Relatórios alterados e escondidos. Casa Branca terá ocultado estudos sobre as energias renováveis

Uma investigação do Grist e InvestigateWest revela que, nos últimos anos, o Departamento de Energia do Governo Trump tem estado silenciosamente a esconder investigações científicas que favoreçam o uso de energia renovável.

De acordo com a investigação do Grist e InvestigateWest, os altos funcionários do Departamento de Energia nomeados por Trump Dan Simmons e Alex Fitzsimmons têm impedido que investigações que mostram que as energias renováveis são eficazes sejam publicadas, escondendo-as em revistas científicas caras ou mesmo alterando relatórios.

A investigação mostra, segundo o portal, que a Casa Branca tem escondido estas investigações com o objetivo de promover a indústria de combustíveis fósseis.

Existem dezenas de relatórios a definhar que não podem ser publicados”, disse Stephen Capanna, ex-diretor de análise estratégica do Escritório de Eficiência Energética e Energia Renovável do Departamento de Energia, em declarações ao Grist. “Este é um problema sistémico.”

No Departamento de Energia, qualquer estudo que compare o desempenho de diferentes tipos de energia ou mostre que energias renováveis como a solar e eólica podem ser úteis no futuro é automaticamente sinalizado para revisão por Simmons e Fitzsimmons, de acordo com documentos obtidos pelo InvestigateWest. A dupla podem exigir que os cientistas mudem as suas descobertas e bloquear totalmente esses estudos.

“É um golpe mortal para os funcionários de que as agências mais precisam”, disse o investigador de energia da UC Berkeley, Dan Kammen, ao Grist.

Esta não é a primeira vez que a administração Trump silencia cientistas ambientais ou de energia para ganho político.

Em 2018, o chefe da Agência de Proteção Ambiental, Scott Pruitt, impediu a publicação de um grande estudo sobre os níveis perigosos de poluição da água nos Estados Unidos. No ano seguinte, descobriu-se que o Departamento de Agricultura havia ocultado do público mais de 45 estudos sobre o impacto das mudanças climáticas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Erupção do Fagradalsfjall dura há seis meses. É a mais longa na Islândia em 60 anos

A erupção vulcânica perto de Reykjavik se tornou a mais longa da história da Islândia desde 1960, marcando seis meses de expulsão de gás, pedra e lava no domingo (18). Milhares de espectadores ficaram maravilhados com …

Cientistas foram à procura de matéria escura e acabaram por encontrar energia escura

Uma equipa de cientistas foi à procura de matéria escura e pode ter encontrado energia escura em vez disso. Os investigadores querem ter a certeza que não foi uma casualidade. A energia escura é uma forma …

Role play ao serviço da Ciência. Investigadores fingem ser Neandertais para estudar caça a aves

Uma equipa de investigadores espanhóis decidiu adotar a "dramatização" científica para reconstruir um novo elemento do comportamento Neandertal: a cooperação com os membros do grupo enquanto usa fogo e ferramentas para caçar gralhas no interior …

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …