Casal raptado no Afeganistão regressou com três filhos nascidos em cativeiro

(dr) Twitter

A norte-americana Caitlan Coleman e o marido canadiano Joshua Boyle com os três filhos

O casal, sequestrado em 2012 no Afeganistão pelos talibãs, já está novamente em território canadiano. Os filhos nasceram todos durante o cativeiro e o pai admitiu que os talibãs mataram um dos filhos e que também violaram a mulher.

Esta sexta-feira, dois oficiais da segurança paquistanesa confirmaram que a norte-americana Caitlan Coleman e o seu marido Joshua Boyle, natural do Canadá, bem como os seus três filhos, deixaram a cidade de Islamabad a bordo de um avião.

Na quinta-feira, o exército paquistanês anunciou a libertação desta família, referindo na mesma ocasião que a operação de resgate tinha sido possível por causa de informações fornecidas pelos serviços de inteligência norte-americanos.

A família foi resgatada quando estava a ser transportada pelos insurgentes para uma zona tribal no Paquistão (Kurram), perto da fronteira afegã. De acordo com responsáveis locais, o exército paquistanês atirou aos pneus do carro que transportava a família e os sequestradores conseguiram fugiram a pé.

O casal foi raptado pela rede Haqqani (grupo armado aliado dos talibãs e responsáveis por vários ataques contra as forças estrangeiras e locais no Afeganistão), em outubro de 2012, quando faziam uma viagem de mochila às costas que passou pela Rússia, Cazaquistão, Tadjiquistão, Quirguistão e que os levou ao território afegão. Caitlan estava grávida quando foi sequestrada.

Este sábado, a imprensa avança que o casal está de volta ao Canadá e agora só quer um sítio seguro ao qual os filhos sobreviventes possam chamar de casa. De acordo com a agência Reuters, agora são só três mas já foram quatro crianças. O pai contou que os talibãs mataram um dos filhos e que também violaram a sua mulher.

“A estupidez e a maldade da rede Haqqani no sequestro de um peregrino foram eclipsadas pela estupidez e maldade de mandarem matar a minha filha bebé”, disse Boyle, lendo uma declaração, no Aeroporto Internacional Pearson de Toronto.

“E a estupidez e maldade da posterior violação da minha mulher, que não foi uma ação isolada de um militar, mas sim por ordem e observada pelo capitão da guarda, e supervisionada pelo comandante”, descreveu ainda.

O casal e dois dos seus três filhos tinham surgido em dezembro de 2016 num vídeo divulgado pelos insurgentes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ator britânico esteve morto 7 minutos. Agora pinta o que viu no "além"

Shiv Grewal, ator britânico da companhia de teatro Royal Shakespeare Company, sofreu um ataque cardíaco há 5 anos, ficando durante 7 minutos em morte clínica. Agora, revela através da sua arte o que acredita ser …

Já há provas: Homem de Neandertal ocupou Vale do Côa antes do Homo sapiens sapiens

Uma equipa multidisciplinar colocou a descoberto, no Vale do Côa, provas que mostram "com clareza" que o homem de Neandertal ocupou de forma continuada aquele território antes da chegada do Homo sapiens sapiens. "A presença continuada …

Cristiano Ronaldo diz que foi "uma decisão fácil" escolher a Juventus

O futebolista português disse que escolher a Juventus "foi uma decisão fácil", tendo em conta a dimensão do clube campeão italiano, pelo qual assinou por quatro anos, após nove épocas no Real Madrid. "Como disse muitas …

Trump e Putin congratulam-se com cimeira "produtiva e útil"

Os Presidentes dos EUA e da Rússia congratularam-se, em Helsínquia, com a sua primeira cimeira, que consideraram produtiva e muito útil, respetivamente. “Acabo de concluir uma reunião com o Presidente Vladimir Putin sobre uma série de …

Apenas 9% da população idosa portuguesa é saudável

A população idosa portuguesa tem baixos níveis de saúde, em comparação com a de outros países europeus, de acordo com “o maior estudo” sobre envelhecimento realizado na Europa e esta segunda-feira divulgado pela Universidade de …

Câmara de Lisboa vai sortear casas a preços baixos para a classe média

A Câmara de Lisboa assina, nesta segunda-feira, um protocolo com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que lhe vai permitir sortear vários imóveis desta entidade, para arrendamento a preços baixos, por famílias da …

"Num país a sério, já havia chefes militares e um ministro demitido"

"O caso de Tancos é uma vergonha nacional." Palavras de Luís Marques Mendes que no seu habitual espaço de comentário na SIC, referiu ainda "se este fosse um país a sério, já havia chefes militares …

Adeptos da Juventus receberam Ronaldo em delírio (e com um pedido especial)

A loucura tomou conta da cidade de Turim, casa da Juventus, com a chegada de Cristiano Ronaldo. O jogador português é hoje apresentado oficialmente como reforço do clube italiano, após nove épocas no Real Madrid, …

Pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas

As pensões atribuídas este ano pela Segurança Social vão ser recalculadas, de acordo com a portaria publicada esta segunda-feira em Diário da República, que permite revalorizar os salários que servem de base ao cálculo das …

Mergulhador disse-lhe para meter o submarino onde dói mais. Musk chamou-lhe "pedófilo"

Elon Musk, o multi-milionário da Tesla, envolveu-se numa acesa troca de insultos no Twitter com um dos mergulhadores que participaram no resgate das 12 crianças da Tailândia, chegando mesmo a chamar-lhe "pedófilo". O CEO da Tesla …