/

Casa Branca identifica funcionários com historial de consumo de droga (e abre-lhes a porta da rua)

A Administração do novo presidente dos EUA, Joe Biden, convidou cinco funcionários a demitirem-se e colocou outros em regime de teletrabalho. Os trabalhadores foram classificados como ocasionais consumidores de marijuana e terão oportunidade de corrigir comportamentos.

Uma investigação interna na Casa Branca identificou vários funcionários com um historial de consumo de droga, incluindo drogas duras, segundo detalha a CNN, o que levou a administração de Joe Biden a forçá-los a demitirem-se.

Por outro lado, outros funcionários encontram-se suspensos ou a trabalhar a partir de casa, em regime de teletrabalho. “Em centenas de pessoas contratadas, apenas cinco já não são funcionárias da Casa Branca”, confirmou no Twitter, nesta sexta-feira, 19, a assessora de imprensa Jen Psaki.

Segundo o jornal, os que foram convidados a sair terão sido os que revelaram um historial relacionado com drogas pesadas, enquanto os consumidores de marijuana vão ser alvo de outro tipo de enquadramento – uma espécie de segunda oportunidade.

A marijuana é legal em 14 dos 50 estados norte-americanos, por isso o uso desta substância não desqualifica imediatamente alguém de servir no gabinete executivo da Presidência dos EUA.

Contudo, vai obrigar a um compromisso dos trabalhadores, se quiserem manter-se em funções, a começar no abandono de tal prática e a acabar na disponibilidade para se sujeitarem a testes de deteção aleatórios.

Enquanto o “bom comportamento” não se confirmar, alguns vão permanecer suspensos e outros em regime de teletrabalho, avança a CNN.

Esta medida de exceção é aplicada apenas a funcionários que se tenham revelado consumidores ocasionais ao longo do último ano e aos que, por via das suas funções, não precisem de autorizações especiais de segurança.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.