O campeão nacional Sporting avançou hoje para os quartos de final da Taça de Portugal de futebol ao vencer por 2-1 o Casa Pia, após entrar a perder no jogo e ficar em inferioridade numérica por expulsão de Tabata.
No Estádio de Pina Manique, em Lisboa, o emblema da II Liga até entrou a vencer na partida dos ‘oitavos’ da prova ‘rainha’, com Jota a adiantar a equipa da casa aos oito minutos.
Ainda antes do intervalo, ais 32 minutos, o central uruguaio Sebástian Coates empatou a partida, num remate de ressaca na pequena área, na sequência de um canto.
Após o descanso, o Sporting entrou mais forte, com várias oportunidades de golo a sucederem-se na grande área da equipa da casa — com destaque para o inevitável Pedro Gonçalves, que viu o poste, por uma vez, e o guarda-redes do Casa Pia, por duas, negarem-lhe o golo que que já tarda sete partidas em aparecer.
Aos 57 minutos, na sequência de uma jogada de envolvimento dos leões pelo lado direito, o internacional espanhol Pablo Sarabia arrancou um forte remate de fora da área, que embateu com estrondo na barra da baliza adversária, ressaltando para a linha de golo e de novo para o terreno de jogo.
Teve que ser o VAR a verificar que a bola vinda da barra tinha caído para lá da linha de golo, assim validando a reviravolta dos leões no marcador.
O jogo mudou de feição aos 71 minutos, com a expulsão de Tabata com vermelho direto, por entrada dura sobre o marcador do primeiro golo. Rúben Amorim operou três substituições, com a entrada de Matheus Nunes, Nuno Santos e Ugarte (por troca com Pedro Gonçalves, Palhinha e Daniel Bragança).
A equipa leonina recompôs-se, passando a controlar o jogo e apostando numa circulação de bola que a tirava dos pés dos jogadores da casa. Jota fez o golo dos visitados no único remate à baliza, aos 8 minutos — insuficiente para fazer tombar o gigante da prova rainha do futebol nacional.
O Sporting junta-se assim nos quartos de final da Taça de Portugal aos também primodivisionários Tondela e Portimonense e ao Leça, que hoje se tornou na primeira equipa do quarto escalão a chegar a esta fase desde os Dragões Sandinenses, em 1999/2000.
ZAP // Lusa