Cartazes no festival Meo Sudoeste geram polémica

t3mujin / Flickr

Há uma polémica relacionada com o Festival Meo Sudoeste a correr pelas redes sociais. Tudo por causa de vários cartazes, com frases machistas e de índole sexual, que foram fotografados nas zonas do campismo do Festival.

“Se a tua amiga for tão boa como tu comemos as duas”; “Já fala, já f***”; “Estação de P****”. Estas são algumas das frases dos cartazes que são consideradas machistas e preconceituosos por alguns.

A Associação Capazes já manifestou o seu desagrado com os cartazes, partilhando as imagens de alguns deles, falando da “misoginia” e do “machismo presentes num dos acampamentos” daquele que é “o festival mais participado por adolescentes”.

“Provavelmente os grunhos que escreveram isto acharam que estavam a fazer humor. Tristes”, escreve ainda a Capazes.

Por outro lado, há quem olhe para a situação como uma mera brincadeira, considerando que os cartazes são inofensivos.

E há até quem confesse ter achado que era apenas uma forma de alerta e de consciencialização dos jovens para um tipo de mentalidade machista que já não se usa. Mas até ao momento não há sinais de que se trate de uma qualquer campanha nesse sentido.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Para mim isto é a “cultura” moderna e se pensam que a culpa é só deles estão bem enganados, basta olhar para o lado e ver a libertinagem e provocação que por aí vai. De lamentar é o estado da falta de valores morais e culturais a que o país chegou e que parece pretenderem teimar em seguir.

  2. Se fosse uma mensagem exactamente igual, mas feminina, já por esse mundo fora a iam aplaudir como sendo uma maravilhosa manifestação da libertação sexual da mulher face ao jugo machista!!

    Hipocrisia!!!! Quando o feminazismo acabar de conquistar os últimos terrenos neutros e esclarecidos, vão ver a que serão obrigados!!! (e sem direito a opinar!)

  3. …senso de humor precisa-se! (e já agora algum discernimento crítico)
    Há limites, mas nem de perto os traço aqui, há coisas bem piores socialmente aceites.
    Mas na real verdade alguém acha que estes cartazes (só vi esta foto do artigo) dão algum resultado prático que não seja uma reacção puramente social, seja ela positiva (riso) ou negativa (crítica)?
    Por muito má que seja (duvido), será sempre inofensiva comparada com 90% daquilo que vão ver e ouvir perfeitamente avalizado nos media disfarçado de moralização ética e social.
    Riam-se que o que não faltam são razões para chorar.
    Para os que criticam, nomeadamente a educação que os pais lhes deram, pensem que a verdade é que os cartazes são correctamente escritos, com uma formula humorística perfeita (polémica obviamente) com certeza escritos por alguém com um elevado nível de educação, ou seja, se calhar os pais até fizeram algo mais do que se opina aqui.
    O que me preocupam são as frases de teor idêntico mas muito menos inteligentes sussuradas ao ouvido de alguém alcoolizado, e longe da avaliação destes painéis de comentadores.
    E quanto a vulgarização do sexo, a grande maioria das mulheres que opinam não perdem um episódio de séries românticas corrosivas onde, aí sim, o sexo é vulgarizado a níveis ridículos, mas continuam a ser a programação com maior numero de “likes”.
    Tanta hipocrisia!

  4. Tanto alarido por causa de uma brincadeira parva. Que eu saiba, a parvoíce ainda não é ilegal.

    Quando houver notícias relevantes, acordem-me.

  5. Só lamento é ainda viver numa sociedade tão hipócrita, começo a concluir que com este povo Salazar teve a vida muito facilitada….

RESPONDER

Jogador admite: "Escrevi uma frase racista"

Danilo Avelar está fora dos relvados há muito tempo, começou a jogar mais online e foi expulso. Corinthians também deverá castigar o atleta. Danilo Avelar não joga desde outubro de 2020 mas, mesmo longe dos jogos, …

Morreu o ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III

O ex-Presidente das Filipinas Benigno Aquino III morreu hoje, aos 61 anos, depois de ter sido hospitalizado em Manila, disseram familiares aos meios de comunicação social locais. O ex-presidente das Filipinas Benigno "Noynoy" Aquino, herdeiro de …

Turista morre durante caminhada pelo Grand Canyon (e o calor excessivo poderá ser o culpado)

Uma mulher residente no estado de Ohio morreu enquanto fazia uma caminhada pelo Grand Canyon. De acordo com as autoridades, a morte estará relacionada com as temperaturas extremas que se faziam sentir. Michelle Meder, de 53 …

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação da Situação …

Túneis nazis em vulcão inativo da Polónia poderão esconder arquivo da Gestapo

Um grupo de exploradores polaco acredita que estes túneis nazis, construídos durante a II Guerra Mundial num vulcão inativo da Polónia, poderão esconder um arquivo da Gestapo. Uma rede de túneis feita pelos nazis num vulcão …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …