Cassete inédita com os primeiros passos de Neil Armstrong na Lua vai a leilão

Gary George, um engenheiro mecânico reformado de 65 anos, que foi estagiário da Nasa, está a um passo de ficar milionário.

Entre as cassetes que comprou num leilão de excedentes do governo norte-americano, em 1976, contém o registo dos primeiros passos do astronauta Neil Armstrong na Lua. Depois de ter posto o homem na Lua, a 20 de julho de 1969, a NASA gravava as suas cassetes por cima ou vendia-as para conter despesas, contou à Reuters, por telefone Gary George, que era estudante universitário quando comprou em leilão.

Não fazia ideia do valor que elas tinha. Vendia as cassetes aos canais de televisão para as reutilizarem”, contou àquela agência noticiosa internacional o engenheiro mecânico reformado que vive em Las Vegas.

Três delas, porém, parecem ter um grande valor, de acordo com o Diário de Notícias. Uma contém imagens dos primeiros passos da Lua de Armstrong e também das suas famosas palavras: “Este é um pequeno passo para o homem mas um salto gigante para a humanidade”.

Quem reparou nas cassetes foi o pai de George, num dia em que estava a juntá-las para doar, no âmbito de uma campanha para ajudar uma igreja a pagar taxas. “O meu pai era muito interessado no programa espacial e disse-me: “Acho que devias ficar com estas. Podem valer alguma coisa um dia mais tarde”. Foi por isso que as guardei e andei com elas por todo o país. Foi assim que sobreviveram. Durante 43 anos”.

A NASA admitiu, em 2006, que tinha perdido o rasto das cassetes originais com o registo da chegada do homem à Lua. Dois anos mais tarde, passando férias com um amigo que trabalhou para a NASA, George ouviu-o dizer que tinha sido encarregado de encontrar os originais. E, na altura, pensou: “Bolas, sou eu que as tenho”.

Na altura, não tinha forma de visionar o conteúdo das cassetes, não sabia bem o que estava filmado. Mas depois de encetar conversações com a NASA, foi a um estúdio de cinema na Califórnia, onde viu o conteúdo pela primeira vez.

O som e as imagens que constam nela foram transmitidos por uma câmara que Armstrong levou e permanece na Lua até hoje, 50 anos depois de Armstrong e Aldrin terem alunado o módulo Eagle no âmbito do voo espacial Apollo 11.

As cassetes vão ser leiloadas a 20 de julho pela Sotheby’s, em Nova Iorque, devendo atingir os dois milhões de dólares, segundo indicou, também à Reuters, a porta-voz da leiloeira, Hallie Freer. As cassetes mostram também o astronauta Buzz Aldrin a caminhar quase sem gravidade nenhuma e a sua conversa com o presidente Richard Nixon, a fixação da bandeira dos EUA na superfície da Lua e a recolha de pedras e amostras.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …