Carteira de Jornalista ouve Rodrigues dos Santos no “caso Quintanilha”

(d) lemotlachose.com

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

O secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista reúne-se esta segunda-feira com o jornalista e apresentador da RTP, José Rodrigues dos Santos.

A reunião, convocada pelo secretariado da CCPJ, surge na sequência da referência no feminino, feita por José Rodrigues dos Santos no Telefornal de 7 de outubro, quando falava do deputado eleito pelo PS Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

O secretariado da CCPJ, composto pelo presidente Henriques Pires Teixeira e comissários Albérico Fernandes e Rosária Rato, convocou este encontro “para pedir esclarecimentos”, adiantou a mesma fonte do órgão.

A direção de informação da RTP, liderada por Paulo Dentinho, explicou na quinta-feira que “no Telejornal de  7 de outubro, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito, Alexandre Quintanilha, era uma mulher”.

“Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa”, esclareceu a direção de informação da RTP.

Os erros são sempre de evitar, mas como qualquer pessoa que trabalha no jornalismo, ou em qualquer outra profissão, por vezes acontecem. De qualquer modo, a reportagem esclareceu de imediato o erro ao mostrar que o deputado de 70 anos era na realidade um homem”, adiantou a direção de informação da RTP, numa nota.

O diretor de informação da RTP “falou pessoalmente com o visado, a quem apresentou as desculpas pelo facto”, refere o comunicado da estação pública.

Entretanto, José Rodrigues dos Santos pediu as “devidas desculpas”, em direto, aos dois deputados no noticiário de quinta-feira (08 de outubro).

A polémica levou a que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) tenha aberto um processo contra a RTP, explicando que tal “deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”.

Por outro lado, o jornalista Carlos Magno, presidente da Entidade Reguladora da Comunicação, ERC, não subscreve a abertura do processo, por considerar que este não irá trazer “nada de novo”.

“Antes de tomar uma posição quis falar com Alexandre Quintanilha e José Rodrigues dos Santos. Neste momento já tenho uma explicação provisória que, muito provavelmente, será definitiva se nada de novo vier a revelar-se depois desta excitação toda“, salientou, em declarações à Lusa, o presidente da ERC.

“Tendo em conta o que aconteceu com os paralíticos gregos, não participo na caça às bruxas do José Rodrigues dos Santos”, concluiu o presidente do regulador dos media.

O provedor do telespetador da RTP, Jaime Fernandes, disse à Lusa que recebeu “dezenas de protestos” devido à notícia do Telejornal de quarta-feira sobre novos deputados e vai abordar assunto no seu programa.

/Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. acabem com este disparate!!!querem acabar com a carreira deste grande jornalista?entao os tais senhores casaram…sao marido e mulher…e nos sabemos quem e quem???por amor de deus!!!façam a vossa vidinha e acalmem-se!

  2. Alexandre Quintanilha não se queixou e os defensores de coisa nenhuma andam ressabiados. Tudo serve para usarem a palavra escrita como arma de fogo!!

  3. “Marido e mulher”?! Não bates bem do juízo. Só pode. Dois homens casados são sempre dois homens, dois maridos. Não há que fazer confusão. A sexualidade humana Já é muito complexa, logo não faz falta inventarem o que não existe… E para evitar esses disparates, essa homofobia ridícula, aprenda com quem sabe, informe-se sobre o que é a homossexualidade e abra assim a sua mente.

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …