“Catástrofe” na Madeira devido a chuvas fortes

Brocken Inaglory / Wikimedia

foto: Brocken Inaglory / Wikimedia

foto: Brocken Inaglory / Wikimedia

A freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma “situação de catástrofe completa” devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa.

“É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia”, declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou “o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas”.

O autarca mencionou o caso de uma habitação em que a família teve de ser retirada. “Pelo menos três pessoas ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas devido a esta ocorrência”, referiu.

Ricardo Franco apontou ainda a situação de “uma oficina onde todo o material que se encontrava no andar térreo desapareceu”, inclusive viaturas, bem como quedas de muralhas e muros.

Ao nível da circulação naquela freguesia do norte da Madeira, o responsável referiu que a Via Expresso, principal acesso à localidade, ficou bloqueada devido a uma grande derrocada e que as autoridades demoraram “três horas e meia a abrir um corredor de segurança” e das dificuldades em diversas vias municipais.

“Esta é uma situação extraordinária em termos de chuva, havia o alerta amarelo, e estamos a acudir à situação com máquinas privadas, porque a câmara não dispõe deste tipo de material”, realçou o autarca de Machico.

O responsável informou que com a luz do dia será efetuado “um levantamento dos prejuízos para elaborar um relatório para apresentar ao Governo Regional e a quem de direito para ajudarem”.

A região montanhosa da ilha da Madeira está hoje, até às 17:59, sob aviso laranja, o segundo mais grave da escala de quatro níveis, devido às previsões de chuva e trovoada fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O instituto já tinha colocado na quinta-feira o arquipélago da Madeira sob aviso amarelo – o terceiro mais grave – e mantém este aviso hoje a partir das 18:00 até às 05:59 de sábado.

O aviso amarelo deve-se às condições de chuva e aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, que se prevê para as duas ilhas daquela região.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …

Reembolsos de IRS arrancam em abril

No próximo mês, o fisco vai devolver valores retidos em IRS à medida que os contribuintes entreguem as declarações do imposto e é concluída a liquidação, uma iniciativa da Autoridade Tributária (AT) que arranca na …

Coronavírus pode estar a provocar mais mortes do que as registadas, alertam investigadores

Um grupo de docentes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadores do CINTESIS defendem que o número de vítimas mortais registado durante este período é muito superior ao normalmente reportado. Segundo noticiou o …