Casa Branca prepara medidas para travar “turismo de parto”

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana.

A informação é avançada esta semana pelo portal Axios, que cita fontes da Administração do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A cidadania por nascimento, recorde-se, é garantida pela 14.ª Emenda da Constituição dos Estados Unidos, criticada já várias vezes por Trump. No ano passado, o Presidente dos Estados Unidos considerou a cidadania por nascimento “francamente ridícula“.

De acordo com os média internacionais, as medidas em cima da mesa têm como objetivo endurecer os requisitos para obter o visto do “Tipo B”, licença emitida para viagens turísticas e negócios a curto prazo.

Caso as restrições sejam aprovadas, o Departamento de Estado norte-americana pode passar a negar este tipo de vistos se suspeitar que a requerente pretende dar à luz nos Estados Unidos para que o seu filho obtenha a cidadania.

“Esta mudança visa abordar os riscos de segurança nacional e a aplicação da lei associada ao turismo de parto”, disse a fonte ao portal Axios.

A mesma publicação sugere que as alterações agora reveladas podem estar relacionadas com a política de migração de Trump. O Presidente dos EUA fez da repressão à migração uma das suas principais bandeiras durante a sua campanha eleitoral

ZAP //

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. a solução para o planeta é o controlo de natalidade, 1 ou 2 filhos chegam para se ter um equlibrio
    estranhamente nos países mais pobres é onde se reproduzem mais…em países onde não existem alimentos, recursos naturais, emprego….e mesmo assim as pessoas reporduzem-se em grande quantidade. quanto mais gente houver mais recursos naturais serão explorados, as economias terão necessidade de estarem sempre em crescimento para satisfazerem as necessidades das populaçõas. mais comida será necessária, para alimentá-las, mais recursos naturais serão gastos, mais exploração da natureza, mais gastos de energia e água.
    se a população continuar a aumentar sem se tentar obter um equilibrio, o planeta vai ficar esgotado, vai ser o caos. devia-se começar a controlar a natalidade especialmente nos países asiáticos, no médio oriente, em áfrica e na américa do sul. parece que os países do norte já aprenderama controlar essa natalidade.

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …