Casal condenado à prisão na Tunísia após beijo em público

3

Um tribunal tunisino condenou a quatro e três meses de prisão um franco-argelino e a sua companheira tunisina por se terem beijado em público à saída de um restaurante numa zona turística do norte de Tunes.

Segundo o advogado do homem, Ghazi Marbet, ambos foram considerados culpados por “acto sexual”, “atentado ao pudor”, “ofensa aos bons costumes”, desobediência e desacato a um funcionário público. No caso da acusada, que não foi identificada, é além disso atribuído o delito de “estado de embriaguez na via pública”.

O homem, identificado como Nessie Ouadi, um franco-argelino de 33 anos, passava o fim de semana em Tunes com a companheira, quando a polícia os interpelou enquanto davam um beijo no interior de um veículo.

Os agentes começaram a gritar e a insultar o jovem, obrigando-os de forma violenta a sair do carro, que revistaram imediatamente – incluindo as malas que se encontravam no porta-malas”, denunciou o advogado.

Depois de ser conduzido à esquadra, cerca de 20 minutos mais tarde, um polícia informou-os de que poderiam voltar para casa, mas o francês exigiu os nomes e número de identificação dos agentes envolvidos no caso, advertindo-os de que iria denunciar o ocorrido à sua embaixada o que, segundo o advogado, descontrolou a situação.

Mrabet denunciou, além disso, que os agentes cometeram numerosas irregularidades, como a de negar a presença de um advogado e o direito a uma chamada telefónica.

O incidente suscitou um grande debate público sobre as liberdades e seus limites ma Tunísia e sobre o retrocesso na sociedade, mais de 6 anos depois do triunfo da chamada “Revolução de Jasmim”, que acabou com a ditadura.

O ocorrido lançou o debate nas redes sociais, onde muitos questionam a actual situação da justiça e forças de segurança – havendo quem pergunte se há “uma polícia da moral” na Tunísia, como é o caso de outros países como a Arábia Saudita.

// EFE

3 Comments

  1. Lá castigar um paneleiro no Dubai pela apalpadela do traseiro a um indivíduo até estou de acordo agora pelo beijo em público entre um homem e uma mulher, já começo a pensar se aqui nesta zona impera a lei dos paneleiros!.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.