Casas de Álvaro Sobrinho penhoradas por suspeitas de branqueamento de 80 milhões

A justiça portuguesa penhorou cinco apartamentos de luxo em Cascais ao empresário angolano Álvaro Sobrinho, no âmbito da investigação em torno de suspeitas do branqueamento de, pelo menos, 80 milhões de euros.

O Correio da Manhã salienta que o processo que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) motivou o arresto dos imóveis de Álvaro Sobrinho no Estoril Sol Residence, em Cascais, de modo a “garantir o pagamento de um valor ainda não totalmente apurado”.

Até agora o Ministério Público apurou que o empresário angolano, que foi presidente do BES Angola, terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros.

Os apartamentos de luxo foram convertidos em definitivo a favor do Ministério Público em Maio passado, conforme adianta o Correio da Manhã.

Só um desses imóveis estaria ainda em nome de Álvaro Sobrinho e da esposa, enquanto os restantes estariam no nome dos filhos do casal.

Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco.

Licenciado em Matemática e Estatística na Universidade Nova de Lisboa, o empresário angolano subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.

Ricardo Salgado acusa Álvaro Sobrinho de gestão danosa no BES Angola e de ser um dos culpados da queda do BES.

O empresário angolano esteve envolvido nas investigações do caso Monte Branco, um processo em torno de suspeitas de branqueamento de capitais e de fraude fiscal, que implicou também Ricardo Salgado.

Álvaro Sobrinho foi investigado enquanto accionista da Akoya, uma entidade gestora de fortunas sediada na Suíça que tinha entre os seus clientes Ricardo Salgado.

O ex-presidente do BES chegou a prestar declarações no âmbito do processo e deu muito que falar uma comissão milionária que recebeu proveniente de Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre os arrestos, tudo bem. Sobre a falta de prisão, TUDO MAL. Se fosse outra gente, já lá estava há muito tempo.

  2. Porque é que só os apartamentos forram arrestados???
    Se está comprovado que Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco, porque é que não foram também arrestados estes bens???
    Presidente do BES Angola . . . gestão danosa no BES Angola . . . caso Monte Branco . . . investigado enquanto accionista da Akoya . . . terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros . . . e fora o que não sabemos.
    Onde estão os quase 5.000 milhões de euros que ”desapareceram” no BES Angola???
    E continua solto.

  3. O empresário(???) angolano Álvaro Sobrinho subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.
    Zangaram-se as comadres mas, infelizmente, não se descobriram as verdades. É pena.

RESPONDER

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …