Rodrigues dos Santos pede desculpa em directo

José Rodrigues dos Santos / Facebook

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

José Rodrigues dos Santos, jornalista e escritor

“Ontem, por equívoco, referi que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, o deputado mais velho é Alexandre Quintanilha”, lamentou José Rodrigues dos Santos em directo, no Telejornal desta quinta feira.

A polémica instalou-se quando no Telejornal de quarta-feira o pivô da RTP referiu que o “deputado mais velho do parlamento tem 70 anos e foi eleito – ou eleita – pelo PS”.

Depois de a afirmação ter gerado uma onda de indignação nas redes sociais, o jornalista desculpou-se no noticiário: “As devidas desculpas são endereçadas ao dois deputados”.

O jornalista usou a expressão “eleito – ou eleita” quando se referia a Alexandre Quintanilha, deputado do PS, homossexual assumido e casado com o escritor norte-americano Richard Zimler.

A RTP emitiu entretanto um comunicado, onde assegurou que tudo não se passou de um erro.

Já o jornalista explicou o que se passou.

“Os repórteres apresentam-nos propostas de pivô em que eles explicam o que está na peça e depois nós, apresentadores, reescrevemos aquilo à nossa maneira. A proposta é a seguinte: há uma série de rostos novos no Parlamento, um é um deputado de 70 anos que é o mais velho, uma pensionista… E o que é que eu pensei? Que o deputado de 70 anos é uma pensionista. Não diz lá o nome.
Mas houve uma coisa que achei estranho, porque diz ‘o deputado’ e ‘a pensionista’; podia ter dito ‘a deputada’, mas eu fiquei ‘bom, se calhar usou o deputado como género neutro, e mantive deputado’. E quando o ‘Telejornal’ está no ar, entra uma promoção à peça.
Aí o texto é meu mas não sou eu que ponho as imagens. E na promoção puseram a imagem da pensionista, e eu digo ‘deputado de 70 anos’ e olho para a imagem e vejo que é uma mulher. E dizer que um deputado de 70 anos é uma pensionista até faz algum sentido. Não vi nenhuma anomalia ali”.

Explicações à parte, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social vai abrir um processo contra a RTP na sequência das queixas recebidas a propósito do incidente.

“O Conselho Regulador da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu abrir um processo contra a RTP devido à notícia do Telejornal de ontem sobre os novos deputados. A abertura do processo deve-se a indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos”, lê-se no comunicado.

Também o secretário-geral do PS, António Costa, dirigiu um protesto formal à RTP pelo que qualifica como o “comportamento inaceitável do pivô”, exigindo um pedido de desculpas do jornalista a Alexandre Quintanilha.

Move

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Para variar os portugueses lá manifestam o seu excesso de zelo, neste caso em relação à homossexualidade, com situações que para mim não tem a importância que lhe estão a dar. Foi um erro que já foi assumido pelo jornalista e ponto final, mas não, como bons portugueses que somos vamos lá massacrar o pessoal. Penso que os políticos do nosso país deviam preocupar-se com outras situações muito mais importantes e relevantes para o cidadão comum do que manifestarem o seu apoio em factos que já estão mais do que assumidos na nossa sociedade. E ainda bem para toda a gente.

  2. Não havia necessidade nenhuma de frisar o eleito ou eleita, até porque se falava de deputados era logo à partida que devia dizer!
    As desculpas não se pedem, evitam-se!
    Esperemos que sirva de emenda para situações futuras e estas “graçolas” deixem de acontecer num trabalho que se quer sério, com rigor, isento e com maturidade…

  3. Acho absolutamente incrivel o tempo que perdemos com questões de ego e narcisismo. o que é absolutemente irrelevante tornou-se fonte de matéria para um “quase” crime de “lesa persona”. Não será isto uma forma de ditadura das minorias? Estou à vontade para falar disto, porque tenho pessoas gays na familia a quem adoro. Quando se reinvindica igualdade de direitos independentemente do genero, tem que se mostrar o mesmo nivel de cidadania e não uma sensibilidade exacerbada em relação ao que se diz ou se faz.

  4. Estão a perder muito tempo com aberrações da natureza.
    Panel… ou Gays como são conhecidos agora, são disfunções da natureza, nada mais. Se os pais desta gente pensassem igual, esta gente não existia.
    Deviam ser todos largados numa ilha deserta como se fazia com os Leprosos.
    Ai! Agora levar com as bichas ofendidas.

