Espanha dá passo atrás: Restringe 200 mil pessoas na Catalunha e 70 mil na Galiza

O governo da Catalunha ordenou, este sábado, um novo confinamento de uma zona com 200.000 habitantes, nas proximidades de Mérida, no nordeste espanhol. Com a identificação de um novo surto na zona de Lugo, a região nordeste da Galiza também vai impor restrições a 70 mil pessoas. 

O presidente da região da Catalunha ordenou, no sábado, o confinamento de cerca de 200.000 habitantes em redor da cidade de Mérida, no nordeste espanhol, devido à multiplicação dos casos de contágio do novo coronavírus.

“Decidimos confinar a zona de Segria [nos arredores de Lérida] com base nos dados que confirmam um crescimento muito importante do número de contágios de covid-19”, afirmou Quim Torra, o independentista presidente da região catalã, indicando que o confinamento entrou em vigor às 12:00 locais (11:00 em Portugal).

Nesse sentido, ficam restringidas as entradas e saídas da zona afetada e estão proibidas concentrações com mais de 10 pessoas em espaços privados e públicos, entre outras medidas.

O presidente da Generalitat, que não avançou números específicos, tomou a decisão depois de terem sido detetados nove focos ativos de covid-19.

Depois da Catalunha, Espanha voltou a dar um passo atrás no desconfinamento, desta vez com a identificação de um novo surto na zona de Lugo, a região nordeste da Galiza, e vai impor restrições a 70 mil pessoas durante, pelo menos, cinco dias.

De acordo com a RTP, nos últimos dias foi identificado um surto nesta zona do norte da Galiza, que já causou mais de 100 infeções. Embora seja um destino turístico popular nesta altura, as autoridades decidiram impor novas restrições aos cerca de 70 mil habitantes da localidade costeira de A Marina.

As medidas vão estar em vigor durante cinco dias – a partir da meia-noite de segunda-feira e até ao fim do dia de sexta-feira – , mas os autarcas admitem prolongar as restrições, mesmo havendo eleições regionais no próximo domingo. Serão limitados e reduzidos os horários de todos os serviços públicos e privados, assim como as lotações em espaços públicos e comerciais.

O ministro regional de Saúde, Jesus Vazquez Almuina, disse numa conferência de imprensa que os novos surtos estavam associados a vários bares da região. As autoridades regionais de saúde contabilizaram 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. “localidade costeira de A Marina”
    La Mariña (en gallego A Mariña) es una zona situada en el norte de la provincia de Lugo, en la comunidad autónoma de Galicia, en el noroeste de España. Con una superficie de 1660 kilómetros cuadrados y una población de más de 80 000 habitantes, está dividida en tres comarcas: La Mariña Occidental, La Mariña Central y La Mariña Oriental.
    Los municipios que la conforman son los siguientes: limitando al mar están, de este a oeste, Ribadeo, Barreiros, Foz, Burela, Cervo, Jove, Vivero y Vicedo. En la franja interior están los municipios de Trabada, Puentenuevo, Lorenzana, Mondoñedo, Alfoz, Valle de Oro y Orol.
    (https://es.wikipedia.org/wiki/La_Mari%C3%B1a)

RESPONDER

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …