Casaco torna as pessoas invisíveis para câmaras IA

Numa altura em que a Inteligência Artificial está quase por todo o lado, estudantes criaram uma capa de invisibilidade.

Olhando para o casaco, parece um daqueles casacos de camuflados, como se vê nos militares (e não só).

Mas, se em vez de ser um olho humano, se for uma câmara de vigilância com tecnologia Inteligência Artificial (IA), a pessoa…desaparece.

A invenção surgiu na China. Os seus criadores são quatro estudantes de pós-graduação da Universidade de Wuhan.

A revista Vice explica que, durante o dia, as estampas de camuflagem personalizadas do casaco “fogem” da detecção de câmeras de luz visíveis.

À noite, as câmeras de segurança normalmente identificam os humanos através de imagens térmicas infravermelhas, captando temperaturas – mas os dispositivos térmicos que os estudantes colocaram neste casaco emitem temperaturas diferentes; por isso, graças a esse padrão de calor incomum, a pessoa passa despercebida perante as câmaras. Fica invisível, no fundo.

O casaco chama-se InvisDefense e já conquistou um prémio nacional, um concurso de inovação em segurança cibernética, apoiado pela gigante tecnológica chinesa Huawei.

Uma grande dificuldade para os jovens chineses foi encontrar um equilíbrio entre enganar as câmaras e também o olho humano. “Tivemos que usar um algoritmo para projectar uma imagem menos visível, que pudesse tornar a visão da câmera ineficaz”, contou um dos autores do casaco, Wei Hui.

Wei comentou que esta é uma nova forma de contornar a tecnologia de detecção humana de IA, nas câmaras de segurança.

O casaco foi testado numa universidade e a precisão da detecção das pessoas caiu para menos de metade, sendo reduzida em 57%.

O InvisDefense surge num país em que o controlo através de imagens de vídeo é avançado e apertado – e acusado de violar a privacidade da população e de controlar a oposição política.

Oito das 10 cidades mais vigiadas do planeta são cidades chinesas. Um dos objectivos da vídeo-vigilância é desencorajar crianças de brincar na rua à noite.

“As câmaras de segurança que usam tecnologia AI estão por toda a parte. Atravessam as nossas vidas. A nossa privacidade é exposta sob visão de máquina”, lamentou o estudante.

Por isso, os estudantes quiseram criar algo que “combatesse a detecção maliciosa, para proteger a privacidade e a segurança das pessoas em determinadas circunstâncias”.

Estão também a aproveitar as falhas no sistema: “O facto de as câmaras de segurança não conseguirem detectar o casaco InvisDefense significa que têm defeitos”.

E a ideia é avançar para outras inovações. Um dos planos é criar carros invisíveis, quando estão a circular.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.