Casal de sexagenários correu uma maratona por dia durante um ano

O casal Alan Murray e Janette Murray-Wakelin bateu um curioso recorde no dia 1º de janeiro de 2014: conseguiram correr a sua 366ª maratona consecutiva – sem nenhum dia de intervalo para descanso.

Ao longo de todo o ano de 2013 – e mais um dia deste ano – Alan e Janette correram uma maratona por dia.

O casal de neozelandeses radicados na Austrália passou todo o ano de 2013 a acordar às 4h da manhã para correr. A 2 de janeiro, finalmente tiveram seu o primeiro dia de folga – sem corridas.

O recorde já seria impressionante por si só, mas fica ainda mais incrível se considerada a idade do casal: mais de 60 anos.

Outra característica curiosa de Alan e Janette é que eles só se alimentam de comidas cruas – como vegetais e frutas.

“O único desafio verdadeiramente foram as mudanças de clima”, disse à BBC Janette Murray-Wakelin. “De vez em quando tivemos que correr em climas extremos. ”

O objectivo da empreitada, “Running Around Australia 2013”, segundo o casal maratonista, era “enviar uma mensagem positiva ao maior número de pessoas possível durante a maior parte do tempo possível”.

facebook/Running-Raw-around-Australia-2013

Alan Murray e Janette Murray-Wakelin

Alan Murray e Janette Murray-Wakelin

“Acredito que graças às redes sociais e aos meios de comunicação conseguimos enviar esta mensagem positiva sobre como se manter são e responsável pela própria saúde e a das pessoas ao nosso redor”, diz Janette.

O dia normal do casal começava às 4h da manhã, com um batido de banana e uvas.

“Às 5h, estávamos à porta, dispostos a começar a nossa corrida diária”, conta Janette.

A corrida era interrompida algumas vezes por dia para a preparação de comidas.

Entre o meio-dia e as 15h, Alan e Janette paravam para tomar outro batido, desta vez com laranjas, bananas e verduras verdes, como alface e espinafre. A última interrupção acontecia ao final do dia, altura em que comiam oito a dez laranjas.

Diariamente, o casal correu 42.195 quilómetros, a distância oficial de uma maratona.

Ao fim dos 366 dias, Alan e Janette correram ao todo 15.443 quilómetros – algo como 1 vez e meia a distância entre Lisboa e Pequim.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …

"Risco de desvio significativo" nas contas do Governo. Bruxelas com reservas sobre esboço do OE2020

A Comissão Europeia (CE) pediu esta terça-feira ao Governo português que apresente uma versão atualizada do projeto orçamental para 2020 “tão cedo quanto possível”, observando que o ‘esboço’ recebido aponta para o risco de um …

Goldman Sachs. Funcionário acusado de divulgar informação em troca de dinheiro

Bryan Cohen, vice-presidente de um dos departamentos do Goldman Sachs, foi acusado de tirar proveito de um esquema que gerou alegadamente cerca de 2,3 milhões de euros em lucros ilegais. Nos últimos 18 meses, dois funcionários …

Encontrada carruagem romana milenar com restos fósseis dos cavalos

Uma equipa de arqueólogos do Museu da Cidade de Vinkovci e do Instituto da Arqueologia de Zagreb, na Croácia, encontrou uma carruagem romanda de duas rodas com os corpos fossilizados de dois cavalos. Os especialistas consideram …

Caos no Chile. Governo anula aumento do preço do metro que iniciou protestos

O Governo do Chile anulou esta segunda-feira o aumento do preço dos bilhetes do metropolitano, depois de a medida ter provocado violentos protestos que se generalizaram no país. Esta terça-feira, com apenas uma linha do metro …

Deputado do PSD apela a Marcelo a que não dê posse a Cabrita até bombeiros receberem pagamentos em atraso

O deputado do PSD Duarte Marques, que costuma tratar dos assuntos da Proteção Civil, apelou esta segunda-feira ao Presidente da República par não dê posse ao ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, enquanto o Estado …

Cientistas "ressuscitaram" o gene que fez nascer a malária

O gene ancestral que fez nascer a doença mais mortal da História foi "ressuscitado" por cientistas, para que lhes fosse possível perceber a série de eventos que levou o parasita da malária a infetar humanos. A …

Governo anuncia acordo para dívida do sistema de ação social dos militares

Os ministérios da Defesa Nacional e das Finanças assinam “até ao final da semana” um acordo para a regularização de dívidas do Instituto de Ação Social das Forças Armadas (IASFA) aos prestadores de saúde, foi …