Catarina Martins diz que Carlos Costa “não tem condições” para ser governador

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem “cúmplices” do “assalto ao povo angolano”.

Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência das notícias sobre o caso Luanda Leaks.

Segundo o Expresso, para Catarina Martins, os próximos passos passam por Portugal, onde os responsáveis e “cúmplices” no esquema de ocultação de dinheiro de Isabel dos Santos devem ser levados à Justiça ou, como é o caso do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, perder cargos que “não têm condições” para exercer.

“A justiça angolana está a atuar bem e a justiça portuguesa também tem de atuar. [O assalto] foi feito com crime económico, gravíssimo, em Portugal e é preciso que haja responsáveis trazidos à justiça”, disse Catarina Martins, acrescentando que “o Governo português deve fazer a sua parte, porque os interesses de Isabel dos Santos em empresas importantes da indústria, finança ou energia em Portugal põem as empresas em dificuldades”.

Isabel dos Santos não fez o assalto sozinha. Os cúmplices em Portugal foram a elite do poder político e económico”, declarou esta segunda-feira a líder bloquista, que não teve medo de apontar nomes: “são parceiros de negócio” os grupos Sonae, Amorim ou BPI, mas também houve “responsáveis políticos” e “representantes dos Governos PS e PSD” que “saltaram entre o Governo e os interesses da família em Angola”, como Martins da Cruz, Mira Amaral, Teixeira dos Santos ou Durão Barroso.

Em relação à forma como o dinheiro passou por Portugal, Catarina Martins apontou responsabilidades a Carlos Costa. “Não sei quantas vezes o BE já disse que o governador do Banco de Portugal não tem condições para estar à frente do Banco de Portugal. Posso dizer mais uma vez. Só está espantado quem quis fechar os olhos.”

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde andava a Catarina no tempo que a Isabel andava por terras lusas? …ja agora quer ajudar o centeno a ir pra o banco de Portugal?

RESPONDER

Este robô-tartaruga não precisa de circuitos eletrónicos para andar. Basta ar

O robô macio de quatro patas, criado por uma equipa da Universidade da Califórnia, não precisa de nenhum circuito eletrónico para funcionar. Os robôs macios têm captado a atenção dos cientistas e o mais recente, criado …

Norte-americano cria secretária para manter crianças seguras durante os tiroteios nas escolas

Um norte-americano desenvolveu uma secretária à prova de bala para assegurar um lugar seguro às crianças dos Estados Unidos em situações de tiroteio. Passaram três anos desde que, a 14 de fevereiro de 2018, Nikolas Cruz entrou …

A Cidade do México proibiu tampões menstruais com aplicador. Agora, as mulheres estão furiosas

A Cidade do México já tinha proibido outros objetos compostos por plástico, como é o caso de copos e palhinhas, mas agora foi mais longe e resolveu banir os tampões menstruais que contém aplicadores. No …

Benfica 2-0 Rio Ave | Águia volta a voar

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS, três jogos depois. A formação “encarnada” recebeu e venceu o Rio Ave por 2-0, com os dois golos apontados por Haris Seferovic e Pizzi numa segunda parte …

Criança de dois anos cai do 12º andar (mas acaba por ser salva por estafeta)

No passado domingo, em Honói, na capital do Vietname, um estafeta salvou a vida de uma criança de dois anos que caiu do 12° andar de um prédio. Nguyen Ngoc Manh é agora conhecido como …

Em França, livrarias e lojas de discos são agora "comércio essencial"

O decreto de lei do Governo francês, publicado na última sexta-feira, incluiu as livrarias e lojas de discos na lista do chamado "comércio essencial", podendo permanecer abertas em caso de confinamento. Em declarações à agência France-Presse, …

Icebergue maior que Nova Iorque parte-se perto de estação de investigação na Antártida

Um icebergue gigante partiu-se esta sexta-feira na plataforma de gelo de Brunt, na Antártida, perto de um posto de investigação do British Antartic Survey (BAS). O bloco de gelo, com 1.270 quilómetros quadrados, será ainda maior …

A Greenpeace está a atirar pedras gigantes para o Mar do Norte. Eis a razão

Na semana passada, a Greenpeace atirou pedras gigantes ao mar ao redor do Reino Unido. Esta ação faz parte do objetivo da organização de acabar com os barcos de pesca de arrasto no fundo do …

Deco avança para tribunal contra Apple por manipulação de desempenho dos iPhones 6

A Deco Proteste anunciou esta segunda-feira que avançou com uma ação judicial contra a Apple, acusando-a de práticas enganosas por ter manipulado os iPhones 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus para se tornarem obsoletos …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: pouco Festival no FC Porto-Sporting

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-0-0-sporting-o-musical Está bem: Futebol Clube do Porto contra Sporting Clube de Portugal. Segundo classificado recebe o líder. Jogo que pode praticamente definir o novo campeão nacional de futebol. O encontro é naquele estádio junto ao centro …