Um cata-vento “ao menos tem pontos cardeais, Rui Rio não tem”

Mário Cruz / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

O líder do PS, António Costa, comparou este domingo o presidente do PSD, Rui Rio, a “um cata-vento” e alertou para os perigos democráticos da “contaminação do PSD pelas ideias do Chega”.

“Um cata-vento tem uma grande vantagem sobre o dr. Rui Rio: é que um cata-vento ao menos tem pontos cardeais, o dr. Rui Rio não tem”, afirmou o líder socialista e primeiro-ministro em entrevista ao DN, JN e TSF, publicada este domingo na revista Notícias Magazine.

A propósito da possibilidade de existir um acordo na justiça entre os dois maiores partidos, o secretário-geral do PS faz duras críticas ao líder social-democrata,

Segundo António Costa, o PSD que “desistiu de disputar o centro com o PS e a única coisa que agora quer disputar é ali 2 ou 3% dos votos com o Chega”, tendo feito um acordo nos Açores e “já importou uma senhora para candidata à Câmara da Amadora”, Suzana Garcia.

Ainda no capítulo da justiça, Costa acusou Rio de “meter os princípios na gaveta” no processo de Tancos, que envolve o ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes, ao fazer “julgamento de tabacaria” porque “dava-lhe jeito para ganhar votos. Os princípios não se metem na gaveta, praticam-se mesmo quando são difíceis”, afirmou.

Ainda segundo o líder do PS, Rio “apareceu na liderança do PSD como querendo disputar o centro ao PS e agora já está naquela fase de disputar a direita ao Chega”.

“Muito mais perigoso do que o Chega é a contaminação do PSD pelas ideias do Chega. E essa contaminação surge quer no estilo de intervenção política, quer no conjunto de propostas que apresenta, quer nesta incoerência onde se diz tudo o que é popular”, acrescentou.

Outro perigo que identificou “nestes partidos de extrema-direita, é que vão-se infiltrando, não é organicamente, mas vão condicionando politicamente os partidos da direita democrática”.

Na primeira parte desta entrevista, António Costa admitiu que o PS deve “tirar conclusões” do processo Marquês, em que é acusado o ex-líder José Sócrates, mas que só o deve fazer “quando este caso terminar”.

Ainda este domingo, Rui Rio, respondeu à “entrevista rasteira” do primeiro-ministro, acusando António Costa de hipocrisia pelas críticas que lhe fez na área da justiça. “Diz isto, na semana em que o Parlamento Europeu o critica pela politização que fez na nomeação do procurador europeu. Que hipocrisia!”, escreveu no Twitter o líder do PSD.

Rio acusa Costa de hipocrisia em entrevista “rasteira”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. E eu comparo o Dr. António Costa a um arlequim. Ao menos um arlequim veste aquilo que é, o Sr. Dr. António Costa veste-se conforme lhe dá mais jeito!!

  2. É capaz de ser tão verdade quanto o autor da frase ser um autêntico charlatão. E as provas são mais que muitas.

  3. LOL, O rio não tem pontos cardeais nem nada isso é a tua sorte. Mas não critiques mais quem te apoia…. Triste PSD.

    CHEGA!!!

  4. Afirmações destas só poderão vir de um indivíduo que sempre teve a mania da vigarice para atingir os seus objetivos, assim foi dentro do seu próprio partido e depois ao alcançar o lugar de 1º ministro, portanto a moral é pouca, para ele conta mais a ambição, não importa o preço.

    • Vigarice para alcançar o cargo de 1º Ministro não houve, porque a maioria do povo estava representada nessa coligação. Mas nesta entrevista foi muito deselegante e usou uma linguagem pouco própria para um Estadista que quer granjear o respeito dos seus concidadãos.
      Já é tempo da crítica politica ser feita com elevação, venha de onde vier………..

      • Claro que4 não houve, acordos pós eleitorais e sem avisar os ditos eleitores, criando uma situação política, que os portugueses não anteviram nem votaram, é fantástico, Melga! Uau que democracia!

  5. A Rosa dos ventos é que tem pontos cardeais, colaterais e subcolaterais! O catavento mede a direcção do vento! Mas o 1º Ministro admitiu ser um catavento! só que não sabe o que são pontos cardeais!! mas que chatice!

RESPONDER

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …