Casais têm até 15 de Fevereiro para comunicar ao Fisco imóveis em comum

iStock

Os casais ou unidos de facto têm mais uma obrigação fiscal, para evitar os problemas verificados em 2017 no Adicional ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI). Assim, têm que reportar ao Fisco os imóveis em comum até 15 de Fevereiro.

Esta obrigação fiscal, determinada pelo Orçamento de Estado para 2018 (OE2018), surge depois de em 2017, vários casais com imóveis em comum terem recebido notificações para o pagamento do Adicional ao IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis (AIMI) quando não estavam abrangidos pelo limiar financeiro aplicado para esse efeito.

O problema resultou do facto de as matrizes prediais estarem desactualizadas, mas também da circunstância de aqueles casais não terem apresentado uma declaração a atestar que optavam pela tributação em conjunto.

Para evitar novos problemas, os casais e unidos de facto têm até ao próximo dia 15 de Fevereiro, para identificarem os imóveis que detêm em conjunto com o respectivo cônjuge. Quem não o fizer, arrisca-se a pagar os valores em função das informações que constam da matriz predial.

O AIMI é cobrado aos contribuintes com imóveis de valor patrimonial superior a 600 mil euros. Mas para os casais com imóveis em comum, esse patamar sobe para os 1,2 milhões de euros.

As divergências entre a situação dos casais e as matrizes prediais resulta, muitas vezes, do facto de estas não se actualizarem automaticamente quando as pessoas casam em comunhão de bens. É preciso que o nome do outro cônjuge seja associado à matriz.

Note-se ainda que os casais que optem pela tributação separada no IRS podem solicitar a declaração conjunta de imóveis para aplicação do AIMI.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Pelos vistos temos 2 estados, o das Finanças e o dos Registo Predial em Portugal e não se falam, melhor dormem de costa. Afinal o registo predial serve para quê?

  2. o registo é para registar os imoveis (quando pagamos a casa, temos que ir aos registos para eliminar a hipoteca) as finanças servem para nos vir ao bolso, rssss
    se houvesse so uma base de dados com toda a informaçao, ja nao se precisava destas coisas, mas como cada organismo quer a chamadaq quinta, nao da ao outro a informaçao
    por isso é que todos fogem ao fisco porque as informaçoes nao sao partilhadas
    o pior é que o site está sempre a dar erros.
    ele pede a morada. a morada do conjuge como é a mesma da erro.
    a um reconhece a casa ao outro diz que nao encontra a casa

RESPONDER

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …

Burros estão a ser dizimados a nível global (e a culpa é da medicina chinesa)

Cerca de 4,8 milhões de burros são abatidos anualmente por causa de um produto destinado à medicina chinesa: um gelatina com alegados efeitos curativos, feita a partir das peles dos animais. A denúncia é feita pela …

Governo vai apostar no aumento da agricultura biológica

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, disse na quarta-feira que o Governo vai apostar no aumento e valorização da área agrícola em modo biológico e na gestão mais eficiente de recursos. Falando em Aveiro …

Quinto debate dos candidatos democratas marcado por ataques a Trump

O quinto debate entre os candidatos democratas à Casa Branca ficou marcado, esta quarta-feira, pela unânime oposição ao Presidente norte-americano, atualmente alvo de um processo de destituição. "Não podemos ser consumidos por Donald Trump", advertiu o …

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …