Casas de Álvaro Sobrinho penhoradas por suspeitas de branqueamento de 80 milhões

A justiça portuguesa penhorou cinco apartamentos de luxo em Cascais ao empresário angolano Álvaro Sobrinho, no âmbito da investigação em torno de suspeitas do branqueamento de, pelo menos, 80 milhões de euros.

O Correio da Manhã salienta que o processo que decorre no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) motivou o arresto dos imóveis de Álvaro Sobrinho no Estoril Sol Residence, em Cascais, de modo a “garantir o pagamento de um valor ainda não totalmente apurado”.

Até agora o Ministério Público apurou que o empresário angolano, que foi presidente do BES Angola, terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros.

Os apartamentos de luxo foram convertidos em definitivo a favor do Ministério Público em Maio passado, conforme adianta o Correio da Manhã.

Só um desses imóveis estaria ainda em nome de Álvaro Sobrinho e da esposa, enquanto os restantes estariam no nome dos filhos do casal.

Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco.

Licenciado em Matemática e Estatística na Universidade Nova de Lisboa, o empresário angolano subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.

Ricardo Salgado acusa Álvaro Sobrinho de gestão danosa no BES Angola e de ser um dos culpados da queda do BES.

O empresário angolano esteve envolvido nas investigações do caso Monte Branco, um processo em torno de suspeitas de branqueamento de capitais e de fraude fiscal, que implicou também Ricardo Salgado.

Álvaro Sobrinho foi investigado enquanto accionista da Akoya, uma entidade gestora de fortunas sediada na Suíça que tinha entre os seus clientes Ricardo Salgado.

O ex-presidente do BES chegou a prestar declarações no âmbito do processo e deu muito que falar uma comissão milionária que recebeu proveniente de Angola.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sobre os arrestos, tudo bem. Sobre a falta de prisão, TUDO MAL. Se fosse outra gente, já lá estava há muito tempo.

  2. Porque é que só os apartamentos forram arrestados???
    Se está comprovado que Álvaro Sobrinho é o maior accionista individual da SAD do Sporting, dono dos jornais Sol e i e das conservas de atum Bom Petisco, porque é que não foram também arrestados estes bens???
    Presidente do BES Angola . . . gestão danosa no BES Angola . . . caso Monte Branco . . . investigado enquanto accionista da Akoya . . . terá branqueado um valor da ordem dos 80 milhões de euros . . . e fora o que não sabemos.
    Onde estão os quase 5.000 milhões de euros que ”desapareceram” no BES Angola???
    E continua solto.

  3. O empresário(???) angolano Álvaro Sobrinho subiu na hierarquia do BES, onde começou como director, pelas mãos de Ricardo Salgado, mas os dois banqueiros desentenderam-se em 2012.
    Zangaram-se as comadres mas, infelizmente, não se descobriram as verdades. É pena.

RESPONDER

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …

Bolsonaro acusado de fazer insinuação sexual contra jornalista

O Presidente do Brasil foi acusado, esta terça-feira, de fazer uma insinuação de natureza sexual contra uma jornalista do jornal Folha de São Paulo. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a jornalista em …