“Casa de tortura”. Centenas de crianças torturadas e abusadas sexualmente na Nigéria

(dr) Nigeria Police

A polícia nigeriana resgatou mais de 300 pessoas, incluindo vários menores de diferentes nacionalidades, vítimas de tortura e abuso sexual, numa alegada escola islâmica.

De acordo com a RTP, foram resgatadas mais de 300 pessoas que estavam cativas numa “casa de tortura” situada em Kaduna, na Nigéria. Entre as vítimas, todas do sexo masculino, encontravam-se crianças – as mais novas com apenas 5 anos -, vários jovens e ainda alguns adultos.

Enquanto estiveram cativas, estas pessoas foram sujeitas a vários tipos de tortura: desde escravização, privação de comida a abusos sexuais. A maioria das vítimas, inclusivamente as de cinco anos, foi encontrada com correntes metálicas à volta dos tornozelos, para evitar tentativas de fuga.

A BBC dá conta de que, com inúmeros ferimentos e impedidos de escapar, muitos acabaram por morrer.

O estabeleciment foi sinalizado pelos vizinhos, que suspeitaram das práticas do suposto centro de ensino do Corão, indicou o porta-voz do Estado de Kaduna, Yakubu Sabo. “Recebemos informações de que acontecia alguma coisa dentro do centro de ensino. Ao chegarmos, descobrimos que não se tratava de um centro de reabilitação nem de uma escola islâmica”, disse o chefe da Polícia de Kaduna, Ali Janga, citado pela imprensa local.

Quando questionadas sobre o porquê de ali estarem, muitas das crianças explicaram que tinham sido levadas por familiares, pois estes acreditavam que aquele local era, na realidade, uma escola islâmica. Porém, segundo a polícia local, não há quaisquer evidências de que aquele edifício fosse uma escola.

Segundo a TVI24, o proprietário do local assegurou que a sua única atividade era o ensino do Islão e classificou como falsas quaisquer acusações de “tortura, desumanização e homossexualidade”.

“Estas pessoas foram utilizadas, desumanizadas”, sustentou, por sua vez, o chefe da polícia, adiantando que “nenhum pai razoável levaria os filhos para um lugar como este”. Até ao momento, foram detidos oito suspeitos, que alegaram ser professores.

As vítimas, a maioria de nacionalidade nigeriana, foram levadas para um estádio em Kaduna para serem examinadas e alimentadas, enquanto as autoridades tentam encontrar as respetivas famílias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Concelho de Portalegre registou o seu primeiro caso (e revela "segredo" para combater pandemia)

Um comportamento recatado e os habitantes sempre alerta com "o bicho" são apontados como os "segredos" que têm "protegido" Fronteira (Portalegre) da covid-19, que só esta semana registou o primeiro infetado desde o início da …

Rio de Janeiro vai ter "réveillon" com espetáculos e fogo de artifício (mas sem público)

O Rio de Janeiro encerrará 2020 com espetáculos e concertos ao vivo em seis palcos montados na cidade brasileira, mas aos quais o público não terá acesso devido à pandemia. Apenas poderá vê-los nas redes …

GP de Portugal. Há 14 casos de covid-19 em equipas de Fórmula 1

Em conferência de imprensa, a Proteção Civil do Algarve revelou que foram identificados 14 casos de covid-19 entre pilotos e staff de equipas da Fórmula 1 que estiveram em Portimão. Foram identificados 14 casos de covid-19 …

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …