Catarina Martins diz que Carlos Costa “não tem condições” para ser governador

António Pedro Santos / Lusa

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem “cúmplices” do “assalto ao povo angolano”.

Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência das notícias sobre o caso Luanda Leaks.

Segundo o Expresso, para Catarina Martins, os próximos passos passam por Portugal, onde os responsáveis e “cúmplices” no esquema de ocultação de dinheiro de Isabel dos Santos devem ser levados à Justiça ou, como é o caso do governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, perder cargos que “não têm condições” para exercer.

“A justiça angolana está a atuar bem e a justiça portuguesa também tem de atuar. [O assalto] foi feito com crime económico, gravíssimo, em Portugal e é preciso que haja responsáveis trazidos à justiça”, disse Catarina Martins, acrescentando que “o Governo português deve fazer a sua parte, porque os interesses de Isabel dos Santos em empresas importantes da indústria, finança ou energia em Portugal põem as empresas em dificuldades”.

Isabel dos Santos não fez o assalto sozinha. Os cúmplices em Portugal foram a elite do poder político e económico”, declarou esta segunda-feira a líder bloquista, que não teve medo de apontar nomes: “são parceiros de negócio” os grupos Sonae, Amorim ou BPI, mas também houve “responsáveis políticos” e “representantes dos Governos PS e PSD” que “saltaram entre o Governo e os interesses da família em Angola”, como Martins da Cruz, Mira Amaral, Teixeira dos Santos ou Durão Barroso.

Em relação à forma como o dinheiro passou por Portugal, Catarina Martins apontou responsabilidades a Carlos Costa. “Não sei quantas vezes o BE já disse que o governador do Banco de Portugal não tem condições para estar à frente do Banco de Portugal. Posso dizer mais uma vez. Só está espantado quem quis fechar os olhos.”

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Onde andava a Catarina no tempo que a Isabel andava por terras lusas? …ja agora quer ajudar o centeno a ir pra o banco de Portugal?

RESPONDER

Costa sugere a Marcelo condecoração da CGTP no 50.º aniversário da central sindical

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira ter sugerido ao Presidente da República a condecoração da CGTP, numa mensagem de felicitação pelos 50 anos da central sindical em que destaca a necessidade de proteger trabalho e rendimentos …

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …