Casas de Álvaro Sobrinho penhoradas por suspeitas de branqueamento de 80 milhões

A justiça portuguesa penhorou cinco apartamentos de luxo em Cascais ao empresário angolano Álvaro Sobrinho, no âmbito da investigação em torno de suspeitas do branqueamento de, pelo menos, 80 milhões de euros.

O Correio da Manhã salienta que o processo que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) motivou o arresto dos imóveis de Álvaro Sobrinho no Estoril Sol Residence, em Cascais, de modo a “garantir o pagamento de um valor ainda não totalmente apurado”.

Até agora o Ministério Público apurou que o empresário angolano, que foi presidente do BES Angola, terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros.

Os apartamentos de luxo foram convertidos em definitivo a favor do Ministério Público em Maio passado, conforme adianta o Correio da Manhã.

Só um desses imóveis estaria ainda em nome de Álvaro Sobrinho e da esposa, enquanto os restantes estariam no nome dos filhos do casal.

Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco.

Licenciado em Matemática e Estatística na Universidade Nova de Lisboa, o empresário angolano subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.

Ricardo Salgado acusa Álvaro Sobrinho de gestão danosa no BES Angola e de ser um dos culpados da queda do BES.

O empresário angolano esteve envolvido nas investigações do caso Monte Branco, um processo em torno de suspeitas de branqueamento de capitais e de fraude fiscal, que implicou também Ricardo Salgado.

Álvaro Sobrinho foi investigado enquanto accionista da Akoya, uma entidade gestora de fortunas sediada na Suíça que tinha entre os seus clientes Ricardo Salgado.

O ex-presidente do BES chegou a prestar declarações no âmbito do processo e deu muito que falar uma comissão milionária que recebeu proveniente de Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre os arrestos, tudo bem. Sobre a falta de prisão, TUDO MAL. Se fosse outra gente, já lá estava há muito tempo.

  2. Porque é que só os apartamentos forram arrestados???
    Se está comprovado que Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco, porque é que não foram também arrestados estes bens???
    Presidente do BES Angola . . . gestão danosa no BES Angola . . . caso Monte Branco . . . investigado enquanto accionista da Akoya . . . terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros . . . e fora o que não sabemos.
    Onde estão os quase 5.000 milhões de euros que ”desapareceram” no BES Angola???
    E continua solto.

  3. O empresário(???) angolano Álvaro Sobrinho subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.
    Zangaram-se as comadres mas, infelizmente, não se descobriram as verdades. É pena.

RESPONDER

Descobertas oito novas fontes de Explosões Rápidas de Rádio vindas do Espaço

As Explosões Rápidas de Rádio (Fast Radio Bursts, FRBs) são dos enigmas mais intrigantes da astronomia moderna. Estes sinais de rádio, por norma, duram milésimos até desaparecer, mas alguns repetem-se de forma irregular. Desde a descoberta …

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …