Cassete inédita com os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua vai a leilão

Gary George, um engenheiro mecânico reformado de 65 anos, que foi estagiário da Nasa, está a um passo de ficar milionário.

Entre as cassetes que comprou num leilão de excedentes do governo norte-americano, em 1976, contém o registo dos primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na Lua. Depois de ter posto o homem na Lua, a 20 de julho de 1969, a NASA gravava as suas cassetes por cima ou vendia-as para conter despesas, contou à Reuters, por telefone Gary George, que era estudante universitário quando comprou em leilão.

Não fazia ideia do valor que elas tinha. Vendia as cassetes aos canais de televisão para as reutilizarem”, contou àquela agência noticiosa internacional o engenheiro mecânico reformado que vive em Las Vegas.

Três delas, porém, parecem ter um grande valor, de acordo com o Diário de Notícias. Uma contém imagens dos primeiros passos da Lua de Armstrong e também das suas famosas palavras: “Este é um pequeno passo para o homem mas um salto gigante para a humanidade”.

Quem reparou nas cassetes foi o pai de George, num dia em que estava a juntá-las para doar, no âmbito de uma campanha para ajudar uma igreja a pagar taxas. “O meu pai era muito interessado no programa espacial e disse-me: “Acho que devias ficar com estas. Podem valer alguma coisa um dia mais tarde”. Foi por isso que as guardei e andei com elas por todo o país. Foi assim que sobreviveram. Durante 43 anos”.

A NASA admitiu, em 2006, que tinha perdido o rasto das cassetes originais com o registo da chegada do homem à Lua. Dois anos mais tarde, passando férias com um amigo que trabalhou para a NASA, George ouviu-o dizer que tinha sido encarregado de encontrar os originais. E, na altura, pensou: “Bolas, sou eu que as tenho”.

Na altura, não tinha forma de visionar o conteúdo das cassetes, não sabia bem o que estava filmado. Mas depois de encetar conversações com a NASA, foi a um estúdio de cinema na Califórnia, onde viu o conteúdo pela primeira vez.

O som e as imagens que constam nela foram transmitidos por uma câmara que Armstrong levou e permanece na Lua até hoje, 50 anos depois de Armstrong e Aldrin terem alunado o módulo Eagle no âmbito do voo espacial Apollo 11.

As cassetes vão ser leiloadas a 20 de julho pela Sotheby’s, em Nova Iorque, devendo atingir os dois milhões de dólares, segundo indicou, também à Reuters, a porta-voz da leiloeira, Hallie Freer. As cassetes mostram também o astronauta Buzz Aldrin a caminhar quase sem gravidade nenhuma e a sua conversa com o presidente Richard Nixon, a fixação da bandeira dos EUA na superfície da Lua e a recolha de pedras e amostras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …