Casa Branca prepara medidas para travar “turismo de parto”

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana.

A informação é avançada esta semana pelo portal Axios, que cita fontes da Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cidadania por nascimento, recorde-se, é garantida pela 14.ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, criticada já várias vezes por Trump. No ano passado, o Presidente dos Estados Unidos considerou a cidadania por nascimento “francamente ridícula“.

De acordo com os média internacionais, as medidas em cima da mesa têm como objetivo endurecer os requisitos para obter o visto do “Tipo B”, licença emitida para viagens turísticas e negócios a curto prazo.

Caso as restrições sejam aprovadas, o Departamento de Estado norte-americana pode passar a negar este tipo de vistos se suspeitar que a requerente pretende dar à luz nos Estados Unidos para que o seu filho obtenha a cidadania.

“Esta mudança visa abordar os riscos de segurança nacional e a aplicação da lei associada ao turismo de parto”, disse a fonte ao portal Axios.

A mesma publicação sugere que as alterações agora reveladas podem estar relacionadas com a política de migração de Trump. O Presidente dos EUA fez da repressão à migração uma das suas principais bandeiras durante a sua campanha eleitoral

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. a solução para o planeta é o controlo de natalidade, 1 ou 2 filhos chegam para se ter um equlibrio
    estranhamente nos países mais pobres é onde se reproduzem mais…em países onde não existem alimentos, recursos naturais, emprego….e mesmo assim as pessoas reporduzem-se em grande quantidade. quanto mais gente houver mais recursos naturais serão explorados, as economias terão necessidade de estarem sempre em crescimento para satisfazerem as necessidades das populaçõas. mais comida será necessária, para alimentá-las, mais recursos naturais serão gastos, mais exploração da natureza, mais gastos de energia e água.
    se a população continuar a aumentar sem se tentar obter um equilibrio, o planeta vai ficar esgotado, vai ser o caos. devia-se começar a controlar a natalidade especialmente nos países asiáticos, no médio oriente, em áfrica e na américa do sul. parece que os países do norte já aprenderama controlar essa natalidade.

RESPONDER

Disputa sobre os nossos ancestrais resolvida pela evidência genética mais antiga de sempre

Informações genéticas de um fóssil humano com 800 mil anos foram recuperadas pela primeira vez. Os resultados esclarecem uma das ramificações da nossa árvore genealógica. A evidência genética foi retirada de um dente pertencente a um …

"Claramente abusivo". Isabel dos Santos contesta arresto de ações da NOS

As empresas da empresária angolana Isabel dos Santos que, em conjunto com a Sonaecom, controlam a maioria do capital da operadora NOS, consideraram que o arresto das suas participações na empresa é “abusivo” e “excessivo”. A …

Boris Johnson hospitalizado para fazer mais exames à covid-19

O primeiro-ministro britânico, que deu positivo para o novo coronavírus há dez dias, foi hospitalizado, este domingo, para novos exames. "A conselho do seu médico, o primeiro-ministro foi internado no hospital para exames esta noite", indicou …

Mistura de nanopartículas carregadas pode ser o cocktail fatal das células cancerígenas

Uma equipa de investigadores da Coreia do Sul descobriu que podem dar um golpe fatal nas células cancerígenas com uma cuidadosa mistura de nanopartículas carregadas. Os lisossomas são os caixotes do lixo das células. Contêm enzimas …

Diretora-geral da Saúde da Escócia demite-se após furar confinamento que impôs

A diretora-geral da Saúde da Escócia, Catherine Calderwood, anunciou na noite de domingo a sua demissão após ter desrespeitado as regras de confinamento que impôs, ao deslocar-se por duas vezes à sua segunda casa durante …

Maduro pede aos norte-americanos que impeçam "novo Vietname" perto de casa

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, dirigiu este domingo uma carta aos norte-americanos, apelando a que travem as alegadas intenções de Trump de avançar para um conflito armado com a Venezuela e impeçam "outro Vietname …

Apareceu um enorme buraco na camada de ozono por cima do Pólo Norte

O Arctic Ozone Watch da NASA relatou a formação de um grande buraco na camada de azono acima do Pólo Norte, que pode ser o maior já registado no norte. Em março, os relatórios de balões …

Descoberto novo candidato a superterra habitável a 12 anos-luz

Um sistema estelar recém-descoberto a 12 anos-luz inclui três mundos na faixa de tamanho entre a Terra e Neptuno, um deles na "zona habitável" da estrela, onde o calor do hospedeiro permite a existência de …

Na Terra ou em Marte: reator híbrido converte CO2 em produtos orgânicos

Uma equipa de investigadores desenvolveu um reator híbrido que utiliza bactérias "ciborgues" incorporadas em nanofios para produzir alimentos, combustível e oxigénio. Segundo o comunicado da Universidade da Califórnia, em Berkeley, este sistema é muito semelhante ao …

Já pode visitar o ponto mais profundo dos 5 oceanos (mas há um preço)

Graças a um explorador rico, em maio, alguns sortudos poderão escapar da pandemia de covid-19 durante um curto período de tempo, mergulhando ao ponto mais profundo conhecido dos oceanos da Terra. O Challenger Deep é o …