Casal de sexagenários correu uma maratona por dia durante um ano

O casal Alan Murray e Janette Murray-Wakelin bateu um curioso recorde no dia 1º de janeiro de 2014: conseguiram correr a sua 366ª maratona consecutiva – sem nenhum dia de intervalo para descanso.

Ao longo de todo o ano de 2013 – e mais um dia deste ano – Alan e Janette correram uma maratona por dia.

O casal de neozelandeses radicados na Austrália passou todo o ano de 2013 a acordar às 4h da manhã para correr. A 2 de janeiro, finalmente tiveram seu o primeiro dia de folga – sem corridas.

O recorde já seria impressionante por si só, mas fica ainda mais incrível se considerada a idade do casal: mais de 60 anos.

Outra característica curiosa de Alan e Janette é que eles só se alimentam de comidas cruas – como vegetais e frutas.

“O único desafio verdadeiramente foram as mudanças de clima”, disse à BBC Janette Murray-Wakelin. “De vez em quando tivemos que correr em climas extremos. ”

O objectivo da empreitada, “Running Around Australia 2013”, segundo o casal maratonista, era “enviar uma mensagem positiva ao maior número de pessoas possível durante a maior parte do tempo possível”.

facebook/Running-Raw-around-Australia-2013

Alan Murray e Janette Murray-Wakelin

Alan Murray e Janette Murray-Wakelin

“Acredito que graças às redes sociais e aos meios de comunicação conseguimos enviar esta mensagem positiva sobre como se manter são e responsável pela própria saúde e a das pessoas ao nosso redor”, diz Janette.

O dia normal do casal começava às 4h da manhã, com um batido de banana e uvas.

“Às 5h, estávamos à porta, dispostos a começar a nossa corrida diária”, conta Janette.

A corrida era interrompida algumas vezes por dia para a preparação de comidas.

Entre o meio-dia e as 15h, Alan e Janette paravam para tomar outro batido, desta vez com laranjas, bananas e verduras verdes, como alface e espinafre. A última interrupção acontecia ao final do dia, altura em que comiam oito a dez laranjas.

Diariamente, o casal correu 42.195 quilómetros, a distância oficial de uma maratona.

Ao fim dos 366 dias, Alan e Janette correram ao todo 15.443 quilómetros – algo como 1 vez e meia a distância entre Lisboa e Pequim.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …