Cartazes no festival Meo Sudoeste geram polémica

t3mujin / Flickr

Há uma polémica relacionada com o Festival Meo Sudoeste a correr pelas redes sociais. Tudo por causa de vários cartazes, com frases machistas e de índole sexual, que foram fotografados nas zonas do campismo do Festival.

“Se a tua amiga for tão boa como tu comemos as duas”; “Já fala, já f***”; “Estação de P****”. Estas são algumas das frases dos cartazes que são consideradas machistas e preconceituosos por alguns.

A Associação Capazes já manifestou o seu desagrado com os cartazes, partilhando as imagens de alguns deles, falando da “misoginia” e do “machismo presentes num dos acampamentos” daquele que é “o festival mais participado por adolescentes”.

“Provavelmente os grunhos que escreveram isto acharam que estavam a fazer humor. Tristes”, escreve ainda a Capazes.

Por outro lado, há quem olhe para a situação como uma mera brincadeira, considerando que os cartazes são inofensivos.

E há até quem confesse ter achado que era apenas uma forma de alerta e de consciencialização dos jovens para um tipo de mentalidade machista que já não se usa. Mas até ao momento não há sinais de que se trate de uma qualquer campanha nesse sentido.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Para mim isto é a “cultura” moderna e se pensam que a culpa é só deles estão bem enganados, basta olhar para o lado e ver a libertinagem e provocação que por aí vai. De lamentar é o estado da falta de valores morais e culturais a que o país chegou e que parece pretenderem teimar em seguir.

  2. Se fosse uma mensagem exactamente igual, mas feminina, já por esse mundo fora a iam aplaudir como sendo uma maravilhosa manifestação da libertação sexual da mulher face ao jugo machista!!

    Hipocrisia!!!! Quando o feminazismo acabar de conquistar os últimos terrenos neutros e esclarecidos, vão ver a que serão obrigados!!! (e sem direito a opinar!)

  3. …senso de humor precisa-se! (e já agora algum discernimento crítico)
    Há limites, mas nem de perto os traço aqui, há coisas bem piores socialmente aceites.
    Mas na real verdade alguém acha que estes cartazes (só vi esta foto do artigo) dão algum resultado prático que não seja uma reacção puramente social, seja ela positiva (riso) ou negativa (crítica)?
    Por muito má que seja (duvido), será sempre inofensiva comparada com 90% daquilo que vão ver e ouvir perfeitamente avalizado nos media disfarçado de moralização ética e social.
    Riam-se que o que não faltam são razões para chorar.
    Para os que criticam, nomeadamente a educação que os pais lhes deram, pensem que a verdade é que os cartazes são correctamente escritos, com uma formula humorística perfeita (polémica obviamente) com certeza escritos por alguém com um elevado nível de educação, ou seja, se calhar os pais até fizeram algo mais do que se opina aqui.
    O que me preocupam são as frases de teor idêntico mas muito menos inteligentes sussuradas ao ouvido de alguém alcoolizado, e longe da avaliação destes painéis de comentadores.
    E quanto a vulgarização do sexo, a grande maioria das mulheres que opinam não perdem um episódio de séries românticas corrosivas onde, aí sim, o sexo é vulgarizado a níveis ridículos, mas continuam a ser a programação com maior numero de “likes”.
    Tanta hipocrisia!

  4. Tanto alarido por causa de uma brincadeira parva. Que eu saiba, a parvoíce ainda não é ilegal.

    Quando houver notícias relevantes, acordem-me.

  5. Só lamento é ainda viver numa sociedade tão hipócrita, começo a concluir que com este povo Salazar teve a vida muito facilitada….

RESPONDER

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% dos médicos só fazem "fantochadas"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …

Polícia antimotim dispersa manifestantes em Hong Kong com gás lacrimogéneo

A polícia antimotim de Hong Kong carregou hoje com gás lacrimogéneo sobre manifestantes que tinham erigido uma barricada no bairro de Kwun Tong, no Este da antiga colónia britânica. Embora os protestos tenham decorrido de forma …

Eleições. CDU vai manter campanha clássica, mas dispensa o "lombo assado"

O chefe do maior partido da Coligação Democrática Unitária (CDU), que junta comunistas e ecologistas, assumiu enfado com carne assada nas jornadas e ações de esclarecimento pelo país, mas garante uma campanha eleitoral nos cânones …

Bloco quer mais funcionários públicos e quotas por raça nas universidades

O BE afirma, no programa eleitoral disponibilizado hoje na íntegra, que "é o partido que quer e pode impedir uma maioria absoluta", um resultado nas eleições legislativas que faria Portugal "voltar ao passado da arrogância …

Balas com defeito que encravam armas. PSP confirma, mas diz que não é um problema

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirma que estão a ser utilizadas algumas balas com defeito que até encravam as armas, nos treinos dos candidatos a agentes na Escola Prática de Polícia. Mas garante que …