//

Caso Ihor ainda não chegou ao fim. MP quer constituir mais sete arguidos envolvidos na morte

2

(dr)

Após a condenação de três inspetores do SEF pela morte do cidadão ucraniano, agora o Ministério Público (MP) quer constituir mais sete arguidos: Sérgio Henriques, o diretor que lhes deu a ordem para irem “acalmar” Ihor, os dois chefes diretos dos condenados e quatro seguranças.

No julgamento da morte de Ihor Homeniuk ficou claro que a morte do imigrante ucraniano podia ter sido evitada se algumas das pessoas – seguranças e responsáveis do SEF – que estiveram no aeroporto na noite de 11 de março de 2020 tivessem ajudado.

Agora, o Ministério Público quer proceder criminalmente contra Sérgio Henriques, que era diretor de Fronteiras de Lisboa quando Ihor morreu, o inspetor coordenador João Agostinho e o inspetor chefe João Diogo, e ainda contra quatro funcionários da empresa de segurança privada Prestibel – Manuel Correia, Paulo Marcelo, Jorge Pimenta e Rui Rebelo.

De acordo com o DN, tanto o juiz como a procuradora do processo concluíram que o depoimento das testemunhas era suficiente para implicar mais suspeitos no caso e agora a magistrada Leonor Machado mandou uma certidão para o DIAP para acusar mais sete arguidos.

Em causa estão então para já os crimes de omissão de auxílio – no caso tanto dos inspetores como dos seguranças – e de ofensas à integridade física graves qualificadas quanto aos seguranças Paulo Marcelo e Manuel Correia, que admitiram, quer na fase de inquérito quer ao depor em tribunal, terem, na noite de 11 para 12 de março, manietado Ihor com fita adesiva.

A qualificação deste crime, com pena máxima prevista de quatro anos, advém, segundo o requerimento do MP, do facto de as ofensas à integridade física terem sido produzidas em circunstâncias que revelam “especial censurabilidade ou perversidade”.

Segundo o acórdão que levou à condenação dos três inspetores a penas de nove e sete anos de prisão por ofensas corporais graves agravadas pelo resultado (morte), Ihor agonizou durante oito horas depois de ter sido espancado.

“Este caso revelou o pior da condição humana”, concluiu durante o julgamento a procuradora Leonor Machado. “Não intervieram porque não se quiseram responsabilizar”, cita o Expresso.

ZAP //

2 Comments

  1. Finalmente em Portugal, gente que ganha pela tabela de cargo com responsabilidade é chamada para se justificar. Normalmente neste país ninguém é responsável, mas gostam do dinheirinho extra

  2. Caso não se tratasse de um cidadão estrangeiro isto nunca teria chegado a estes pontos e vem demonstrar a cumplicidade, irresponsabilidade e falta de profissionalismo destes membros que por usarem uma farda ou uns galões já se imaginam donos disto tudo sem formação nem princípios morais para assumirem os cargos que ocupam.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.