Cartazes contra Obama e muçulmanos em loja nos EUA provocam escândalo

Uma mercearia do estado norte-americano do Novo México está a ser alvo de fortes críticas por colocar cartazes na loja onde se lê “Obama e outros muçulmanos não são bem-vindos aqui” e outras ofensas.

O estabelecimento, localizado na pequena cidade de Mayhill, a cerca de 265 quilómetros de Albuquerque, expõe cartazes daquele tipo há anos, mas só depois de um viajante ter alertado os meios de comunicação é que passou a ser alvo de críticas.

Segundo Independent, a loja exibiu cartazes que diziam “matem o Obama Care” e “a Rússia tem um líder, a Al-Qaeda tem um líder. Onde diabos está o nosso?”

Outros cartazes descreviam Hillary e Bill Clinton como “o papel higiénico de Obama”.

Em declarações à televisão local KOB, um antigo funcionário da loja afirmou que o dono expulsa do estabelecimento os clientes que se indignam com as mensagens xenófobas.

Várias pessoas estão a apelar para que a loja seja boicotada, mas muitas outras defendem que o seu proprietário tem direito à liberdade de expressão.

O Conselho de Relações Americano-Islâmicas, o maior grupo de direitos muçulmanos no país, escreveu uma declaração no sábado a pedir ao dono da loja que remova os cartazes.

“Embora todos tenham direito à liberdade de expressão – até mesmo a um discurso ofensivo – pedimos ao proprietário da loja que remova os cartazes no interesse da decência comum e da união da nossa nação”, disse Ibrahim Hooper, porta-voz da organização.

Hooper revelou que, após a eleição de Donald Trump, houve mais de 900 incidentes contra muçulmanos, incluindo ameaças a mesquitas.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A tão aclamada “liberdade de expressão” nada mais é que um cancro que dá mau nome à verdadeira liberdade de expressão, com limites aceitáveis, respeito e um mínimo de bom senso. Defendo a liberdade de expressão, mas não me vou por a ofender de qualquer forma e publicamente (independentemente de ter razão), existem formas mais civilizadas e educadas de manifestar uma opinião… but, it’s the american way!!

  2. A minha liberdade termina onde começa a do Zé. Se eu não entender viver em sociedade, cedo ou tarde a minha vida complicar-se-á. E se formos pensar que este caso inclui incitamentos contra a figura de um Presidente da República, algo errado se passa.

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …