Cartoon da RTP alusivo a racismo na polícia irrita PSD e forças de segurança

5

RTP

Cartoon ‘Carreira de Tiro’

O PSD questionou este sábado o Conselho de Administração da RTP sobre um cartoon alusivo à polícia e ao racismo, considerando que “atenta de forma evidente e infeliz contra a imagem e o bom nome” das instituições policiais.

As perguntas foram dirigidas pelo Grupo Parlamentar do PSD ao Conselho de Administração da RTP através da Assembleia da República, num documento que tem como signatários o líder parlamentar social-democrata, Joaquim Miranda Sarmento, o presidente da JSD, Alexandre Poço, e a deputada Andreia Neto.

No documento, o PSD refere que, no âmbito de um espaço publicitário difundido pela RTP durante a cobertura do festival de música NOS Alive, foi transmitido um cartoon em formato vídeo que “retrata um polícia numa carreira de tiro a disparar contra vários alvos, sem que o alvo que representa um homem branco seja atingido, e com o alvo que representa um homem negro cravejado de balas”.

“O cartoon, intitulado ‘Carreira de Tiro’ [que pode ser visto aqui na sua versão completa], atenta de forma evidente e infeliz contra a imagem e o bom nome, não só das instituições policiais em geral, mas também dos profissionais a que elas pertencem”, defendem os deputados do PSD.

Para o partido, “o facto de o cartoon ter sido transmitido na estação pública de televisão assume ainda maior gravidade, na medida em que a RTP é um órgão de comunicação social que tem responsabilidades acrescidas de serviço público”.

Nesse sentido, nas questões dirigidas ao Conselho de Administração da RTP através da Assembleia da República, o PSD pergunta se o canal de televisão “teve conhecimento prévio do cartoon antes de o transmitir”.

“Em caso de resposta afirmativa, há regras editoriais acerca dos conteúdos transmitidos, especificamente para assegurar o adequado equilíbrio entre a liberdade de imprensa e a proteção de outros direitos, nomeadamente para evitar conteúdos racistas, xenófobos ou análogos?”, questionam.

O partido pergunta se, caso “previamente conhecesse o conteúdo”, a RTP teria, ainda assim, transmitido o cartoon em questão.

O Sindicato Nacional da Carreira de Chefes (SNCC) da PSP anunciou hoje que apresentou uma queixa-crime contra os autores do cartoon, e também contra a RTP por o ter emitido, considerando que “há, inequivocamente, uma intenção de vilipendiar todos os polícias, retratando-os como xenófobos e racistas”.

Autor diz que queixa “não faz sentido”. RTP sublinha liberdade de expressão

Contactado pela Lusa, o ilustrador André Carrilho, cofundador, juntamente com João Paulo Cotrim, do Spam Cartoon – responsável pelo cartoon em questão -, considerou que a queixa “não faz sentido”, uma vez que o cartoon “não tem nada a ver com a PSP nem com a realidade portuguesa”.

“Nós trabalhamos para a RTP desde 2017 e o cartoon é sempre feito num contexto de atualidade nacional e internacional, neste caso é internacional. Tem a ver com a ocorrência em França, da morte de um jovem francês às mãos da polícia que depois deu origem a vários tumultos pelo país inteiro”, explicou André Carrilho.

Por sua vez, fonte oficial da RTP disse à Lusa que “o Spam Cartoon é um exercício de opinião livre sobre a atualidade nacional e internacional que a RTP acolhe desde 2017”, sendo da autoria de “alguns dos mais reconhecidos cartoonistas portugueses”.

“Em nenhuma circunstância serviu para instigar à violência contra quem quer que seja. Os valores da liberdade de expressão e de opinião são basilares da democracia e do serviço público da RTP”, salientou o canal de televisão.

Lusa //

5 Comments

  1. Anda muita gente a ficar ofendida com cartoons. É o porco com lápis nos olhos, agora o polícia. Se os cartoons não mexerem com as consciências, para que servem? Para entreter e entediar? Vamos lá aceitar a liberdade de expressão e fazer a democracia crescer e tornar-se adulta! Podemos olhar para o exemplo da Suécia e refletir sobre as queimas de cópias do Corão autorizadas pelos tribunais mesmo contra a vontade do poder político e da polícia. Quando acabarmos com a liberdade de expressão acabamos com a democracia. A escolha é nossa. Da maioria. Do Povo.
    Afinal isto é tão simples: se não gosto, não compro.

  2. Então mas somos todos a favor da liberdade de expressão ou não?! É que o Costa também diz que é até ser caricaturizado como um porco com lápis nos olhos.

  3. Como costumo dizer , com uma Sociedade en toda a Europa en chamas ; é de dispensar incendiar ainda mais as mentes doentias e de provocar , puros atos de vandalismos oportunistas e gratuitos ! ……. Quando há risco de incendio , não se brinca com fósforos ! . Sem Lei nem Ordem , seria uma Anarquia ! . Dito isto……… , claro que qualquer excesso de força Policial , deve ser levado a tribunal , seja ele cometido contra qualquer Cidadão , branco , preto , amarelo ou cor de rosa !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.