Carteira de Jornalista ouve Rodrigues dos Santos no “caso Quintanilha”

(d) lemotlachose.com

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

O secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista reúne-se esta segunda-feira com o jornalista e apresentador da RTP, José Rodrigues dos Santos.

A reunião, convocada pelo secretariado da CCPJ, surge na sequência da referência no feminino, feita por José Rodrigues dos Santos no Telefornal de 7 de outubro, quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

O secretariado da CCPJ, composto pelo presidente Henriques Pires Teixeira e comissários Albérico Fernandes e Rosária Rato, convocou este encontro “para pedir esclarecimentos”, adiantou a mesma fonte do órgão.

A direção de informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho, explicou na quinta-feira que “no Telejornal de  7 de outubro, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito, Alexandre Quintanilha, era uma mulher”.

“Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, esclareceu a direção de informação da RTP.

Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem”, adiantou a direção de informação da RTP, numa nota.

O diretor de informação da RTP “falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto”, refere o comunicado da estação pública.

Entretanto, José Rodrigues dos Santos pediu as “devidas desculpas”, em direto, aos dois deputados no noticiário de quinta-feira (08 de outubro).

A polémica levou a que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tenha aberto um processo contra a RTP, explicando que tal “deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”.

Por outro lado, o jornalista Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora da Comunicação, ERC, não subscreve a abertura do processo, por considerar que este não irá trazer “nada de novo”.

“Antes de tomar uma posição quis falar com Alexandre Quintanilha e José Rodrigues dos Santos. Neste momento já tenho uma explicação provisória que, muito provavelmente, será definitiva se nada de novo vier a revelar-se depois desta excitação toda“, salientou, em declarações à Lusa, o presidente da ERC.

“Tendo em conta o que aconteceu com os paralíticos gregos, não participo na caça às bruxas do José Rodrigues dos Santos”, concluiu o presidente do regulador dos media.

O provedor do telespetador da RTP, Jaime Fernandes, disse à Lusa que recebeu “dezenas de protestos” devido à notícia do Telejornal de quarta-feira sobre novos deputados e vai abordar assunto no seu programa.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. acabem com este disparate!!!querem acabar com a carreira deste grande jornalista?entao os tais senhores casaram…sao marido e mulher…e nos sabemos quem e quem???por amor de deus!!!façam a vossa vidinha e acalmem-se!

  2. Alexandre Quintanilha não se queixou e os defensores de coisa nenhuma andam ressabiados. Tudo serve para usarem a palavra escrita como arma de fogo!!

  3. “Marido e mulher”?! Não bates bem do juízo. Só pode. Dois homens casados são sempre dois homens, dois maridos. Não há que fazer confusão. A sexualidade humana Já é muito complexa, logo não faz falta inventarem o que não existe… E para evitar esses disparates, essa homofobia ridícula, aprenda com quem sabe, informe-se sobre o que é a homossexualidade e abra assim a sua mente.

RESPONDER

Manchas gigantes de Betelgeuse podem explicar o seu estranho escurecimento

As manchas gigantes da estrela Betelgeuse podem estar por detrás do estranho escurecimento que esta estrela tem vindo a experimentar, segundo uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Max Planck, na Alemanha. …

Pela primeira vez, os norte-americanos querem mais imigração - e não menos

Pela primeira vez, os norte-americanos querem ver aumentar a imigração no seu país, escreve o Business Insider citando uma sondagem da Gallup. De acordo com os números apresentados pelo jornal norte-americano, 34% dos cidadãos dos …

Porto 5-0 Belenenses | Segunda parte demolidora no Dragão

O FC Porto respondeu de forma categórica à vitória do Benfica sobre o Boavista por 3-1 na noite de sábado. Na recepção ao Belenenses, os “azuis-e-brancos” golearam por expressivos 5-0, com quatro golos a serem apontados …

Foi exposto o primeiro núcleo exoplanetário. Pode pertencer a gigante gasoso "planeta falhado"

Astrónomos da Universidade de Warwick descobriram o núcleo sobrevivente de um gigante gasoso em órbita de uma estrela distante, oferecendo uma visão sem precedentes do interior de um planeta. O núcleo, que é do mesmo tamanho …

As águas profundas provocam terramotos e tsunamis (e já se sabe como)

Uma nova investigação vincula diretamente o ciclo da água na Terra com a produtividade magmática e a atividade sísmica. A água (H2O) e outros elementos voláteis (como o CO2 e o enxofre) que circulam nas profundezas …

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …