“Casa de tortura”. Centenas de crianças torturadas e abusadas sexualmente na Nigéria

(dr) Nigeria Police

A polícia nigeriana resgatou mais de 300 pessoas, incluindo vários menores de diferentes nacionalidades, vítimas de tortura e abuso sexual, numa alegada escola islâmica.

De acordo com a RTP, foram resgatadas mais de 300 pessoas que estavam cativas numa “casa de tortura” situada em Kaduna, na Nigéria. Entre as vítimas, todas do sexo masculino, encontravam-se crianças – as mais novas com apenas 5 anos -, vários jovens e ainda alguns adultos.

Enquanto estiveram cativas, estas pessoas foram sujeitas a vários tipos de tortura: desde escravização, privação de comida a abusos sexuais. A maioria das vítimas, inclusivamente as de cinco anos, foi encontrada com correntes metálicas à volta dos tornozelos, para evitar tentativas de fuga.

A BBC dá conta de que, com inúmeros ferimentos e impedidos de escapar, muitos acabaram por morrer.

O estabeleciment foi sinalizado pelos vizinhos, que suspeitaram das práticas do suposto centro de ensino do Corão, indicou o porta-voz do Estado de Kaduna, Yakubu Sabo. “Recebemos informações de que acontecia alguma coisa dentro do centro de ensino. Ao chegarmos, descobrimos que não se tratava de um centro de reabilitação nem de uma escola islâmica”, disse o chefe da Polícia de Kaduna, Ali Janga, citado pela imprensa local.

Quando questionadas sobre o porquê de ali estarem, muitas das crianças explicaram que tinham sido levadas por familiares, pois estes acreditavam que aquele local era, na realidade, uma escola islâmica. Porém, segundo a polícia local, não há quaisquer evidências de que aquele edifício fosse uma escola.

Segundo a TVI24, o proprietário do local assegurou que a sua única atividade era o ensino do Islão e classificou como falsas quaisquer acusações de “tortura, desumanização e homossexualidade”.

“Estas pessoas foram utilizadas, desumanizadas”, sustentou, por sua vez, o chefe da polícia, adiantando que “nenhum pai razoável levaria os filhos para um lugar como este”. Até ao momento, foram detidos oito suspeitos, que alegaram ser professores.

As vítimas, a maioria de nacionalidade nigeriana, foram levadas para um estádio em Kaduna para serem examinadas e alimentadas, enquanto as autoridades tentam encontrar as respetivas famílias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia do Chile suspende uso de armas de ar comprimido como ferramenta antimotim

A polícia do Chile anunciou esta terça-feira a suspensão do uso armas de ar comprimido, que já provocou lesões oculares a mais de 200 manifestantes, dias depois de um relatório ter revelado que os projéteis …

Polícia holandesa encontra 25 pessoas escondidas em contentor frigorífico num cargueiro

A polícia holandesa localizou esta terça-feira 25 pessoas escondidas num contentor frigorífico numa embarcação que saiu do porto de Vlaardingen, perto de Roterdão, na Holanda, em direção ao Reino Unido, mas teve de regressar após …

É oficial: José Mourinho é o novo treinador do Tottenham

O treinador português José Mourinho, que estava no desemprego há quase um ano, é o sucessor do argentino Maurício Pochettino no comando do Tottenham, anunciou esta quarta-feira o 14.º classificado da Liga inglesa de futebol. Mourinho, …

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …