Cassete inédita com os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua vai a leilão

Gary George, um engenheiro mecânico reformado de 65 anos, que foi estagiário da Nasa, está a um passo de ficar milionário.

Entre as cassetes que comprou num leilão de excedentes do governo norte-americano, em 1976, contém o registo dos primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na Lua. Depois de ter posto o homem na Lua, a 20 de julho de 1969, a NASA gravava as suas cassetes por cima ou vendia-as para conter despesas, contou à Reuters, por telefone Gary George, que era estudante universitário quando comprou em leilão.

Não fazia ideia do valor que elas tinha. Vendia as cassetes aos canais de televisão para as reutilizarem”, contou àquela agência noticiosa internacional o engenheiro mecânico reformado que vive em Las Vegas.

Três delas, porém, parecem ter um grande valor, de acordo com o Diário de Notícias. Uma contém imagens dos primeiros passos da Lua de Armstrong e também das suas famosas palavras: “Este é um pequeno passo para o homem mas um salto gigante para a humanidade”.

Quem reparou nas cassetes foi o pai de George, num dia em que estava a juntá-las para doar, no âmbito de uma campanha para ajudar uma igreja a pagar taxas. “O meu pai era muito interessado no programa espacial e disse-me: “Acho que devias ficar com estas. Podem valer alguma coisa um dia mais tarde”. Foi por isso que as guardei e andei com elas por todo o país. Foi assim que sobreviveram. Durante 43 anos”.

A NASA admitiu, em 2006, que tinha perdido o rasto das cassetes originais com o registo da chegada do homem à Lua. Dois anos mais tarde, passando férias com um amigo que trabalhou para a NASA, George ouviu-o dizer que tinha sido encarregado de encontrar os originais. E, na altura, pensou: “Bolas, sou eu que as tenho”.

Na altura, não tinha forma de visionar o conteúdo das cassetes, não sabia bem o que estava filmado. Mas depois de encetar conversações com a NASA, foi a um estúdio de cinema na Califórnia, onde viu o conteúdo pela primeira vez.

O som e as imagens que constam nela foram transmitidos por uma câmara que Armstrong levou e permanece na Lua até hoje, 50 anos depois de Armstrong e Aldrin terem alunado o módulo Eagle no âmbito do voo espacial Apollo 11.

As cassetes vão ser leiloadas a 20 de julho pela Sotheby’s, em Nova Iorque, devendo atingir os dois milhões de dólares, segundo indicou, também à Reuters, a porta-voz da leiloeira, Hallie Freer. As cassetes mostram também o astronauta Buzz Aldrin a caminhar quase sem gravidade nenhuma e a sua conversa com o presidente Richard Nixon, a fixação da bandeira dos EUA na superfície da Lua e a recolha de pedras e amostras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …