Casas de Álvaro Sobrinho penhoradas por suspeitas de branqueamento de 80 milhões

A justiça portuguesa penhorou cinco apartamentos de luxo em Cascais ao empresário angolano Álvaro Sobrinho, no âmbito da investigação em torno de suspeitas do branqueamento de, pelo menos, 80 milhões de euros.

O Correio da Manhã salienta que o processo que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) motivou o arresto dos imóveis de Álvaro Sobrinho no Estoril Sol Residence, em Cascais, de modo a “garantir o pagamento de um valor ainda não totalmente apurado”.

Até agora o Ministério Público apurou que o empresário angolano, que foi presidente do BES Angola, terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros.

Os apartamentos de luxo foram convertidos em definitivo a favor do Ministério Público em Maio passado, conforme adianta o Correio da Manhã.

Só um desses imóveis estaria ainda em nome de Álvaro Sobrinho e da esposa, enquanto os restantes estariam no nome dos filhos do casal.

Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco.

Licenciado em Matemática e Estatística na Universidade Nova de Lisboa, o empresário angolano subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.

Ricardo Salgado acusa Álvaro Sobrinho de gestão danosa no BES Angola e de ser um dos culpados da queda do BES.

O empresário angolano esteve envolvido nas investigações do caso Monte Branco, um processo em torno de suspeitas de branqueamento de capitais e de fraude fiscal, que implicou também Ricardo Salgado.

Álvaro Sobrinho foi investigado enquanto accionista da Akoya, uma entidade gestora de fortunas sediada na Suíça que tinha entre os seus clientes Ricardo Salgado.

O ex-presidente do BES chegou a prestar declarações no âmbito do processo e deu muito que falar uma comissão milionária que recebeu proveniente de Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre os arrestos, tudo bem. Sobre a falta de prisão, TUDO MAL. Se fosse outra gente, já lá estava há muito tempo.

  2. Porque é que só os apartamentos forram arrestados???
    Se está comprovado que Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco, porque é que não foram também arrestados estes bens???
    Presidente do BES Angola . . . gestão danosa no BES Angola . . . caso Monte Branco . . . investigado enquanto accionista da Akoya . . . terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros . . . e fora o que não sabemos.
    Onde estão os quase 5.000 milhões de euros que ”desapareceram” no BES Angola???
    E continua solto.

  3. O empresário(???) angolano Álvaro Sobrinho subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.
    Zangaram-se as comadres mas, infelizmente, não se descobriram as verdades. É pena.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …