Cassete inédita com os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua vai a leilão

Gary George, um engenheiro mecânico reformado de 65 anos, que foi estagiário da Nasa, está a um passo de ficar milionário.

Entre as cassetes que comprou num leilão de excedentes do governo norte-americano, em 1976, contém o registo dos primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na Lua. Depois de ter posto o homem na Lua, a 20 de julho de 1969, a NASA gravava as suas cassetes por cima ou vendia-as para conter despesas, contou à Reuters, por telefone Gary George, que era estudante universitário quando comprou em leilão.

Não fazia ideia do valor que elas tinha. Vendia as cassetes aos canais de televisão para as reutilizarem”, contou àquela agência noticiosa internacional o engenheiro mecânico reformado que vive em Las Vegas.

Três delas, porém, parecem ter um grande valor, de acordo com o Diário de Notícias. Uma contém imagens dos primeiros passos da Lua de Armstrong e também das suas famosas palavras: “Este é um pequeno passo para o homem mas um salto gigante para a humanidade”.

Quem reparou nas cassetes foi o pai de George, num dia em que estava a juntá-las para doar, no âmbito de uma campanha para ajudar uma igreja a pagar taxas. “O meu pai era muito interessado no programa espacial e disse-me: “Acho que devias ficar com estas. Podem valer alguma coisa um dia mais tarde”. Foi por isso que as guardei e andei com elas por todo o país. Foi assim que sobreviveram. Durante 43 anos”.

A NASA admitiu, em 2006, que tinha perdido o rasto das cassetes originais com o registo da chegada do homem à Lua. Dois anos mais tarde, passando férias com um amigo que trabalhou para a NASA, George ouviu-o dizer que tinha sido encarregado de encontrar os originais. E, na altura, pensou: “Bolas, sou eu que as tenho”.

Na altura, não tinha forma de visionar o conteúdo das cassetes, não sabia bem o que estava filmado. Mas depois de encetar conversações com a NASA, foi a um estúdio de cinema na Califórnia, onde viu o conteúdo pela primeira vez.

O som e as imagens que constam nela foram transmitidos por uma câmara que Armstrong levou e permanece na Lua até hoje, 50 anos depois de Armstrong e Aldrin terem alunado o módulo Eagle no âmbito do voo espacial Apollo 11.

As cassetes vão ser leiloadas a 20 de julho pela Sotheby’s, em Nova Iorque, devendo atingir os dois milhões de dólares, segundo indicou, também à Reuters, a porta-voz da leiloeira, Hallie Freer. As cassetes mostram também o astronauta Buzz Aldrin a caminhar quase sem gravidade nenhuma e a sua conversa com o presidente Richard Nixon, a fixação da bandeira dos EUA na superfície da Lua e a recolha de pedras e amostras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Se não quer que a Alexa e a Siri ouçam a sua vida privada, basta usar uma "pulseira do silêncio"

Uma equipa de professores de ciência da computação da Universidade de Chicago inventou uma pulseira especial que interfere com todos os microfones próximos, incluindo os dos altifalantes e assistentes inteligentes. As câmaras de segurança e altifalantes …

Algoritmo analisa textos de Edgar Allan Poe e indica que autor pode não ter cometido suicídio

Através de um algoritmo que identifica marcadores linguísticos de depressão e cognição suicida, investigadores norte-americanos que o escritor Edgar Allan Poe pode não ter cometido suicídio. Nesta análise, investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos …

Mudanças climáticas estão a secar um rio que fornece água a milhões de pessoas nos Estados Unidos

As mudanças climáticas reduziram drasticamente o fluxo do rio Colorado, nos Estados Unidos, deixando em risco o abastecimento de cerca de 40 milhões de pessoas e milhões de hectares de terrenos agrícolas. O alerta consta …

Trump vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, anunciou na segunda-feira que vai vender helicópteros militares à Índia no valor de 2,7 mil milhões de euros, à chegada à cidade de Ahmedabad, para uma visita …

Vale e Azevedo livre de processo de desvio de fundos do Benfica

O Tribunal Judicial de Lisboa declarou a prescrição do processo em que o antigo presidente do Benfica João Vale e Azevedo era acusado de ter desviado dinheiro do clube. O Tribunal Judicial de Lisboa declarou, na …

O Pentágono acabou de simular uma guerra nuclear com a Rússia

O Pentágono realizou um exercício de treino na semana passada, no qual simulou uma guerra nuclear com a Rússia. Apesar de ser comum passar por conflitos simulados, é incomum divulgá-los.  De acordo com a National Defense …

Novo passaporte britânico é desenhado em França e feito na Polónia

A ministra do Interior britânica, Priti Patel, apresentou no sábado os novos passaportes. Começam a ser emitidos em março e recuperam a cor azul que tinham antes de 1988, quando o Reino Unido se juntou …

Confirmados resultados das presidenciais da Guiné-Bissau e vitória de Sissoco Embaló

A Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau confirmou os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou esta terça-feira os resultados das eleições presidenciais …

Multimilionário Warren Buffett revela qual é "o melhor negócio do mundo"

O investidor e empresário norte-americano Warren Buffett revelou que, para ele, a Apple é "o melhor negócio do mundo" na segunda-feira, durante uma entrevista ao canal da CNBC. Em declarações ao canal, o multimilionário de 89 …

"Até Ronaldinho foi melhor do que Lionel Messi", diz antigo guarda-redes argentino

O ex-guarda-redes argentino Hugo Gatti disse que Lionel Messi "está muito longe" em comparação com os jogadores que viu jogar. O antigo guarda-redes argentino Hugo Gatti falou sobre Lionel Messi e comparou o internacional albiceleste com …