  5. Pronto.O pivot já explicou.
    Os comentários estão feitos sendo normal que os respeitemos
    Como dizia o Jean Renoir,: “todo o mundo tens as suas razões e tudo é necessário para fazer o mundo”.
    Posto isto, só espero que aqueles que pretendem fazer o mundo só se preocupem com assuntos mais sólidos. Foi para isso que foram votados.Mal ou bem foi para isso.

  6. Como já foi dito antes, é um não assunto (eu diria mesmo ridículo), pois ele já pediu desculpa e temos de lhe dar o beneficio da dúvida, até porque a explicação é plausível! Já me parecem piores as reações do visado, que mostra não estar ainda à vontade com a sua condição, o que é estranho, começando assim mal a sua fase política, e ainda a de Antonio Costa que ainda é pior, pois é um politico experimentado!

  7. Sem comentários, tanta palhaçada por nada.
    De útil só reconheci o nome “Richard Zimler” que é de facto um escritor MAGNIFICO e que não me canso de ler.

  8. “Errar é humano”, máxima muito antiga e muito verdadeira. Acho despropositado tanto barulho por coisa nenhuma. Rodrigues dos Santos cometeu, involuntariamente, um lapso linguistico. Pediu desculpa … e nem precisava! O dr. António Costa não tem mais em que pensar? Ou ainda anda à procura de votos?

RESPONDER

Montezemolo revelou o sonho que Ayrton Senna não cumpriu

O antigo presidente da equipa da Ferrari, Luca di Montezemolo, revelou que o seu maior arrependimento foi não ter conseguido levar Ayrto Senna para a equipa. Em 1994, Ayrton Senna morreu de forma trágica quando perdeu o …

Friends: atores já terminaram as gravações do episódio especial

Ainda antes de os talk shows serem suspensos devido à COVID-19, Matt LeBlanc foi um dos convidados do The Kelly Clarkson Show, onde confirmou que as gravações do episódio especial de FRIENDS estavam concluídas. O programa …

YouTube remove vídeos que vinculam falsamente a Covid-19 ao 5G

A onda de teorias falsas que ligam a pandemia da COVID-19 ao 5G levou a uma série de incidentes, incluindo ameaças a engenheiros. Agora, o YouTube está a reprimir essa desinformação. O YouTube informou que removerá …

Engenheiros construiram um ventilador caseiro. Pode servir como "último recurso"

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, construiu um ventilador caseiro que pode ser usado como último recurso. A pandemia de covid-19 continua a desafiar as comunidades médicas e uma das ameaças …

Sepultura de genocídio encontrada no Ruanda pode conter 30 mil corpos

No Ruanda, foi encontrada uma sepultura que pode conter 30 mil vítimas do genocídio no país em 1994. Cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados foram assassinados. Mais de 25 anos depois de um genocídio …

Belenenses SAD entra parcialmente em lay-off

"A indústria do futebol está entre as mais atingidas pelos efeitos da pandemia", que provocou a suspensão de praticamente todas as provas futebolísticas, destaca o Belenenses SAD. O Belenenses SAD, da I Liga de futebol, entrou …

Dois milhões de máscaras furtadas em Espanha podem ter sido vendidas em Portugal

O equipamento médico e sanitário furtado está avaliado em cinco milhões de euros e terá sido adquirido por uma empresa portuguesa que conhecia a proveniência do material. Um empresário de Santiago de Compostela foi detido por, …

Facebook terá tentado comprar um software de espionagem em 2017

O Facebook tem estado envolvido em vários escândalos e o mais recente está relacionado com a alegada compra da ferramenta Pegasus, usada para hackear iPhones. A empresa de segurança informática NSO Group, responsável pela Pegasus, alega …

Primeiro-ministro espanhol diz que coronavírus desafia o futuro da UE. E fá-lo em sete idiomas

O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez publicou no domingo um artigo em sete idiomas europeus, argumentando que o coronavírus pode ser a ruína da União europeia (UE) caso não sejam tomadas medidas mais drásticas para lidar …

Viseiras de Leiria despertam cobiça. Bélgica e EUA queriam comprar toda a produção

Várias empresas de moldes e plásticos da região de Leiria estão a fabricar viseiras de protecção contra a Covid-19. Uma adaptação em tempos de pandemia que está a levantar atenção no estrangeiro, com EUA e …