida há 900 anos. Só ela merece estar em todas as entrevistas, sites, lives, o que for. Parabéns, grande historiadora Jennifer Alexander.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.