Casa Branca prepara medidas para travar “turismo de parto”

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana.

A informação é avançada esta semana pelo portal Axios, que cita fontes da Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cidadania por nascimento, recorde-se, é garantida pela 14.ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, criticada já várias vezes por Trump. No ano passado, o Presidente dos Estados Unidos considerou a cidadania por nascimento “francamente ridícula“.

De acordo com os média internacionais, as medidas em cima da mesa têm como objetivo endurecer os requisitos para obter o visto do “Tipo B”, licença emitida para viagens turísticas e negócios a curto prazo.

Caso as restrições sejam aprovadas, o Departamento de Estado norte-americana pode passar a negar este tipo de vistos se suspeitar que a requerente pretende dar à luz nos Estados Unidos para que o seu filho obtenha a cidadania.

“Esta mudança visa abordar os riscos de segurança nacional e a aplicação da lei associada ao turismo de parto”, disse a fonte ao portal Axios.

A mesma publicação sugere que as alterações agora reveladas podem estar relacionadas com a política de migração de Trump. O Presidente dos EUA fez da repressão à migração uma das suas principais bandeiras durante a sua campanha eleitoral

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. a solução para o planeta é o controlo de natalidade, 1 ou 2 filhos chegam para se ter um equlibrio
    estranhamente nos países mais pobres é onde se reproduzem mais…em países onde não existem alimentos, recursos naturais, emprego….e mesmo assim as pessoas reporduzem-se em grande quantidade. quanto mais gente houver mais recursos naturais serão explorados, as economias terão necessidade de estarem sempre em crescimento para satisfazerem as necessidades das populaçõas. mais comida será necessária, para alimentá-las, mais recursos naturais serão gastos, mais exploração da natureza, mais gastos de energia e água.
    se a população continuar a aumentar sem se tentar obter um equilibrio, o planeta vai ficar esgotado, vai ser o caos. devia-se começar a controlar a natalidade especialmente nos países asiáticos, no médio oriente, em áfrica e na américa do sul. parece que os países do norte já aprenderama controlar essa natalidade.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …