Catarina Martins diz que Carlos Costa “não tem condições” para ser governador

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem “cúmplices” do “assalto ao povo angolano”.

Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência das notícias sobre o caso Luanda Leaks.

Segundo o Expresso, para Catarina Martins, os próximos passos passam por Portugal, onde os responsáveis e “cúmplices” no esquema de ocultação de dinheiro de Isabel dos Santos devem ser levados à Justiça ou, como é o caso do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, perder cargos que “não têm condições” para exercer.

“A justiça angolana está a atuar bem e a justiça portuguesa também tem de atuar. [O assalto] foi feito com crime económico, gravíssimo, em Portugal e é preciso que haja responsáveis trazidos à justiça”, disse Catarina Martins, acrescentando que “o Governo português deve fazer a sua parte, porque os interesses de Isabel dos Santos em empresas importantes da indústria, finança ou energia em Portugal põem as empresas em dificuldades”.

Isabel dos Santos não fez o assalto sozinha. Os cúmplices em Portugal foram a elite do poder político e económico”, declarou esta segunda-feira a líder bloquista, que não teve medo de apontar nomes: “são parceiros de negócio” os grupos Sonae, Amorim ou BPI, mas também houve “responsáveis políticos” e “representantes dos Governos PS e PSD” que “saltaram entre o Governo e os interesses da família em Angola”, como Martins da Cruz, Mira Amaral, Teixeira dos Santos ou Durão Barroso.

Em relação à forma como o dinheiro passou por Portugal, Catarina Martins apontou responsabilidades a Carlos Costa. “Não sei quantas vezes o BE já disse que o governador do Banco de Portugal não tem condições para estar à frente do Banco de Portugal. Posso dizer mais uma vez. Só está espantado quem quis fechar os olhos.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde andava a Catarina no tempo que a Isabel andava por terras lusas? …ja agora quer ajudar o centeno a ir pra o banco de Portugal?

RESPONDER

Trump invoca lei de guerra para conseguir mais ventiladores

Donald Trump invocou uma lei de guerra para obrigar a General Motors a fabricar ventiladores. Os Estados Unidos são o país com o maior número de infetados em todo o mundo. Os Estados Unidos tornaram-se nesta …

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …