O governo da Catalunha ordenou, este sábado, um novo confinamento de uma zona com 200.000 habitantes, nas proximidades de Mérida, no nordeste espanhol. Com a identificação de um novo surto na zona de Lugo, a região nordeste da Galiza também vai impor restrições a 70 mil pessoas.
O presidente da região da Catalunha ordenou, no sábado, o confinamento de cerca de 200.000 habitantes em redor da cidade de Mérida, no nordeste espanhol, devido à multiplicação dos casos de contágio do novo coronavírus.
“Decidimos confinar a zona de Segria [nos arredores de Lérida] com base nos dados que confirmam um crescimento muito importante do número de contágios de covid-19”, afirmou Quim Torra, o independentista presidente da região catalã, indicando que o confinamento entrou em vigor às 12:00 locais (11:00 em Portugal).
Nesse sentido, ficam restringidas as entradas e saídas da zona afetada e estão proibidas concentrações com mais de 10 pessoas em espaços privados e públicos, entre outras medidas.
O presidente da Generalitat, que não avançou números específicos, tomou a decisão depois de terem sido detetados nove focos ativos de covid-19.
Depois da Catalunha, Espanha voltou a dar um passo atrás no desconfinamento, desta vez com a identificação de um novo surto na zona de Lugo, a região nordeste da Galiza, e vai impor restrições a 70 mil pessoas durante, pelo menos, cinco dias.
De acordo com a RTP, nos últimos dias foi identificado um surto nesta zona do norte da Galiza, que já causou mais de 100 infeções. Embora seja um destino turístico popular nesta altura, as autoridades decidiram impor novas restrições aos cerca de 70 mil habitantes da localidade costeira de A Marina.
As medidas vão estar em vigor durante cinco dias – a partir da meia-noite de segunda-feira e até ao fim do dia de sexta-feira – , mas os autarcas admitem prolongar as restrições, mesmo havendo eleições regionais no próximo domingo. Serão limitados e reduzidos os horários de todos os serviços públicos e privados, assim como as lotações em espaços públicos e comerciais.
O ministro regional de Saúde, Jesus Vazquez Almuina, disse numa conferência de imprensa que os novos surtos estavam associados a vários bares da região. As autoridades regionais de saúde contabilizaram 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Mérida é na Extremadura não na Catalunha. Provavelmente queriam dizer Lérida (ou Lleida em catalão)
“localidade costeira de A Marina”
La Mariña (en gallego A Mariña) es una zona situada en el norte de la provincia de Lugo, en la comunidad autónoma de Galicia, en el noroeste de España. Con una superficie de 1660 kilómetros cuadrados y una población de más de 80 000 habitantes, está dividida en tres comarcas: La Mariña Occidental, La Mariña Central y La Mariña Oriental.
Los municipios que la conforman son los siguientes: limitando al mar están, de este a oeste, Ribadeo, Barreiros, Foz, Burela, Cervo, Jove, Vivero y Vicedo. En la franja interior están los municipios de Trabada, Puentenuevo, Lorenzana, Mondoñedo, Alfoz, Valle de Oro y Orol.
(https://es.wikipedia.org/wiki/La_Mari%C3%B1a)